Atenção, alunos da PIO XII e demais profissionais da área de saúde! De 20 a 22 de novembro ocorre a 9ª Semana de Biomedicina com o tema “Inovação em Saúde e Difusão do Conhecimento Científico”. O evento será realizado no Auditório da PIO XII, em Campo Grande.
Confira a programação completa da semana acadêmica:
20/11- QUARTA-FEIRA
18h – Minicurso
“Alterações provocadas por medicamentos nas análises laboratoriais”
Dr. Jorge Terrão (Assessor Científico Lab. Tommasi)
19h – Palestra “Biomedicina Estética”
Moderadora: Dra. Cléria Santiago (Bio Stetica – Saúde & Estética Biomédica – Vila Velha/ES)
Palestrante: Dr. Rodrigo Rodrigues (Estética Rodrigo Rodrigues – Divinópolis/MG)
21h – Apresentação de trabalhos científicos
21/11 – QUINTA-FEIRA
18h – Minicurso
Diagnóstico imunológico das doenças infecciosas e parasitárias.
Dra. Priscila Pinto e Silva dos Santos (LACEN/ES).
19h – Palestra “Acupuntura Tradicional e moderna: uma atividade multiprofissional na área biomédica”
Dra. Eneida Mara Gonçalves (Centro Integrado de Atualização em Acupuntura – São Paulo/SP).
21h – Palestra “Atuação do biomédico na pesquisa clínica”
Dra. Monique Marim Marinho (Egressa da Faculdade Pio XII – CEDOES – Vitória/ES)
22/11 – SEXTA-FEIRA
18h – Minicurso
Da bancada ao leito: O potencial terapêutico das células tronco.
Msc. Bruno Marcos Verbeno (Coord. Clínico Científico do Criobanco – São Paulo/SP).
19h – Palestra motivacional
21h – Jantar de Encerramento
Para quem se interessar, também é possível inscrever trabalhos científicos para exposição na semana acadêmica. Mais informações sobre o processo no edital abaixo:
Normas para Submissão/ Envio de Resumos e apresentação de trabalhos da 9ª Semana de Biomedicina
1 – Informações gerais:
1.1 Os participantes que desejarem apresentar trabalhos científicos na 9º Semana de Biomedicina deverão submeter os resumos somente via e-mail.
1.2 Os resumos serão recebidos no período 07/10/2013 até 08/11/2013, impreterivelmente.
1.3 Cada participante poderá enviar até dois resumos científicos como autor principal.
1.4 O envio do resumo representa um compromisso definido do(s) autor (es) em comparecer ao evento e apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.
1.5 Na impossibilidade do comparecimento, o trabalho não concorrerá a prêmios.
1.6 Todos aqueles que apresentarem trabalho científico na 9º Semana de Biomedicina receberão certificado contendo: título do trabalho e nome de todos os autores do grupo.
2 – Temas
Os resumos enviados para a 9º Semana de Biomedicina deverão ser classificados em uma das áreas abaixo relacionadas:
• Anatomia / Morfologia;
• Análises Clínicas / Química e Bioquímica;
• Citologia;
• Educação e Extensão;
• Farmacologia;
• Biofísica / Imagenologia;
• Fisiologia;
• Genética;
• Imunologia;
• Microbiologia;
• Parasitologia;
• Patologia;
• Toxicologia.
3 – Formatações dos Resumos
3.1 Os resumos devem ser escritos em língua portuguesa e devem estar em formato de texto corrido contendo: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão, sem subdividir o texto nestes tópicos.
3.2 Todo o resumo deve ser formatado como: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, alinhamento justificado.
4 – Título
O título deve estar em negrito e em letras maiúsculas, com o máximo de 300 caracteres sem contar espaços; espaçamento simples.
Exemplo:
5 – Nomes dos autores
Entre o título e o corpo do resumo, deverão constar os nomes dos autores, em letras maiúsculas, seguidos das instituições de origem. O vínculo de cada autor a sua instituição deve ser indicado.
Exemplo:
Para garantir que o nome do autor seja citado de maneira uniforme, deve-se padronizar o nome e sobrenome em todos os resumos em que for autor ou coautor.
Exemplo:
OLIVEIRA, F. D.; para o nome Felipe Douglas Oliveira.
6 – Corpo do resumo
O corpo do resumo deve ser formatado como: fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12 em texto normal; alinhamento justificado; máximo de 3200 caracteres sem contar espaços; espaçamento simples.
O apoio financeiro deve ser mencionado na última linha do resumo e não devem ser incluídos agradecimentos nesse item.
Exemplo:
Apoio Financeiro: FAPESP
Modelo de Resumo:
7 – Envio do resumo
7.1 O resumo deve ser salvo em formato Word (versão até 2007) e enviado para comissao.bio@hotmaill.com. O nome do arquivo deve ser padronizado com o nome do participante que está submetendo o resumo e a área em que o mesmo se enquadra. Exemplo, Genética – Borges RJ.doc.
7.2 Os trabalhos que necessitarem de pequenas correções serão devolvidos aos autores que terão 2 (dois) dias corridos para submetê-los novamente.
7.3 Os resumos que não estiverem de acordo com as normas especificadas ou que forem enviados em formato diferente do solicitado serão eliminados.
8 – Comissão Docente
8.1 Todos os resumos serão analisados por uma comissão composta por professores e/ou pesquisadores da Faculdade de Ciências Biomédicas do Estado do Espírito Santo, e/ou de outras instituições de ensino e pesquisa, indicados pela Comissão Organizadora do evento.
8.2 Compete aos membros da Comissão Docente o direito de selecionar, avaliar e corrigir os trabalhos a serem apresentados, recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do evento, aqui especificadas.
8.3 A análise dos resumos abrangerá os seguintes aspectos: objetivos claramente definidos, metodologia adequada, resultados apresentados com clareza e conclusões embasadas nos resultados.
8.4 A qualidade do texto (gramática, ortografia e digitação) será considerada como critério de avaliação.
9 – Resumos aceitos
9.1 Os autores inscritos no evento serão notificados dos resultados da análise dos resumos, via e-mail, até o dia 15 de novembro de 2013.
9.2 O pagamento da taxa de inscrição no evento deverá ser efetuado até 08/11/2013. Caso contrário, os resumos já submetidos e aceitos serão desconsiderados e retirados dos anais do evento.
9.3 Os três melhores trabalhos serão apresentados de forma oral. Todos os outros deverão ser convertidos em um Banner, a ser exposto durante o Evento.
9.4 A apresentação deverá ter conteúdo substancialmente semelhante àquele descrito no resumo. Em particular, o título, autores e conteúdo científico devem ser idênticos ao do resumo aprovado.
10 – Qualquer dúvida ou sugestões referentes a este edital deverão ser enviadas ao e-mail do evento comissão.bio@hotmaill.com intituladas de “dúvidas”, que serão respondidas o mais breve possível.
11 – Premiação:
Primeiro colocado: R$ 650,00 (Revertidos em custeio para participação em evento científico).
Os trabalhos concorrentes à premiação do evento serão avaliados pela Comissão Docente.