Quer crescer na carreira? 7 motivos para você se inscrever num MBA.

Ter um MBA no currículo invariavelmente causa uma boa impressão. Em primeiro lugar, porque indica que o profissional está comprometido com seu aprendizado constante. Em segundo lugar, é fator decisivo para ajudar a passar pelo criterioso filtro de seleção das empresas.

Existem duas principais razões que levam as pessoas a fazerem cursos de MBA. A principal delas é a vontade de crescer na carreira, que exige o desenvolvimento em algumas áreas, como em gestão ou em outras específicas do setor de atuação. Outra razão é o desejo de mudar de função e neste caso, é importante não negar a experiência anterior, mas saber reinterpretá-la para dar novo direcionamento à carreira.

Retorno financeiro

O tão sonhado retorno financeiro pode ocorrer no curto, médio ou longo prazo, porém a remuneração não deve ser o principal objetivo do candidato a um MBA: existe um conjunto de recompensas que inclui maiores chances de realização pessoal e a possibilidade de atuar na área que gosta.

Maiores salários

Apesar de não ser garantia de promoções instantâneas, é possível observar no mercado de trabalho que diplomas de MBA se traduzem em maiores salários. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Catho, em agosto de 2015, maior instituto de vagas de emprego da América Latina.

Em cargos de coordenação ou supervisão, por exemplo, os salários de quem fez um MBA ficam acima de R$ 5,2 mil, enquanto aqueles que concluíram apenas a graduação ganham em torno de R$ 3,4 mil. Nos cargos de gerência, a diferença também é expressiva: os salários giram em torno de R$ 6,9 mil para profissionais com graduação e superam R$ 9,8 mil para os que fizeram MBA.

Aquela promoção que parecia nunca mais chegar

Uma situação recorrente: por mais competente que seja um profissional em sua área de atuação, ele não consegue se tornar líder e sente que sua chance nunca chega. As habilidades gerenciais transmitidas pelos cursos de MBA podem ser o empurrão que falta na carreira destes profissionais restritos a tarefas mais técnicas. É aquele profissional, por exemplo, que começou como analista de RH júnior, passou a pleno e é já é sênior, mas não é chamado para ser gerente de RH e fica apenas com as tarefas técnicas, ganhando muito menos que o gerente.

Guinada na carreira profissional

A ideia de mudar de área ou querer montar o próprio negócio são dois aspectos que têm levado profissionais a buscarem um diploma de MBA. Com o curso, o aluno tem a oportunidade de planejar melhor essa mudança. Pensar num plano B para a carreira estimula profissionais a procurarem um MBA, pois é possível fazer um plano de negócios viável durante o curso ou mesmo um plano para a sua carreira profissional.

Networking

A criação de uma rede de contatos também é um dos pontos chave para quem escolhe fazer um MBA. Alguns profissionais tomam ciência de que deixaram de fazer networking porque estão apenas vivendo o mundo de suas empresas. Por reunir pessoas de diferentes segmentos da economia, um curso de MBA pode alavancar a sua agenda de contatos e isso é fundamental para a sua carreira profissional.

Liderança

Esse caso é muito comum. Profissionais que começaram a carreira, adquiriram certa experiência profissional e razoável conhecimento técnico. A próxima etapa na trajetória é assumir um cargo de liderançaÉ neste ponto que os conhecimentos de gestão que o curso de MBA traz entram em cena. O profissional percebe que está a um passo de ser promovido e liderar uma equipe. Neste momento as chances de promoção aumentam exponencialmente se o profissional estiver cursando um MBA.

Visão mais abrangente do mercado

A percepção de estar restrito apenas a sua área de atuação (mesmo estando em posições de liderança) também é um estímulo para a procura por um MBA. Chega um momento em que o profissional percebe que, para crescer, precisa adquirir uma visão mais ampla do mercado.

Conhecer todas as áreas de um negócio com uma visão gerencial é uma demanda do mercado atualmente.

 

Equipe de Conteúdo – Faculdade PIO XII. 

Use e compartilhe nosso conteúdo lembrando sempre de citar a fonte.

 

MBA_Inteligência_Executiva_Gestão_de_Pessoas

Quer crescer na carreira? 7 motivos para você se inscrever num MBA.

Ter um MBA no currículo invariavelmente causa uma boa impressão. Em primeiro lugar, porque indica que o profissional está comprometido com seu aprendizado constante. Em segundo lugar, é fator decisivo para ajudar a passar pelo criterioso filtro de seleção das empresas.

Existem duas principais razões que levam as pessoas a fazerem cursos de MBA. A principal delas é a vontade de crescer na carreira, que exige o desenvolvimento em algumas áreas, como em gestão ou em outras específicas do setor de atuação. Outra razão é o desejo de mudar de função e neste caso, é importante não negar a experiência anterior, mas saber reinterpretá-la para dar novo direcionamento à carreira.

Retorno financeiro

O tão sonhado retorno financeiro pode ocorrer no curto, médio ou longo prazo, porém a remuneração não deve ser o principal objetivo do candidato a um MBA: existe um conjunto de recompensas que inclui maiores chances de realização pessoal e a possibilidade de atuar na área que gosta.

Maiores salários

Apesar de não ser garantia de promoções instantâneas, é possível observar no mercado de trabalho que diplomas de MBA se traduzem em maiores salários. A constatação é de uma pesquisa realizada pela Catho, em agosto de 2015, maior instituto de vagas de emprego da América Latina.

Em cargos de coordenação ou supervisão, por exemplo, os salários de quem fez um MBA ficam acima de R$ 5,2 mil, enquanto aqueles que concluíram apenas a graduação ganham em torno de R$ 3,4 mil. Nos cargos de gerência, a diferença também é expressiva: os salários giram em torno de R$ 6,9 mil para profissionais com graduação e superam R$ 9,8 mil para os que fizeram MBA.

Aquela promoção que parecia nunca mais chegar

Uma situação recorrente: por mais competente que seja um profissional em sua área de atuação, ele não consegue se tornar líder e sente que sua chance nunca chega. As habilidades gerenciais transmitidas pelos cursos de MBA podem ser o empurrão que falta na carreira destes profissionais restritos a tarefas mais técnicas. É aquele profissional, por exemplo, que começou como analista de RH júnior, passou a pleno e é já é sênior, mas não é chamado para ser gerente de RH e fica apenas com as tarefas técnicas, ganhando muito menos que o gerente.

Guinada na carreira profissional

A ideia de mudar de área ou querer montar o próprio negócio são dois aspectos que têm levado profissionais a buscarem um diploma de MBA. Com o curso, o aluno tem a oportunidade de planejar melhor essa mudança. Pensar num plano B para a carreira estimula profissionais a procurarem um MBA, pois é possível fazer um plano de negócios viável durante o curso ou mesmo um plano para a sua carreira profissional.

Networking

A criação de uma rede de contatos também é um dos pontos chave para quem escolhe fazer um MBA. Alguns profissionais tomam ciência de que deixaram de fazer networking porque estão apenas vivendo o mundo de suas empresas. Por reunir pessoas de diferentes segmentos da economia, um curso de MBA pode alavancar a sua agenda de contatos e isso é fundamental para a sua carreira profissional.

Liderança

Esse caso é muito comum. Profissionais que começaram a carreira, adquiriram certa experiência profissional e razoável conhecimento técnico. A próxima etapa na trajetória é assumir um cargo de liderançaÉ neste ponto que os conhecimentos de gestão que o curso de MBA traz entram em cena. O profissional percebe que está a um passo de ser promovido e liderar uma equipe. Neste momento as chances de promoção aumentam exponencialmente se o profissional estiver cursando um MBA.

Visão mais abrangente do mercado

A percepção de estar restrito apenas a sua área de atuação (mesmo estando em posições de liderança) também é um estímulo para a procura por um MBA. Chega um momento em que o profissional percebe que, para crescer, precisa adquirir uma visão mais ampla do mercado.

Conhecer todas as áreas de um negócio com uma visão gerencial é uma demanda do mercado atualmente.

 

Equipe de Conteúdo – Faculdade PIO XII. 

Use e compartilhe nosso conteúdo lembrando sempre de citar a fonte.

 

MBA_Inteligência_Executiva_Gestão_de_Pessoas

×

Olá, seja bem-vindo(a)!

Entre em contato agora com nossa equipe.

× Como posso te ajudar?