Se, normalmente, as pessoas aguardam ansiosamente pela sexta-feira, na Faculdade PIO XII os alunos e professores torcem também para que chegue logo a metade da semana, mais especificamente a quarta-feira.
Toda quarta-feira, a Faculdade PIO XII nos turnos matutino e noturno, ganha um brilho a mais, com a apresentação de alguém ou alguma banda ou grupo nas suas dependências.
O projeto, chamado Quarta Cultural, existe desde 2002 e tem como objetivo trazer um pouco de entretenimento aos alunos e funcionários da instituição.
Quem torna a quarta-feira um dia melhor na semana são convidados e, principalmente, alunos, que às vezes fazem parte de algum grupo de rock, forró ou MPB, dança, ou que praticam alguma arte marcial, ou ainda artistas que fazem exposições de quadros e pinturas, enfim, há uma infinita variedade, inclusive, a projeção de DVDs musicais.
O projeto é coordenado desde o início pelo professor Antonino do Carmo Filho, que também adora se apresentar, sempre bem animado, no Centro de Vivências da Faculdade.
Se a Quarta Cultural não acontece, devido a outro evento, como provas institucionais ou outros, o professor Antonino é intensamente cobrado pelos alunos. “Sou muito feliz por coordenar esse projeto, pois além de me colocar em contato com toda a comunidade acadêmica, me traz satisfação interior, já que faço algo que gosto numa instituição que considero como extensão do meu lar”, afirma o professor Antonino – que está na PIO XII desde a fundação da Faculdade.
A famosa Banda de Congo da Barra do Jucu já se apresentou na Quarta Cultural, e foi por causa do Projeto que a faculdade descobriu a Banda Marcial e a Banda de Música do Colégio Terfina, de Cariacica, hoje patrocinada pela PIO XII.
Também se apresentaram um grupo de Taekwondo e um grupo de capoeira que fazem parte de uma ONG de Vila Velha, hoje igualmente apoiada pela Faculdade.
Se você se interessa em mostrar o seu trabalho, ou de algum conhecido, na nossa Quarta Cultural, por favor, entre em contato pelo e-mail comunicacao@pioxii-es.com.br. O seu trabalho será muito bem-vindo e bem assistido por toda a nossa comunidade acadêmica. A partir de maio de 2016 a participação no Projeto Quarta Cultural, turno matutino ou noturno, ou a indicação de participantes, contará como horas complementares.
Confira abaixo alguns momentos: