Esse pessoal da PIO XII está com tudo e não está prosa… está artigos! Uma turma boa acaba de voltar de Brasília, onde esteve participando do XXVIII Congresso da ANGRAD (EnANGRAD), de 26 a 28 de agosto. Três artigos da PIO XII foram aprovados e apresentados no evento – sendo que a maioria dos artigos aprovados são de mestrado e doutorado.

Representando a PIO XII estiveram no Congresso os Professores Marcelo Loyola Fraga e Rodrigo Pratte, e os alunos Camilla Oliveira de Araújo, Juliana Miranda de Souza, Jonathan Martins Silva e Diego Arruda de Oliveira.

“Foi muito bom ouvir de uma das organizadoras do evento, Renata Martins, em um dado momento em que os representantes das instituições estavam reunidos: “Onde está o pessoal de uma faculdade chamada PIO XII, do Espírito Santo, que teve a proeza de aprovar três artigos de graduação neste congresso?!”, contou o Professor Marcelo.

Lá, nossos alunos e professores participaram de oficinas, palestras, painéis, apresentações científicas e do jantar de premiação no Restaurante Coco Bambu – onde até fotografaram com o Presidente da Angrad. “Ficamos muito felizes com tudo isso e aproveito para parabenizar os alunos e professores por mais esta conquista que, certamente, marcará a vida de todos nós, e agradecer à PIO XII, diretoria e suas equipes, pelo incentivo na área da pesquisa científica, razão essencial do conhecimento”, ressalta o Professor Marcelo.

Parabéns a todos os envolvidos!

Os artigos:

27/08 – 17h40 ÀS 18h00 (307) “OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS NA PRODUÇÃO DE CAFÉ SOLÚVEL NO SUDESTE DO BRASIL”. Autores: Robson Martins Schwantz, Rodrigo Pratte Santos, Marcelo Loyola Fraga, Jocelino Antonio Demuner.

28/08 – 08h20 ÀS 08h40 (258) “ANÁLISE DA APLICABILIDADE DE PROGRAMAS PREVENTIVOS DE ASSÉDIO MORAL EM EMPRESAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO”. Autores: Marcelo Loyola Fraga, Camilla Oliveira de Araujo, Juliana Miranda de Souza, Jonathan Martins Silva.

28/08 – 10h20 ÀS 10h40 (402) “A RELAÇÃO DA MOTIVAÇÃO E A PRODUTIVIDADE NO 7º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR DO ESPÍRITO SANTO: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS SEUS SERVIDORES”. Autores: Marcelo Loyola Fraga, Diego Arruda de Oliveira, Luciana Monteiro Venturini, Miqueias Mikley dos Santos Pereira.

Os autores:

Os alunos Juliana Miranda de Souza, Jonathan Martins Silva, Diego Arruda de Oliveira, Luciana Monteiro Venturini, Miqueias Mikley dos Santos Pereira e Robson Martins Schwantz são nossos egressos de Administração. A Camilla Oliveira de Araujo é nossa aluna do MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva.

Os artigos são fruto de pesquisas realizadas do Programa de Iniciação Científica do Curso de Administração, cujo trabalho é realizado desde o 1º período do curso.

O Congresso:

O EnANGRAD é um congresso científico promovido pela ANGRAD (a mais importante associação da área de Administração do Brasil). A maioria absoluta dos artigos aprovados são de alunos e professores de mestrado e doutorado, das principais universidades do Brasil, tais como FGV, USP, PUC e UFGRS. Este ano o tema foi Metodologias inovadoras de aprendizagem e suas relações com o mundo do trabalho: desafios para a transformação de uma cultura. O evento foi realizado na FGV/ENAE de Brasília. Link do congresso: http://www.enangrad.org.br/.

Os momentos: