“Mudar a cultura não é fácil nem rápido, mas é possível”. Foi com essa frase que o Procurador da República Doutor Ercias Rodrigues de Sousa, responsável pelo programa “10 Medidas Contra a Corrupção” aqui no Espírito Santo motivou os alunos da PIO XII a lutarem pelo fim da corrupção no Brasil.
O Procurador esteve na Faculdade na noite desta quarta-feira, dia 21 de outubro, para ministrar palestra sobre o projeto de iniciativa popular que tem rodado o país, com o objetivo de traçar um novo rumo para a política no Brasil. O projeto chamado “10 Medidas Contra a Corrupção” busca assinaturas de parte do eleitorado brasileiro para conseguir pressionar o Congresso Nacional a aprovar as 10 medidas que colocariam fim à corrupção ou dificultariam a prática dela.
O palestrante foi recebido pelo Coordenador Geral da PIO XII, Professor Marcelo Loyola, pelo Coordenador de Direito, Professor Gilvan Morandi, e também por outros membros do corpo docente da Faculdade, inclusive o Professor Alexandre Iunes, responsável pela promoção da palestra.
Para Doutor Ercias, o futuro político de nosso país pode ser bem diferente da realidade. “O que nos impede de daqui a alguns anos poder falar para os nossos netos que há 30 anos o país tinha muita corrupção e causar espanto neles, como nos espantamos quando ouvimos relatos de nossos pais de como era na ‘época deles’?”, questionou o palestrante. Segundo ele, quando uma pessoa mais velha fala dos costumes de quando ela era jovem e a atual juventude não se identifica, é sinal da mudança de cultura, o que pode ocorrer com relação à corrupção.
O Procurador lembrou de outro projeto de iniciativa popular que teve êxito, o chamado FICHA LIMPA. “A iniciativa foi praticamente comandada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e virou lei”, relembra.
“Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente R$ 200 bilhões são desviados no Brasil, por ano”, afirmou Doutor Ercias. Esse valor permitiria multiplicar os investimentos para atender melhor os direitos básicos do cidadão como educação, saúde e segurança.
Para saber mais sobre a ideia, acesse o site www.10medidas.mpf.mp.br. Nesse endereço eletrônico também é possível imprimir as fichas de assinatura. Aqui na Faculdade também circulam algumas dessas fichas. Apoie essa causa!