Entre os dias 17 e 19 de setembro a  Faculdade PIO XII participou do XXXII Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. O  evento aconteceu na cidade de Florianópolis em Santa Catarina. Estiveram representando a Instituição a Professora Sâmela Cristina e as alunas Roberta Menezes e Michelly Lorenzon.

 

Promovido pelo IBDA (Instituto Brasileiro de Direito Administrativo),  a Conferência é considerada como o maior evento de Direito Administrativo do Brasil, que neste ano trouxe os mais renomados administrativistas brasileiros para fomentar discussão em torno da temática “Limites do Controle da Administração Pública no Estado de Direito”. 

Além da oportunidade de aprender com autores como Marçal Justen Filho, Carlos Ari Sundfeld, Celso Antônio Bandeira de Mello, Maria Sylvia Di Pietro, Irene Nohara, dentre outros, as alunas e a Professora apresentaram trabalhos e tiveram a oportunidade de ter a contribuição de outros pesquisadores para aprimorar suas pesquisas.

Os trabalhos apresentados foram muito bem recepcionados pelos membros da banca em razão do diferencial de serem apresentados por alunos ainda em estágio de graduação. “É importante termos esse feedback de uma banca tão conceituada para percebermos que estamos no caminho certo, aliando ensino, pesquisa e extensão” destaca Sâmela Cristina.

Para a docente, a participação de alunos em congressos deve ser incentivada, pois permite uma amplitude do olhar que não é possível apenas com a sala de aula.”É impressionante como os alunos voltam desses congressos com uma motivação maior para fazer mais pela sua formação” ressalta.

Parabéns, Professora e alunas, pelo excelente trabalho!

Os artigos e os autores são:

“Quem vigia os vigiantes? uma discussão acerca das possibilidades e limites das verbas indenizatórias e do teto remuneratório”. Autoria: Roberta Nascentes. Orientador(a): Professora Sâmela Cristina

“A inexistência de direito adquirido a regime jurídico e o uso do argumento como forma de esconder arbitrariedades: um estudo de caso das promoções retardadas dos PM’S do ES”. Autoria: Michelly Lorenzon. Orientador(a):Professora Sâmela Cristina

Depoimentos:

“Foram três dias intensos, porém super produtivos, no qual tive a oportunidade de participar de grandes palestras e painéis. Adquiri uma vivência com o Direito administrativo, que dificilmente teria em sala de aula. Me senti um grãozinho no meio da vasta areia de gigantes profissionais. Foi algo surpreendente! Super organizado, com doutrinadores conhecidos e renomados na área que trouxeram assuntos atuais de elevado importância” relata a aluna Roberta Nascentes

“Participar de um congresso tão renomado me motivou a querer me aprofundar mais na matéria de Direito Administrativo e na pesquisa jurídica como um todo. Conhecer pessoalmente os doutrinadores que estudo foi uma oportunidade ímpar. Voltei motivada e com uma visão macro do Direito, querendo, além de pesquisar mais, fazer a diferença no cenário jurídico brasileiro. Se posso dizer algo com relação a participar de congresso? Que venham os próximos!” relata a aluna Michelly Lorenzon.