O segundo dia da IX Semana de Biomedicina contou com uma participação para lá de especial. Quem abrilhantou a noite desta quinta-feira, dia 21 de novembro, foi a Dra. Eneida Mara Gonçalves, do Centro Integrado de Atualização em Acupuntura. Ela veio diretamente de São Paulo para palestrar na semana acadêmica.
O tema da palestra “Acupuntura tradicional e moderna: uma atividade multiprofissional na área biomédica” chamou a atenção dos alunos, que apreciavam atentamente as explanações da Biomédica. “A agulha é como se fosse uma antena”, exemplificou. Segundo ela, fazer acupuntura não é tão fácil como pode parecer. “Colocar uma agulha é fácil, mas fazer acupuntura de verdade é uma arte”, resumiu.
Além disso, segundo a palestrante, é preciso ter muito conhecimento, do corpo e da alma, para fazer acupuntura com eficácia. “Um bom acupunturista conhece pelo menos oito tipos de energias diferentes”, afirmou.
Quem também contribuiu muito com o enriquecimento do evento foi a segunda palestrante da noite, Dra. Monique Marim Marinho. A pesquisadora é egressa da Faculdade e, atualmente, atua no Centro Diagnóstico Pesquisa Osteoporose (CEDOES). Ela falou sobre sua vivência como pesquisadora abordando o tema “Atuação do Biomédico na pesquisa clínica”.
Além das palestras, o segundo dia da semana acadêmica também contou com o minicurso “Diagnóstico imunológico das doenças infecciosas e parasitárias”.
Confira a programação dos próximos dias da IX Semana de Biomedicina e participe!
22/11 – SEXTA-FEIRA
18h – Minicurso “Aspectos moleculares do câncer e cultura de células cancerosas”
MSc. Murilo Fanchiotti Cerri (Laboratório de Biotecnologia – UFES/ES).
19h – Palestra
Profª Fabíola Costa e Silva (Gerente de RH – Grupo Águia Branca – Vitória/ES)
21h – Jantar
23/11 – SÁBADO
9h – Dia D de Combate ao câncer de próstata
Local – Pracinha de Campo Grande