INEP FAZ ANÚNCIO SOBRE DIFICULDADE DO ENEM

No último dia 21, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o segundo dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática, vai ter 30 minutos a mais de duração.

A mudança gerou desconfianças em candidatos que acreditam que a ampliação no tempo vem acompanhada de uma elevação do nível de dificuldade do exame. Se você é um deles, pode ficar tranquilo!

Em comunicado oficial, o Inep desmentiu a informação veiculada em alguns sites e redes sociais de que o Enem 2018 será mais difícil. O instituto ainda esclareceu que o conteúdo das provas é definido pelas Matrizes de Referência.. O documento, feito em 2009, indica as habilidades que serão avaliadas e orienta a elaboração das questões do exame.

Segundo o Ministro da Educação, Mendonça Filho, em entrevista coletiva para apresentação das novidades do Enem 2018, os 30 minutos a mais para a realização das provas foram concedidos pois “eram um grande e importante pleito de milhares de estudantes de todo o país”.

 

PEDIDOS DE ISENÇÃO

Por Ministério da Educação – 26/03/18

O período de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa em 7 de maio. A taxa cobrada neste ano será de R$ 82. Mas os candidatos que quiserem pedir isenção do pagamento devem ficar atentos ao calendário. Pela primeira vez esse grupo vai fazer o pedido antes da abertura das inscrições, entre 2 e 11 de abril.

Saiba mais sobre as regras para isenção de taxa:

1. Quem tem direito?

Para ter direito à isenção no pagamento da taxa, o candidato deve estar matriculado no último ano do Ensino Médio na rede pública ou ter sido aprovado no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2017.

Também podem concorrer os candidatos que estudaram durante todo o Ensino Médio em escolas públicas ou foram bolsistas em instituições particulares com renda per capta abaixo de um salário mínimo e meio. Os inscritos no Cadastro Único também podem solicitar o benefício por meio do Número de Inscrição Social (NIS).

2. Como fazer o pedido?

Por meio da página de isenção do Ministério da Educação, os candidatos que quiserem solicitar o benefício podem se cadastrar na sessão Isenção 2018. A senha gerada nesse cadastro será a mesma para a inscrição no Enem e para consultar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

3. Quando fazer o pedido?

O cadastro para solicitar a isenção será aberto às 10h do dia 2 de abril e se encerra às 23h59 do dia 11 de abril.

4. Resultado

A resposta ao pedido de isenção será divulgada no dia 23 de abril. Quem for aprovado deve fazer em seguida a inscrição no Exame.

5. Recursos

Se o candidato não for contemplado, pode ingressar com recurso entre 23 e 29 de abril.

6. Sanções

Quem tiver o pedido de isenção aprovado e faltar nos dois dias de provas só vai conseguir nova isenção no Enem de 2019 se justificar a ausência.

Link: Clique aqui