No dia 25 de agosto de 2017, egressos da Faculdade Pio XII, integrantes do Grupo de Estudo Interdisciplinar voltado para pesquisar a regulação sobre energias renováveis, em especial ao que se refere à geração e comercialização de energia elétrica, co-gerada a partir da biomassa da cana-de-açúcar, realizaram visita técnica à empresa LASA – Linhares Agroindustrial S.A.

Cleide Ferreira Nunes, Gerffeson Entriger da Silva e Kamila Galote Ferreira foram a Linhares com os Professores Alexandre Iunes e Afrânio Côgo. De acordo com o Professor Alexandre, a empresa LASA se consolida nos dias atuais como uma das principais empresas Sucroenergéticas do Estado do Espírito Santo. “E ela está ampliando sua geração de energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana-de-açúcar para capacidade compatível com a demanda da energética da cidade de Linhares, que possui atualmente cerca de 110.000 habitantes”, explica.

Os alunos e professores tiveram acesso irrestrito a todas as instalações da empresa, podendo conhecer setores e profissionais, além daqueles diretamente envolvidos no processo de co-geração de energia elétrica. “O acesso foi importante para a compreensão da abrangência e seriedade do processo de geração de energia elétrica a partir de fontes sustentáveis, neste caso, a biomassa (bagaço) da cana-de-açúcar”, ressalta.