GESTÃO COMERCIAL

 
  • Duração: 2 anos
  • Turno: Noturno
  • Diploma: Tecnólogo em Gestão Comercial
  • (27) 3421-2563
  • comunicacao@pioxii-es.com.br
Valor da Mensalidade 2021/2

De R$ 842,00
Por R$ 421,20 –  50% DE DESCONTO*

*Percentual de desconto promocional, válido para o primeiro ano, concedido para os alunos entrantes em 2021/2. No restante do curso, o valor mínimo de desconto é de 30% sobre o valor bruto. Desconto na matricula não acumulativo a outros descontos no semestre.

Para outros descontos programas de financiamento, clique aqui

SOBRE O CURSO
Este curso tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.

Busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.

OBJETIVO
Capacitar pessoas em força de vendas que atuam principalmente no segmento de atacado e varejo, transformando o conhecimento empírico delas em conhecimento técnico com alto valor de percepção e diferenciação para as empresas e seus funcionários.

O curso Tecnológico de Gestão Comercial deverá:

  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular (Art. 2º. da Resolução CNE/CP 3, 2002).
ÁREA DE ATUAÇÃO

O profissional formado por este curso poderá atuar como coordenador, supervisor e gerente de vendas de forma multidisciplinar em diversas empresas do segundo setor da economia como saúde, educação, hotelaria, indústria, prestadores de serviços, atacado, varejo, representação, entre outros.

Panorama de mercado

O novo profissional da área comercial, seja vendedor, representante comercial, ou gestor comercial, é o elo entre o atacado distribuidor e o varejo independente e a indústria. Isso implica em investir na sua capacidade de organização, administração do tempo, comunicação e em modernas técnicas de vendas, na medida em que o mercado globalizado exige uma qualificação e postura capazes de construir e manter relacionamentos rentáveis, sustentados com visão no curto, médio e longo prazo, e gerenciar o conflito de interesses que ocorre naturalmente entre os objetivos da organização que ele representa e seus clientes.

É importante ainda que o profissional conheça e saiba usar técnicas de negociação aplicada à vendas, que tenha clareza sobre a estratégia de comercialização de sua organização, utilize a previsão de demanda e o planejamento de vendas adequado e integrado com toda a cadeia de valor de sua organização.

PERFIL DO EGRESSO
Focada nas transações comerciais, o curso tecnólogo em Gestão Comercial visa desenvolver a capacidade de seus alunos em:

  • Analisar viabilidade econômico-financeiro-tributário;
  • Planejar, operar, implementar e atualizar sistemas de informações comerciais;
  • Atuar no fluxo de informações com os clientes;
  • Projetar a visibilidade do negócio junto ao mercado;
  • Definir estratégias de compra e venda de produtos e serviços;
  • Gerenciar custo e formação de preço dos produtos;
  • Gerenciar o relacionamento com clientes.

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial deverá desenvolver, no processo de formação, as seguintes competências:

  • Compreender a cadeia de negócio;
  • Identificar oportunidades de negócios;
  • Analisar demonstrativos financeiros;
  • Gerenciar e capacitar equipes;
  • Elaborar e implementar planejamento de vendas;
  • Negociar;
  • Definir e acompanhar orçamento (metas);
  • Interpretar cenários;
  • Agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Ser inovador.

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão de preços e varejo, gestão de compras, estoques, suprimentos, logística, desenvolvimento de negócios, gerenciando diversos tipos de empresas do segmento de forma empreendedora e inovadora, utilizando ferramentas variadas, envolvendo marketing, gestão de pessoas, recrutamento e formação de equipes.

O curso também lhe conferirá habilidades para criar, administrar, avaliar negócios próprios e agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

SOBRE O CURSO
Este curso tem como objetivo graduar profissionais da área comercial ou nela interessados em desenvolver talentos e competências para atuar no processo de comercialização nos segmentos de atacado, varejo e representação com a flexibilidade exigida pela nova economia.

Busca desenvolver um profissional dotado de visão estratégica e atitude empreendedora, ao passo que o aluno é constantemente desafiado a gerar soluções para problemas relacionados ao trade, posicionamento de mercado, gestão do relacionamento, criação de vantagens competitivas, além de estudar outras áreas relacionadas à vendas, mas que afetam o desempenho das organizações, como comunicação, custos, previsão de demanda, projetos, e recrutamento, seleção e treinamento da equipe comercial e seus impactos na rentabilidade e visibilidade da organização.

OBJETIVO
Capacitar pessoas em força de vendas que atuam principalmente no segmento de atacado e varejo, transformando o conhecimento empírico delas em conhecimento técnico com alto valor de percepção e diferenciação para as empresas e seus funcionários.

O curso Tecnológico de Gestão Comercial deverá:

  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;
  • Incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;
  • Adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;
  • Garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular (Art. 2º. da Resolução CNE/CP 3, 2002).
ÁREA DE ATUAÇÃO
O profissional formado por este curso poderá atuar como coordenador, supervisor e gerente de vendas de forma multidisciplinar em diversas empresas do segundo setor da economia como saúde, educação, hotelaria, indústria, prestadores de serviços, atacado, varejo, representação, entre outros.

Panorama de mercado
O novo profissional da área comercial, seja vendedor, representante comercial, ou gestor comercial, é o elo entre o atacado distribuidor e o varejo independente e a indústria. Isso implica em investir na sua capacidade de organização, administração do tempo, comunicação e em modernas técnicas de vendas, na medida em que o mercado globalizado exige uma qualificação e postura capazes de construir e manter relacionamentos rentáveis, sustentados com visão no curto, médio e longo prazo, e gerenciar o conflito de interesses que ocorre naturalmente entre os objetivos da organização que ele representa e seus clientes.

É importante ainda que o profissional saiba conhecer e usar técnicas de negociação aplicada à vendas, que tenha clareza sobre a estratégia de comercialização de sua organização, utilize a previsão de demanda e o planejamento de vendas adequado e integrado com toda a cadeia de valor de sua organização.

PERFIL DO EGRESSO
Focada nas transações comerciais, o curso tecnólogo em Gestão Comercial visa desenvolver a capacidade de seus alunos em:

  • Analisar viabilidade econômico-financeiro-tributário;
  • Planejar, operar, implementar e atualizar sistemas de informações comerciais;
  • Atuar no fluxo de informações com os clientes;
  • Projetar a visibilidade do negócio junto ao mercado;
  • Definir estratégias de compra e venda de produtos e serviços;
  • Gerenciar custo e formação de preço dos produtos;
  • Gerenciar o relacionamento com clientes.

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial deverá desenvolver, no processo de formação, as seguintes competências:

  • Compreender a cadeia de negócio;
  • Identificar oportunidades de negócios;
  • Analisar demonstrativos financeiros;
  • Gerenciar e capacitar equipes;
  • Elaborar e implementar planejamento de vendas;
  • Negociar;
  • Definir e acompanhar orçamento (metas);
  • Interpretar cenários;
  • Agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social;
  • Ser inovador.

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão de preços e varejo, gestão de compras, estoques, suprimentos, logística, desenvolvimento de negócios, gerenciando diversos tipos de empresas do segmento de forma empreendedora e inovadora, utilizando ferramentas variadas, envolvendo marketing, gestão de pessoas, recrutamento e formação de equipes.

O curso também lhe conferirá habilidades para criar, administrar, avaliar negócios próprios e agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

  • Duração: 2 anos
  • Turno: Noturno
  • Diploma: Tecnólogo em Gestão Comercial
  • (27) 3421-2563
  • comunicacao@pioxii-es.com.br
Valor da Mensalidade 2021/2

De R$ 842,00
Por R$ 421,20 –  50% DE DESCONTO*

*Percentual de desconto promocional, válido para o primeiro ano, concedido para os alunos entrantes em 2021/2. No restante do curso, o valor mínimo de desconto é de 30% sobre o valor bruto. Desconto na matricula não acumulativo a outros descontos no semestre.

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COORDENAÇÃO

COORDENADOR

Marcelo Loyola Fraga

Mestre  em Administração Empresarial pela FGV /RJ; Especialista em Comércio Exterior UFES; Graduado em Ciências Econômicas UFES. Após atuação como executivo de grandes empresas do ES, ingressou na PIO XII em 2000, desempenhando também a função de Coordenador Geral de Cursos. Faz questão de se manter em contato com os alunos como professor das disciplinas de “Metodologia de Pesquisa”, “Cultura e Poder nas Organizações” e “Seminários Interdisciplinares”. Faz parte dos Conselhos editoriais da Revista Científica Sapientia, Revista Eletrônica Notas da Economia Capixaba e da Editora Fundo de Cultura do Rio de Janeiro.

coord.adm@pioxii-es.com.br

Empresa Júnior
As escolas de Administração que desejam oferecer um ensino de excelência devem necessariamente contar com uma empresa Júnior. Esse é um dos itens mais valorizados pelas empresas quando avaliam o currículo dos candidatos. Na Empresa Júnior o aluno aprende a ter a responsabilidade de atender a um cliente por conta própria, buscando ajuda e orientação dos professores. Ao ter esse tipo de experiência, o estudante amadurece e chega ao mercado de trabalho dos negócios mais proativo, propondo soluções e tentando resolver problemas.

A Empresa Júnior, denominada Centro de Desenvolvimento Empresarial, constitui um núcleo autônomo localizado na faculdade que tem por objetivo aliar os conhecimentos dos alunos às atividades voltadas para o mercado, por meio de consultorias a empresas, sob a orientação de professores.

As consultorias são desenvolvidas por alunos pertencentes à equipe eleita da Empresa Júnior sob a orientação de professores. A participação como membro da Empresa Júnior é válida, parcial ou integralmente, como estágio supervisionado.

As normas para funcionamento e participação na Empresa Júnior são estabelecidas em Estatuto próprio.
empresajunior@pioxii-es.com.br

Corpo Docente
O principal diferencial do curso de Administração da PIO XII é o corpo docente, pois, além da sólida formação acadêmica, são professores que possuem ampla experiência no mercado de trabalho relacionada à disciplina que ensinam, o que permite trabalhar em perfeita sinergia da teoria com a prática, sempre buscando elementos, informações, tecnologias e ideias de renovação e vanguarda para motivar os alunos em sua trajetória acadêmica e profissional.

Adriano Marcos de Souza

Especialista. Graduação em Ciências Contábeis. MBA em Gestão Empresarial em Finanças.
Disciplinas: Administração: Legislação e Cálculos Trabalhistas | Gestão Contábil


Alexandre Iunes Godinho Araújo

Especialista | Graduação em Direito. Especialização em Gestão e Educação Ambiental.
Disciplinas: Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Antonino do Carmo Filho

Mestre | Graduação em História. Graduação em Filosofia. Graduação em Teologia .Especialização em Pedagogia Industrial . Especialização em História Moderna e Contemporânea. Especialização em Metodologia do Ensino. Mestrado em Teologia
Disciplinas: Filsofia e Ética Geral | Sociologia Geral

Antônio Carlos Freitas Coelho

Especialista | Graduação em Matemática. Especialização em Matemática
Disciplinas: Matemática Aplicada | Matemática Empresarial | Cálculos Matemáticos | Matemática Financeira | Estudo dos Métodos Quantitativos

Carlos Eduardo Louredo de Freitas

Mestre | Graduação em Administração. Especialização em Comércio e Exterior. Especialização em Recursos Humanos. Mestrado em Gestão Empresarial.
Disciplinas: Administração de Serviços | Competências Profissionais | Empreendedorismo

Cristiane da Penha Christo Pereira

Especialista | Graduação em Administração. Especialização em Gestão de Pessoas
Disciplinas: Empreendedorismo

Francisco José Teixeira Garcia

Mestre | Graduação em Economia. MBA em Gerenciamento de Projetos. Mestrado em Gestão Empresarial
Disciplinas: Microeconomia | Economia Regional | Economia Brasileira | Macroeconomia

Gilvan Bastos Morandi

Especialista | Graduação em Direito . Especialista em Direito . Doutorando em Direito Laboral.
Disciplinas: Introdução ao Direito | Legislação e Cálculos Trabalhistas

Gustavo Sette Rabelo

Mestre | Graduação em Ciências Econômicas. Master of Business Administration
Disciplinas: Mercado Financeiro e Mercado de Capitais | Administração Financeira e Orçamentária I e II | Jogos de Empresas | Jogos de Empresas | Macroeconomia | Matemática Financeira

Jocelino Antonio Demuner

Mestre | Graduação em Engenharia Civil. Mestrado em Administração Estratégica
Disciplinas: Sistemas de Processamento da Informação | Sistemas de Informação e Inovação Tecnológica | Tecnologia da Informação | Estudo dos Métodos Quantitativos

Keila Carvalho Klipper dos Santos

Especialista | Graduação em Letras Português. Especialização em Estudos Liinguísticos
Disciplinas: Língua Portuguesa

Luciano Oliveira Alves

Especialista | Graduação em Administração . MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva
Disciplinas: Introdução à Administração | Teoria Geral da Administração | Administração da Produção I e
II

Marcelo Loyola Fraga

Mestre | Graduação em Ciências Econômicas. Especialização em Comércio Exterior. Mestrado em Administração Empresarial
Disciplinas: Metodologia de Pesquisa | Gestão de Processos e Modelos Organizacionais | Projeto de Pesquisa em Administração | Macroeconomia | Estágio Supervisionado | Orientação ao Trabalho de Curso | Seminários Interdisciplinares

Marcos Stockl

Mestre| Graduação em Ciências Econômicas. MBA em Gestão de Comércio Exterior e Negócios Internacionais. Mestrado em Economia.
Disciplinas: Estágio Supervisionado I | Administração da Produção I | Logística Empresarial

Martha Maria Arçari Hand

Mestre | Graduação em Administração. Especialização em Planejamento e Gerência de Operações no Corredor Centro Leste. Mestrado em Administração.
Disciplinas: Introdução à Administração | Administração de Recursos Materiais Patrimoniais | Orientação ao Trabalho de Curso | Estágio Supervisionado | Gestão de Processos e Modelos Organizacionais

Moises Brasil Cozer

Mestre | Graduação em Ciências Econômicas. Especialização em Controladoria Empresarial. Mestrado em Ciências Contábeis.
Disciplinas: Mercado Financeiro e Mercado de Capitais | Matemática Financeira | Administração Financeira e Orçamentária I

Neidy Christo

Mestre em Administração com linha de pesquisa: Estratégia em Governança Pública e Privada| Fucape. Especialista em Pedagogia Empresarial e Especialista em Marketing pela Universidade Cândido Mendes. Especialista em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela FAESA. Bacharel em Administração de Empresas – pela Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo. Atua desde 2002 como Consultora Empresarial e Palestrante, realizando projetos personalizados em diversas empresas e organizações de diversos segmentos no Brasil. Dedica-se especialmente a temas ligados a Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas,Coaching, Mentoring, Liderança de Equipes, Desenvolvimento de Equipes, Gestão de Conflitos, Mercado de Trabalho, Perfil Profissional, Aprendizagem Organizacional, Criatividade e Inovação, Competitividade, Mudanças, Estratégias Competitivas, Marketing, Planejamento, Comunicação, Melhoria da Qualidade, Desenvolvimento do Capital Intelectual, entre outros. Atua também como Diretora de Desenvolvimento e Conhecimento na Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional ES, desde 2013, e também faz parte do Conselho do Instituto de Administração do CRA/ES. É Analista Comportamental e Professional e Self Coaching, formada por duas grandes escolas: o Instituto Brasileiro de Coaching e a Holos do Brasil, com grande experiência em Coaching e Mentoring Empresarial, possuindo diversas Certificações Internacionais de renomadas Instituições como: ICF – International Coaching Federation, ICI – International Association of Coaching Institutes, ECA -European Coaching Association e GCC – Global Coaching Community. Atua como professora Universitária em Cursos de Graduação e MBA em várias Instituições do Estado. É professora convidada no CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, patrocinada pela Shell do Brasil. É coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Pio XII

Paula Jenaína Costa

Especialista | Graduação em Pscicologia. Especialização em Saúde Coletiva com ênfase em Saúde da Família.
Disciplinas: Psicologia Geral | Postura Profissional | Gestão de Pessoas

Robson Carlos de Souza

Mestre | Graduação em Administração. Graduação em Direito. Especialista em Comércio Exterior. Mestrado em Gestão Empresarial.
Disciplinas: Mercado Financeiro e Mercado de Capitais | Teoria Geral da Administração | Introdução ao Direito | Administração Estratégica

Rodrigo Pratte Santos

Doutor | Graduação em Ciências Biológicas. Mestrado em Ecologia de Ecossistemas. Doutorado em Engenharia Ambiental.
Disciplinas: Estudo dos Métodos Quantitativos

Susi Mara Rosindo

Mestre | Graduação em Direito. Mestre em Direito
Disciplinas: Disciplina Eletiva - Licitações e Contratos

Thayana Carpes

Mestranda | Graduação em Língua Portuguesa. Especialização em Estudos Literários. Mestrado Letras Português.
Disciplinas: Língua Portuguesa

Periódicos Especializados

PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS

  • Administração: Ensino e Pesquisa
  • Comunicação, Mídia e Consumo
  • Contabilidade, Gestão e Governança
  • EBAP – Cadernos de Administração Pública
  • Economia Aplicada
  • Gestão Contemporânea
  • Gestão e Desenvolvimento em Contexto
  • Gestão e Planejamento
  • RAE – Revista de Administração de Empresas
  • RAI: Revista de Administração e Inovação
  • REA: Revista Eletrônica de Administração
  • REAd – Revista Eletrônica de Administração
  • REGE – Revista de Gestão
  • Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
  • Revista Brasileira de Gestão e Inovação
  • Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
  • Revista Contabilidade & Finanças
  • Revista Contemporânea de Contabilidade
  • Revista de Administração
  • Revista de Administração IMED – RAIMED
  • Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
  • Revista de Ciências da Administração
  • Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade

Reconhecimento do Curso
Curso Reconhecido
Tecnólogo em Gestão Comercial

Ato de Reconhecimento
Portaria nº 604, de 13 de outubro de 2016, publicada no DOU em 14 de outubro de 2016

Prêmios Administração
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