A Faculdade possui o seu próprio Centro de Pesquisas, denominado Rachid Mohamd Chibib, saudoso fundador da PIO XII, cujas atividades tiveram início em 02 de julho de 2007 desenvolvendo as mais diversas pesquisas de mercado para as organizações privadas, como também pesquisas sócioeconômicas para a área pública, por meio de convênio. Os nossos alunos participam ativamente das linhas de atuação do Centro de Pesquisas, que são:
1 – Revista Científica Sapientia, que tem como objetivo alcançar (interna e externamente) o reconhecimento como instrumento de disseminação do conhecimento científico, da pesquisa e da excelência que caracteriza a Faculdade PIO XII.
2 – Pesquisas de Mercado que envolvem Gerenciamento de pesquisa, de acordo com a demanda de mercado e com as oportunidades (necessidades e pertinência) de temas de interesse da comunidade acadêmica, das organizações privadas e das entidades públicas do Estado.
3 – Seminários e Congressos, criando um alinhamento constante e consistente dos trabalhos desenvolvidos na Faculdade PIO XII com todas as formas de divulgação de trabalhos científicos, sejam congressos, seminários, workshops, revistas, jornais, etc. Veja os artigos de professores e alunos da PIO XII apresentados em Congressos e Seminários.
4 – Pesquisas Institucionais que permitem contribuir decisivamente com a Comissão Própria de Avaliação (CPA), inclusive aquelas relacionadas à percepção da satisfação de alunos e ex-alunos da Faculdade. Promover o estreitamento do relacionamento da Faculdade com o mercado externo, sempre na convergência e em relação à sua área de atuação.