A 17ª Semana de Administração e o 13º Simpósio de Comércio Exterior tiveram início nesta terça-feira, 12, com a palestra magna da Administradora e fundadora do Café Caramello, Cristina Pascoli Tongo. A palestra “Café Caramello: o capixaba que vem encantando o Brasil” foi repleta de informações, histórias, dicas e aconselhamentos. “Se sua empresa está crescendo, mesmo diante da crise, se está sendo bem sucedida, você tem que compartilhar. Não tem que ter vergonha de crescer nem ter medo de inveja”, afirmou.

Cristina contou aos alunos da Faculdade PIO XII como foi o início da empresa – o Café Caramello é o primeiro creme de café do Brasil – e como ela está no mercado está atualmente. A empresa, que tem pouco mais de cinco anos, atualmente conta com mais de 50 franquias por todo o Brasil, e centenas de pontos de vendas e revendedores, inclusive em mais de dez países.

Cristina contou também quais estratégias segue para que a Café Caramello continue a se diferenciar no mercado e crescer, ao mesmo tempo que sugeria para os presentes qual o ideal a se fazer. “Qualidade do produto hoje é obrigação. Você precisa responder o que o seu produto tem de diferente? Quais as suas metas? Qual o seu foco? O que mais a empresa vai oferecer para continuar crescendo? É preciso traçar estratégias, gerenciar seu negócio, estudar o mercado, fazer planejamento estratégico, se capacitar, ter relacionamento com instituições e associações, entre outras ações para que seu empreendimento dê certo”, afirmou.

Ao final da palestra, depois de responder perguntas da plateia, Cristina sorteou quatro presentes da empresa. Do lado de fora do auditório, no Centro de Vivência, um estande oferecia degustação do Café Caramello.

*Atualização: Cristina postou no Instagram dela sobre a palestra na PIO XII, elogiando tanto a decoração interna (desde os lustres do pátio à porta da Biblioteca, passando pelas salas dos Professores e de espera) quanto  a equipe de Coordenadores e Professores engajada e feliz. “Uma turma de quase 200 alunos super bacana que tive o privilégio de bater um papo super gostoso de empreendedorismo. Obrigada pela oportunidade e parabéns!”, elogiou. Ao saber dos elogios, a nossa Presidente de Honra, Maria Thereza Villaschi Chibib, que está em missão educacional na Singapura, mandou os parabéns ao Coordenador Marcelo, pela Semana e pelo depoimento. “Forte abraço a todo o professorado, aos alunos da área, e a todo o pessoal da área meio”. 

A abertura da Semana foi feita pelo Diretor Geral da Faculdade PIO XII, Luciano Villaschi Chibib. Ele destacou o momento que vive o Brasil, com políticos e empresários envolvidos em corrupção, e falou sobre desafios que nossos alunos terão como empreendedores e empresários. O Coordenador do curso de Administração, Professor Marcelo Loyola, e a Coordenadora dos cursos de Comércio Exterior e Logística, Professora Martha Hand, também participaram da abertura do evento, que foi conduzida pelo aluno Gabriel Spalenza.

A Semana de Administração vai até sexta-feira, dia 15, com diversas atividades, como oficinas, painéis, debates, lançamento de portal e até peça de teatro. O evento é voltado a alunos de Administração, Comércio Exterior, Logística, Recursos Humanos e Processos Gerenciais.

Confira abaixo a programação desta quarta-feira, 13.

PROGRAMAÇÃO

Dia 13/09/2017 (Quarta-feira)

 *** 19h – 21h                        PAINÉIS

1 – Gargalos do Porto de Vitória na exportação de café e mármore

Marcos Stockl – Economista e Mestre em Economia

Debatedor: Francisco José Teixeira Garcia – Economista e Mestre em Gestão Empresarial

Lançamento do Portal EU ECONOMISTA CONJUNTURA E FINANÇAS (www.eueconomista.com.br)

 

2 – Análise dos Métodos de entrada dos cafés capixabas no mercado externo

Juliana Moura Freitas, Laryssa do Nascimento Costa, Taylon Santos Araújo

Bacharelandos em Administração em Comércio Exterior

Debatedor: Muryan Passamani – Sociólogo e Mestrando em Psicologia

Debatedor: Robson Carlos de Souza – Administrador e Mestre em Administração

 

3 – Medida Antidumping: impactos nas importações de canetas no Espírito Santo

Anna Christina Olinto de Farias, Rosana Miranda Bezerra, Tatiane Gonçalves Araújo

Debatedora: Martha Hand – Administradora e Mestre em Administração

Debatedor: Moisés Coser – Economista e Mestre em Ciências Contábeis

 

4 – Como conquistar uma carreira de sucesso

João Paulo Coelho – Diretor de Investimentos da FRAM CAPITAL – São Paulo

Debatedor: Alessandro Sanchez – Mestre em Economia

Debatedor: Gabriel Spalenza Pedroni – Acadêmico de Administração

 

5 – “Desafios da Infraestrutura logística capixaba”

Guilherme Fernandes Magalhães – Engenheiro Civil – Diretor de Infraestrutura e Operações da Codesa

 

*** 19h – 21h                        OFICINAS PEDAGÓGICAS

1 – Como aprovar artigos científicos

Jocelino Antonio Demuner – Engenheiro e Mestre em Administração

Debatedor: Gustavo Sette Rabello – Economista e Mestre em Administração

Debatedora: Andréia de Angeli – Contadora e Especialista em Gestão empresarial

 

2 – ESPAÇO É EM DEBATE: Carreira Profissional e empregabilidade – Por que as pessoas não são selecionadas em entrevistas de emprego?

Paula Jenaína Costa – Psicóloga e Mestranda em Administração

Debatedor: Willian Balla – Administrador e Especialista em Gestão de Pessoas

Debatedora: Francis Breda – Contadora e Especialista em Gestão Empresarial