Atualizações no final do texto. Confira!

Após quase 2 meses de confinamento por conta do novo Coronavírus, a sociedade brasileira tem sentido na pele dificuldades desde a mudança de hábitos à questões sociais.  Com o setor acadêmico não é diferente.

Contudo, para ajudar em todos os sentidos nossos alunos, a Faculdade PIO XII elaborou um plano de ação com medidas que visam atender a todos.

Por este motivo, o nosso diretor Luciano Chibib, em carta aberta aos alunos e sociedade fala um pouco dessas proposições. Confira abaixo a carta na íntegra.

 


 

“Queridos alunos,

Em respeito ao posicionamento do PROCON do Estado do Espírito Santo e demais órgãos de proteção ao consumidor, a  Faculdade Pio XII vem a público, de modo transparente e leal, se manifestar a vocês, que são a razão do nosso empenho diário, acerca das questões que estão sendo trazidas em virtude do momento que vivemos.

Inicialmente, queremos dizer a todos que a Faculdade Pio XII está com você, caro aluno! Juntos seguiremos no enfrentamento de as TODAS DIFICULDADES que surjam nesse período. Assim, ao fim desta carta vamos propor o que pode ser feito para ajudá-los a atravessar esta provação.

Desse modo, é importante destacar que a Instituição está profundamente preocupada com a situação, não só dos alunos, mas de todo nosso povo, neste momento de exceção, em que todos estão sofrendo os impactos do confinamento por ocasião da pandemia do novo CORONAVÍRUS. Em que pese a gravidade do evento, a Faculdade Pio XII adotou e mantém TODAS as medidas de proteção à comunidade acadêmica — alunos, docentes, técnicos, equipe de apoio/manutenção, inclusive à sua saúde.

Mas, por determinação das autoridades do Estado do Espírito Santo e do Município de Cariacica, no dia 16 de março de 2020 a Faculdade Pio XII suspendeu a presença de alunos em suas salas de aula, passando a disponibilizar as aulas pela internet e mantendo os serviços administrativos essenciais com as recomendações do Ministério da Saúde.

Em 17 de março de 2020, através da Portaria 343, o Ministério da Educação autorizou, “em caráter excepcional, a substituição das disciplinas presenciais, em andamento, por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação” pelo período de trinta dias, prorrogáveis a depender de orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais e municipais/distrital.

Sobre as Aulas Online

Imediatamente após a portaria emitida pelo MEC as aulas da Faculdade PIO XII passaram a ser ministradas com essas metodologias.

Por ferramentas como HANGOUT MEET, ZOOM e outras soluções tecnológicas de interação, mantivemos intacto o desenvolvimento do conteúdo e o cumprimento do calendário acadêmico. Essas ferramentas são utilizadas em larga escala, especialmente neste momento de crise mundial, mas além disso a Instituição investiu em FERRAMENTA PRÓPRIA, hospedada em seu próprio site sob o link AULA ON LINE, por entender que este recurso poderá agregar o processo de ensino enquanto ferramenta que permite contato entre vocês e seus professores.

Contudo, é preciso que compreendamos que a autorização especial do MEC não se confunde com o modelo de Ensino a Distância – EAD comum, cuja metodologia é extremamente distinta da que estamos utilizando neste momento. Por exemplo, a presença de seu professor, ministrando no período de aula, sem parar, todo o conteúdo previsto para cada disciplina, conforme a ementa (o que não ocorre na modalidade EAD, em que o conteúdo é orientado por um tutor).

A Faculdade não está medindo esforços para te ajudar

É preciso também compartilhar com vocês que o nosso corpo docente tem trabalhado incansavelmente e, de imediato, elaborou PLANO DE AÇÃO em que cada professor migrou seu planejamento para a nova modalidade de aula e avaliações, com a rapidez e a excepcionalidade que a situação impõe.

Os professores se reuniram virtualmente, discutiram, planejaram e estão executando suas ações para atravessarmos este período de contingência sem qualquer prejuízo à carga horária das aulas e a qualidade do ensino. Além dos professores, é preciso que saibam que todo o corpo administrativo está empenhado nesse momento e, neste sentido, estamos unindo esforços para não promover nenhum desligamento, garantindo o emprego e a fonte de renda de nossos colaboradores.

Assim, mesmo sensíveis à adversidade para toda a população, precisamos honrar nossos compromissos, sobretudo com nossos funcionários, que são a mola propulsora da faculdade e garantiram a prestação do serviço a todos. É importante pontuar que nossa Instituição manteve e mantém o cumprimento das obrigações contratuais e que o serviço continua sendo prestado prezando sempre pela boa qualidade do ensino e o prazo correto para a conclusão de seu curso.

Ademais, é salutar ainda destacar, que como nossas atividades presenciais ocorreram até o dia 16 de março de 2020, não foi possível, ainda, observar redução sensível de custos capaz de gerar redução na mensalidade, o que não nos impede, caso a situação não se altere, em posicionarmos novamente no próximos meses quanto a isso.

Assim, em resumidas palavras é preciso que entendamos que o serviço está sendo prestado conforme autorização excepcional do MEC e que não houve, por ora, redução de custos – já que não fizemos nenhuma demissão no período – que justifique redução de mensalidades.

Nesse sentido se posicionou a Secretaria Nacional do Consumidor através de NOTA TÉCNICA N. 14/2020/CGEMM/DPDC/SENACON/MJ em que recomenda no item 3.1 “Que os consumidores evitem o pedido de descontos de mensalidades a fim de não causar um desarranjo nas escolas que já fizeram sua programação anual, o que poderia até impactar o pagamento de salário de professores, aluguel, entre outros.”

Esse posicionamento é unânime na comunidade jurídica, especialmente entre os órgãos de proteção ao consumidor, por entender a complexidade econômica e social com o colapso no judiciário caso não haja cumprimento de obrigações. Mesmo com a situação apresentada e, atendendo às orientações dos órgãos de defesa do consumidor, a Faculdade PIO XII ainda segue com a premissa de que há para ela dois bens fundamentais: vocês e a educação que oferecemos, visando ascensão na vida de cada um dos alunos que passam e já passaram pela instituição.

Queremos te ajudar!

Diante disso, a Faculdade PIO XII adotará algumas possibilidades que visam auxiliar vocês neste momento, que sabemos, não está sendo fácil. A citar:

Descontos na mensalidade de junho de 2020 – NOVO!

A Faculdade PIO XII entendendo o momento pelo qual estamos passando, entendendo que a modalidade de aulas online trouxe redução de custos fixos tais como água, luz e serviços de limpeza, enviou a todos os alunos, através do blog do aluno a seguinte mensagem:

Comunicamos a todos que entre os dias 29 de maio e 08 de junho de 2020, o setor Financeiro estará atendendo presencialmente os alunos para concessão de desconto de 5% em cima do valor do boleto referente a mensalidade de junho de 2020. Aceitaremos o pagamento até o dia 10 de junhoquarta-feira. 

Ressaltamos que o acesso ao desconto só será válido para pagamentos feitos diretamente no setor Financeiro, que estará atendendo de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h, exceto feriados.

Importante:  os alunos que efetuaram o pagamento da mensalidade de maio/2020 até o dia 08/05 e não tiveram acesso ao desconto ofertado pela faculdade (5,2%), poderão requere-lo acumulativamente na mensalidade de junho/2020.

Para dúvidas estaremos à disposição através do telefone (27) 3421-2563 ou pelo whatsapp (27) 99948-1154, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 19h, com intervalo das 12h às 13h.

Descontos na mensalidade de maio de 2020

A Faculdade PIO XII entendendo o momento pelo qual estamos passando, entendendo que a modalidade de aulas online trouxe redução de custos fixos tais como água, luz e serviços de limpeza, entendendo também que o prazo para pagamento até a próxima sexta-feira pode dificultar o cumprimento dos pagamentos de vocês determina o que segue:

Desconto de 5,2% nos boletos referentes a mensalidade de maio de 2020. Este desconto corresponde a redução de custos fixos tais como água, luz e serviços de limpeza.

Prorrogação do pagamento até o dia 11 de maio de 2020, segunda-feira.

O pagamento com a concessão de 5,2% só será aceito no setor financeiro da faculdade e em dinheiro.

Horário de atendimento do setor financeiro: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. Recomendamos o uso de máscara nas dependências da Faculdade.
Para melhor atendê-los, nos dias 08 e 11 de maio de 2020, o setor financeiro estará de plantão atendendo das 10h30 às 12h e das 13h às 19h.

 

Descontos e mensalidades do próximo semestre

Hoje a Faculdade PIO XII oferece, seguindo critérios diversos, descontos em suas mensalidades que podem chegar a 50%, ou mais, do valor integral para o curso. Diante disso, e entendendo que podemos ir além, a Faculdade PIO XII para o próximo semestre oferecerá uma campanha de descontos adicional, onde além dos descontos praticados poderá oferecer até 10% de desconto durante todo o semestre 2020/2 para os alunos que fizerem sua rematrícula até o dia 08 de julho de 2020.

 

Atendimento jurídico aos alunos e a comunidade

Além disso, Faculdade PIO XII entendendo o atual momento vivido por todos com alterações de legislações, e a emergente necessidade de resolução de questões jurídicas, coloca à disposição da sociedade o seu Núcleo de Prática Jurídica para orientações através do Whatsapp 27 99262-1079, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.

 

Campanha #estamosjuntos

Mas a Faculdade ainda quer ir além e quer ouvir você! Para isso deixará seus canais de atendimento disponíveis para ouvir seus alunos e entender o que está acontecendo com cada um de vocês e analisar, se necessário for, cada um de maneira exclusiva e personalizada. Neste caso vocês poderão continuar utilizando os canais habituais como whatsapp 27 99948-1154 com atendimento das 10h30 às 12h e, das 13h às 19h30. Também estará disponível o telefone da instituição 27 3421-2563 com atendimento 10h30 às 12h e das 13h às 19h30. Nos dois casos o atendimento é de segunda a sexta-feira, exceto feriados. Se preferirem poderão utilizar também os canais de contato de nossas redes sociais e também o e-mail comunicacao@pioxii-es.com.br.

 

Sabemos que os impactos serão para todos, inclusive para a instituição, porém o esforço para garantir a vocês o melhor que podemos oferecer neste momento nos faz crer que todo sacrifício valerá a pena, afinal #estamosjuntos.”

“Em me vindo o temor, hei de confiar em ti” (Isaias 56:3)

LUCIANO VILLASCHI CHIBIB – Diretor da Faculdade PIO XII