JORNAL A TRIBUNA 24|03
O Coordenador Geral de cursos da Faculdade Pio XII, Marcelo Loyola , e a Coordenadora de Ciências Contábeis, Tamires Endringer, contribuíram com matéria do Jornal A Tribuna, na última quinta-feira, dia 24 de março. A reportagem especial tratava sobre inadimplência e o esforço que muitas empresas varejistas estão fazendo para renegociar dívidas com o objetivo de impulsionar as compras para o Dia das Mães que se aproxima. Na matéria, o economista Marcelo Loyola explicou que de uma forma geral, para quem quer sair do endividamento e não voltar mais, a receita é controle de gastos, principalmente do cartão de crédito, cheques pré-datados e das compras parceladas. A Coordenadora Tamires, por sua vez, deu sua contribuição ao apresentar o NAE – Núcleo de Atendimento ao Endividado – serviço que a Faculdade Pio XII prestará à comunidade, onde estudantes orientados por professores do curso de Ciências Contábeis vão atender pessoas que tenham interesse em colocar as contas em dia. Tamires explicou ainda que os interessados no serviço devem agendar um horário pelo telefone 3421-2563.
JORNAL A TRIBUNA 26|03
Ainda para o Jornal A Tribuna, no último sábado, dia 26 de março, o economista Marcelo Loyola, e outros especialistas, revelaram como enfrentam a crise dentro de casa. Os profissionais consultados deram dicas de como fazer economia através de medidas simples.
JORNAL A TRIBUNA 27|03
Para a edição do Jornal A Tribuna de domingo, dia 27 de março, o Coordenador Marcelo Loyola opinou em matéria sobre inovação em meio à crise. O economista lembrou que hoje os jovens devem dar valor à liberdade que conquistaram. Segundo ele, isso é fundamental para a inovação, para o acesso à informação e até para o empreendedorismo.
Confira as reportagens de A Tribuna neste link.
JORNAL A GAZETA 28|03
A crise de cada um. Esse foi o tema do texto publicado hoje, 28 de março, no Jornal A Gazeta, de autoria do Professor de Direito da Pio XII José Carlos Rizk Filho. Rizk convida à reflexão sobre a crise imaterial, sobre nossos pensamentos e nossas atitudes frente ao momento atual. Boa leitura !
JORNAL A GAZETA 28/03
A Professora Sigrid Costa Valbão participa de reportagem especial do jornal A Gazeta desta segunda-feira, 28 de março, sobre a lama com rejeitos de minério que atingiu o Rio Doce devido ao rompimento de uma barragem da Samarco.
A matéria diz que “Peixes no Rio Doce apresentam contaminação até 140 vezes acima do limite”. Sigrid dá aula de Ecologia e Análise na Faculdade PIO XII e explicou que ocorre na região a chamada bioacumulação. “Algumas substâncias tóxicas que não são metabolizadas acabam se acumulando no organismos dos seres”.
O problema, explica ela, é que os metais tóxicos atingem vias metabólicas de nosso corpo e reagem alterando reações químicas, nos causando problemas. “Os metais tóxicos induzem a produção de radicais livres, que prejudicam as nossas células e complicam a nossa saúde”, diz, lembrando que em excesso eles podem causar várias doenças, inclusive câncer.
