O Centro de Pesquisas da PIO XII tem sido reconhecido pela mídia local devido ao brilhante serviço que tem prestado à comunidade, realizando pesquisas que abordam temas de interesse público.
Desde o ano de 2014, diversos levantamentos que são feitos pelos nossos estudantes, sob orientação do Professor Robson Carlos de Souza, Coordenador do Centro de Pesquisas, têm virado notícia no jornal A Tribuna, o de maior circulação no Estado.
O desempenho do Centro de Pesquisas tem crescido com o passar dos anos. Em 2015, sua produtividade foi 320% maior se comparado a 2014. No ano passado, foram realizadas 16 pesquisas, sendo que dessas, 12 foram publicadas no jornal A Tribuna, algumas com maior destaque, como a que ouviu os motoristas e motociclistas sobre o que mais irrita no trânsito.
Outra pesquisa importante foi sobre os bairros onde os moradores se sentem mais felizes. Jardim da Penha, em Vitória, ficou em 1º lugar.
Metodologia
As pesquisas são realizadas cuidadosamente, sob uma metodologia que visa obter os dados mais próximos possíveis da realidade. “Para calcular a amostra de cada pesquisa usamos os dados oficiais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, contou o Professor Robson Carlos. “Além disso, buscamos sempre entrevistados maiores de 16 anos, a não ser que o tema da pesquisa peça um público mais jovem”, detalhou o docente.
Os alunos que vão a campo passam por um treinamento ministrado pelo Coordenador Robson, a fim de que possam ir para a rua mais bem preparados. “Eles aprendem como abordar as pessoas na rua, e isso é muito importante para o resultado da pesquisa”, afirmou o Professor.
Só neste ano, o jornal A Tribuna já publicou duas pesquisas realizadas pela PIO XII. Nesse domingo, dia 17 de janeiro, o jornal noticiou nas páginas 32 e 33 a pesquisa sobre o que os capixabas têm deixado de fazer devido à crise econômica. Cuidar da beleza não é uma delas. Confira no site da REDE TRIBUNA.
A outra pesquisa já foi publicada aqui no site da PIO XII. Trata sobre as expectativas dos capixabas para a economia nos próximos meses.
Cine Cultura exibe filmes para reflexão
Além dos levantamentos, o Centro de Pesquisas da Faculdade realiza outras atividades com o objetivo de tornar o ambiente acadêmico ainda mais agradável para os estudantes. “Toda semana são exibidos filmes no Auditório da Faculdade, que visam fazer com que o aluno reflita sobre a atividade profissional nas áreas dos cursos que a faculdade oferece”, detalhou o Professor Robson. “Um bom filme que exibimos no Cine Cultura foi ‘O sucesso a qualquer preço’”, lembrou o docente.
Como os alunos estão de férias, o Cine Cultura está com as atividades suspensas, mas volta a todo vapor em fevereiro e com novidades. Aguardem!