Cada vez mais alunos tem sido lesados por Instituições irregulares. Recentemente uma matéria publicada pelo Gazeta Online falou a respeito de Faculdade processada por oferecer cursos não reconhecidos pelo MEC. Veja matéria

Os cursos ofertados por entidades não credenciadas, pelo Ministério da Educação (MEC), como Instituições de educação superior são considerados cursos livres, ou seja, embora não haja restrição legal à oferta deste tipo de aula, é vedada a emissão de diplomas ou certificados de conclusão.

Para evitar problemas durante a graduação e a pós-graduação, os estudantes devem ficar atentos a situações irregulares que possam ocorrer. Por isso, é importante verificar os quesitos que competem à Instituição de ensino superior obedecer; além disso, cabe aos próprios alunos seguirem determinadas práticas.

A primeira coisa que o estudante deve fazer antes de escolher sua Faculdade é verificar se esta é credenciada pelo Ministério da Educação. O credenciamento é exigido por lei, e as Instituições devem ser recredenciadas periodicamente. O interessado pode ter acesso a essa informação através do sistema e-Mec.

A Faculdade irregular não pode oferecer nenhum tipo de curso superior, de graduação ou pós-graduação. Os alunos ingressantes de Instituição não credenciadas não obterão seus diplomas. Vale ressaltar que se alguma Instituição credenciada emitir diploma para estudos cursados em outra entidade que não é credenciada, também cometerá irregularidade, e nessas situações o diploma também não será válido.

Com a autorização de abertura de curso fornecida pelo MEC a escola de ensino superior já possui permissão para abrir processo seletivo para um novo curso. Entretanto, essa situação é transitória, sendo necessário o posterior reconhecimento para a expedição e o registro do diploma. O reconhecimento deve ser solicitado pela Instituição quando a primeira turma cumprir entre 50% a 75% do tempo de duração do curso.

Sabendo de todas as normas necessárias, a nossa Faculdade busca cumprir a legislação nacional vigente. A PIO XII é a primeira Instituição de nível superior de Cariacica, e desde sua fundação mantém o objetivo de formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo. Uma Instituição devidamente credenciada pela MEC que oferece cursos de graduação e pós-graduação, devidamente regularizados.  Saiba mais.

Fique atento na hora de escolher o local para fazer a sua graduação!