No dia 22 de julho, alunos de Biomedicina da Faculdade PIO XII realizaram 220 testes em transeuntes do Shopping Moxuara. A ação “Hepatite C, você tem certeza de que não tem?” aconteceu das 14h às 18h, supervisionada pela Professora Sarah Castro Pires. Os alunos participaram previamente de uma capacitação. Na ação, eles fizeram busca ativa por pacientes portadores do vírus HCV, pela testagem rápida: um exame sorológico de triagem laboratorial.

De acordo com a Professora, a Hepatite C é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida por transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, etc.); higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings; da mãe infectada para o filho durante a gravidez e sexo sem camisinha com uma pessoa infectada (mais raras). “Trata-se de uma doença silenciosa e sua cronificação ocorre de 70% a 85% dos casos. Ela é a maior responsável por cirrose e transplante hepático no mundo ocidental. O diagnóstico precoce pode salvar a vida e amplia a eficácia do tratamento”, explica Sarah.

No Shopping, os pacientes receberam orientação de prevenção e forma de transmissão. A ação aconteceu em parceria com a ONG Pró-Vidas transplantes, representada pelo presidente Adauto Vieira. “Foi uma experiência única para os alunos”, ressalta a Professora Sarah.