Desde meados de março deste ano que a Faculdade PIO XII parou suas atividades presenciais por conta da Pandemia do Corona Vírus. A decisão veio do governo do estado através de decreto que suspendia as aulas afim de evitar aglomerações. A partir de então a instituição passou a oferecer a seus alunos, atendendo a uma normatização vinda do Ministério da Educação (Portaria de nº 343), aulas conhecidas como Aula Online ou Remota.

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A seguir vamos apresentar definições sobre as modalidades de aula que mais estão sendo utilizadas para sanar o problema da suspensão das aulas presenciais, ou seja, apresentar a vocês a diferença que existe entre Aula Online, praticada pela Faculdade PIO XII desde março e a modalidade EAD de ensino. Nossa expectativa é mostrar a todos que a Faculdade PIO XII, sempre prezando pela qualidade de seu ensino e pelas trocas que sempre teve com seus alunos, segue se empenhando ao máximo no cumprimento de seus deveres, sejam elas com as normas e vigências impostas pelo Governo, seja com seu corpo docente e administrativo e, principalmente, com seu bem maior que são os alunos. Com essa finalidade apresentamos a seguir artigo elaborado por Celso Niskier que é secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES.

O segmento de educação superior brasileiro, assim como todos os demais setores da economia, foi fortemente impactado com a pandemia do novo coronavírus – covid-19, que vem provocando a paralisação de empresas em todo o mundo, desde o início do ano. O estado de quarentena no qual estamos convivendo hoje é uma situação inédita no Brasil, embora já tenhamos enfrentado outros vírus mundiais, como por exemplo, a gripe espanhola e a gripe suína.

Situações excepcionais exigem soluções inabituais, o que normalmente implica em sacrifícios coletivos, especialmente quando estamos falando da saúde e da vida de milhares de pessoas. Existem muitas dúvidas sobre como iremos vencer essa pandemia, mas temos uma certeza: ela terá início, meio e fim, à exemplo dos casos anteriores.

Enquanto isso, o que precisamos fazer é encontrar alternativas eficientes para reduzir ao máximo seus efeitos. Para área de educação superior, a principal medida que vem sendo adotada é o uso da tecnologia para a continuidade das atividades presenciais em ambientes virtuais, conforme normatização do Ministério da Educação (Portaria de nº 343).

O que está sendo adotado no momento por boa parte das instituições de educação superior, em caráter emergencial, são aulas remotas, ministradas por professores, em sua maioria no mesmo horário convencional da aula presencial, por meio da utilização de recursos tecnológicos.  Dessa forma, as instituições arcam não somente com a manutenção do quadro acadêmico, como também com investimentos para a ampliação tecnológica, de modo a possibilitar a continuidade do conteúdo e para que não haja perda de aprendizagem para o estudante.

Embora as atividades presenciais estejam sendo substituídas provisoriamente por aulas remotas, o formato usado é diferente da modalidade EAD (Educação a Distância) tradicional, em que o conteúdo é, na maioria das vezes, assíncrono, autoinstrucional e conta com apoio de tutores. Devido a esta situação excepcional, as instituições passaram a oferecer turmas específicas com atividades remotas, com o objetivo de atender ao programa das disciplinas previstas para o curso presencial, tal qual o aluno contratou.

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