A Prefeitura de Viana está realizando o seu 1º Festival de Concerto. A programação começou no dia 7 de junho, com um workshop do violinista argentino Gabriel Mateos. No dia 10, clássicos do Tango e da Música Popular Brasileira (MPB) foram tocados em uma viola e um piano, com o violinista argentino Gabriel Mateos e a pianista capixaba Claudia Marques. A Orquestra de Violões Vem Tocar Comigo, de Marcílio de Noronha, foi quem fez a abertura do 1º Festival de Concertos de Viana.

Confira abaixo a programação do Festival, que vai até domingo!

22.06 (quinta-feira) – Apresentação da Banda Da Polícia Militar do Espírito Santo e Marcelo Ribeiro com o “Tributo ao Rock”, às 20 horas, no Teatro Municipal, Viana Sede;

23.06 (sexta-feira) – Apresentação da Banda Junior da Polícia Militar sob a regência do sargento Ádamo da Vitória, às 20 horas, no Teatro Municipal, Viana Sede;

24.06 (sábado) – Concerto com a Banda Filarmônica Jovem de Cariacica sob a regência maestro Frances Serpa, às 20 horas, no Teatro Municipal, Viana Sede;

25.06 (domingo) – Concerto Orquestra Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), sob a regência do maestro Sanny Souza, às 17 horas, no Teatro Municipal, Viana Sede;

Abaixo, matérias do site sobre os dois próximos shows:

Marcelo Ribeiro e Banda da PM juntos pela primeira vez no Festival de Concertos em Viana

Clássicos do rock vão agitar a noite desta quinta-feira (22) no 1º Festival de Concertos de Viana. Será a estreia da parceria entre o músico Marcelo Ribeiro e a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo. No repertório clássicos de Michael Jackson, Guns N’Rose e Bee Gees irão agitar o público. E tudo promete muita emoção. É o que afirma o próprio Marcelo Ribeiro, que falou um sobre a expectativa de, pela primeira vez, se apresentar ao lado de uma orquestra.

“Nunca toquei ao vivo com uma orquestra e para mim está sendo muito diferente ter um maestro me coordenando. Os ensaios estão rendendo e estaremos prontos para a apresentação, que promete ser mágica”, disse .

O músico, que está completando 35 anos de carreira, diz estar honrado por participar desse projeto. “Estou muito feliz e honrado com o que estamos podendo fazer. Espero que seja o primeiro de muitos”. No repertório, clássicos com “The Wall” de Pink Floyd e “Sweet Child O’ Mine” de Guns N’ Roses.

No concerto, músicas só no instrumental e também algumas cantadas, como o pot-pourri em homenagem a Lulu Santos. “Tivemos que fazer uma seleção para que as músicas se encaixassem bem com os dois estilos. Na hora também podem surgir outras coisas, tudo pode acontecer”. E concluiu: “Nosso objetivo é fazer com que o público participe com a gente. e sinta-se felize”.

Banda da Polícia Militar

A Banda de Música da PMES realiza em média 180 apresentações por ano. A Banda possui dois discos e um compacto gravados na década de 80, alem de três cds de músicas populares. Os integrantes da banda, além de desenvolverem as atividades típicas militares e os concertos, também investem em ações proativas com intervenções junto às crianças, adolescentes e jovens com os projetos da Banda Júnior e o Projeto Concertos Didáticos.

Texto: Giuliana Dias Gomes

 

Banda Júnior da PM apresenta clássicos da música brasileira no Festival de Concertos

O 1º Festival de Concertos de Viana, que teve início no dia 07 de junho, tem movimentado o município. A Banda Júnior da Polícia Militar do Espírito Santo é uma das atrações e se apresenta sob a regência do Sargento Ádamo da Vitória a partir das 20 horas. Canções de sucesso como ‘Asa Branca’, ‘Baião’ e ‘A volta da Asa Branca’, de Luiz Gonzaga estão no repertório.

De acordo com o sargento Moisés Junior Siqueira Rangel, um dos participantes do projeto, a Banda Júnior é formada por crianças e adolescentes da Região Metropolitana da Grande Vitória. “As ações buscam oportunizar o acesso das crianças e adolescentes a um novo cenário sociocultural e promover a valorização das principais instituições sociais. O corpo docente é formado por profissionais da Banda de Música da PMES, todos com formação de nível superior, utilizando o ensino não formal da música como ferramenta de inclusão”, explica o sargento.

A Banda integra o Projeto Sociocultural Banda Júnior da PMES que atende cerca de 300 alunos que estão regularmente matriculados na rede de ensino: pública e privada da Grande Vitória. Hoje, os alunos que tocam na Banda do projeto são 56 matriculados. Os ensaios são sempre aos sábados de 8 às 11 horas, no salão de ensaio da Banda de Música da PMES. A faixa etária varia de 14 a 18 anos, mas o projeto envolve ainda alunos colaboradores, que são os maiores de 18 anos que optam em continuar no projeto.

O sargento, explica, ainda que, a Banda Júnior participa de diversos eventos como aniversários, desfiles cívicos, solenidades escolares, entre outros. “A principal função é usar a música como ferramenta de auxílio na formação cidadã de cada um dos seus alunos e também, contribuir socialmente, oportunizando aos seus integrantes, a possibilidade de mudança na pirâmide social”, destaca.

Atualmente, o projeto é comandado pelo Capitão Benedito Correa da Silva e a Banda está sob a regência do Maestro 1º Sgt Adamo Rogério da Vitória. Na apresentação em Viana também integra o repertório, canções como: Brasil Marcha de Guerra (Thiers Cardoso e F. Harold); Fibra de Herói (Teófilo B. Filho e Guerra Peixe); Cicle Of Life (Elton John); La Mer, Besame Mucho e Green Eyes (Ray Conniff).

No sábado (24), a programação continua com apresentação da Banda Filarmônica Jovem de Cariacica, às 20 horas, sob a regência do maestro Frances Serpa. O encerramento das apresentações será no domingo (25), às 17 horas, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Fames sob a regência do maestro Sanny Souza.

Texto: Andressa Rocon

Fonte: Prefeitura de Viana