A Faculdade PIO XII, pioneira no município de Cariacica, foi criada pela Associação de Ensino Integrado e Organizado Universitário (AEIOU), fundada em 1993, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib.

Desde a sua fundação, o objetivo principal da Faculdade PIO XII é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo. Profissionais que demonstrem um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e também da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas).

Primeira instituição de nível superior de Cariacica, a Faculdade PIO XII lançou o seu curso de Administração em 1999. Em seguida vieram os cursos de Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Biomedicina (primeiro no Espírito Santo), Direito (primeiro no município de Cariacica) e os Tecnólogos em Logística, Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Comércio Exterior.

Mais uma vez, a Faculdade PIO XII partiu na frente, oferecendo os primeiros cursos MBA do município de Cariacica, desde 2007. O curso de Pós-Graduação “MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva” possui quatro áreas de concentração: Marketing e Negócios; Finanças Corporativas; e Gestão de Pessoas. Atualmente também temos o curso “MBA em Gestão Estratégica de Pessoas”.

Ao longo desses anos, a confiabilidade dos critérios e das ações da Faculdade PIO XII foi construída pelo talento e a dedicação de profissionais com excelência técnico-científica, permitindo oferecer uma capacitação sólida, por meio de cursos que exigem de seus alunos mais do que empenho e competência para assegurar a qualificação de um profissional preparado para os desafios da realidade contemporânea.

O resultado veio em forma de reconhecimento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) do Ministério da Educação (MEC): a PIO XII, com a Faeses – que engloba os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Comércio Exterior, além dos tecnólogos – aparece novamente com nota 4 no IGC* (dados de 2017). Nossa nota no Conceito ENADE*** também é nota 4 nos mesmos cursos citados.

Já no curso de Direito, a PIO XII está entre as dez instituições do Estado que mais aprovam no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O curso de Biomedicina, pioneiro e que se destaca no Espírito Santo, possui diversos projetos de Extensão, como o “Biomedicina e a Saúde da Comunidade”, “Biomedicina e a Terceira Idade”, “Biomedicina nas Escolas”, “Biomedicina Solidária”, “Comando de Saúde nas Rodovias” e “Transformando Sucata em Ciência”, entre outros.

O que a PIO XII espera continuar alcançando, com suas atividades, é a formação de cidadãos éticos, cientes de suas responsabilidades como agentes transformadores da sociedade brasileira. Na PIO XII, o aluno recebe todo suporte que precisa, sendo acompanhado de perto para concluir seu curso e depois alcançar o sucesso na vida profissional. Mas, mais do que formar profissionais, o que se busca é o desenvolvimento de alunos capazes de entender criticamente o conteúdo de seus cursos, nos quais o exercício de liderança e cidadania é fundamental.

Venha fazer parte da nossa Família PIO XII!

* IGC – Índice Geral de Cursos, que considera uma média ponderada das notas dos cursos de graduação no CPC** e da avaliação dos cursos pós-graduação de cada instituição junto a Capes. As notas vão de 1(insuficiente) a 5 (excelente).

** CPC – Conceito Preliminar do Curso, que considera o desempenho dos estudantes no Enade, além de corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e demais itens.

*** Enade – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.