Você já deve ter ouvido o termo Mindset. Mas já parou para pensar mais detalhadamente sobre ele? Te convido a refletir um pouquinho sobre isso.

Mindset ou modelo mental, é de uma maneira bem simples, a forma como pensamos. Como organizamos nossos pensamentos. É um conjunto de crenças que afetam nossos pensamentos e como nos comportamos. Uma das maiores especialistas neste assunto no mundo, a psicóloga americana e professora Carol Dweck, nos oferece belíssimas reflexões e pesquisas, em seu livro Mindset: a nova Psicologia do Sucesso, que recomendo muito que leiam.

Dando um pequeno “spoiler”, ela nos mostra que existem duas maneiras de visualizar nossa capacidade: *Uma ela chama de mindset fixo, que é acreditar que nascemos com um certo nível de habilidade e não podemos mudar isso. *E, a outra é o mindset de crescimento, quando acreditamos que podemos desenvolver nossa capacidade através de trabalho e esforço. Como já podemos pressupor, essas duas crenças diferentes nos levam a comportamentos diferentes e também a resultados diferentes.

Esses mindsets também nos levam a lidar com os problemas de maneira diferente. Pessoas com um mindset fixo ficam muito desanimadas com os problemas e tendem a se desinteressar e a desistir de resolvê-los. Já as pessoas com mindset de crescimento, encaram um problema como uma oportunidade de aprender. Tendem a se esforçar mais, para superá-lo. E tem mais, os mindsets não são importantes apenas para o aprendizado de novas habilidades. Eles podem afetar a nossa maneira de pensar sobre tudo. Por isso, é tão importante identificarmos qual é o nosso modelo mental predominante.

E você sabia que seu cérebro pode mudar? 🤔 A neurociência mostra que nosso cérebro continua a se desenvolver e mudar mesmo quando adultos. E essa notícia é ótima!!!! Nosso cérebro PODE SER REMODELADO ao longo do tempo, formando novas vias neurais.

E qual é o primeiro passo? Perceber que precisamos, e então, treinar nosso cérebro na nova habilidade.

Ter uma mentalidade de crescimento, acreditando que estamos no controle de nossa própria capacidade e podemos aprender e melhorar é a chave para nosso crescimento e melhoria contínua.

.

.

Neidy Christo – Professora de gradução e MBA na faculdade PIO XII, Mestre em Administração, Consultora e Mentora de Carreira

.

.

.

.