Tecnólogo é um tipo de curso de nível superior com menor duração que oferece uma formação específica. A modalidade foi desenvolvida visando atender a uma demanda do mercado que necessitava de profissionais qualificados em menos tempo.

A duração de um curso tecnológico varia entre dois a três anos e confere ao estudante diploma de formação superior. Diferentemente de um bacharelado, cuja formação é mais generalista, o conteúdo do tecnólogo tende a se concentrar mais na prática no que na teoria, visto a busca pela inserção dos profissionais mais rapidamente no mercado de trabalho.

Os cursos tecnológicos são divididos em 13 eixos: Ambiente e Saúde, Apoio Escolar, Gestão de Negócios, Produção Industrial, Segurança, Controle e Processos Industriais, Hospitalidade e Lazer, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design e Recursos Naturais.

Esta modalidade de graduação é indicada para quem deseja entrar logo no mercado de trabalho e exercer funções específicas. Também pode ser favorável para quem deseja mudar de área.

 Curso de tecnólogo x técnico

Muitas pessoas confundem curso técnico com o de tecnólogo. Apesar dos termos serem parecidos, os dois não são a mesma coisa. Pensando nessa confusão, vamos esclarecer as diferenças entre as duas modalidades de ensino.

Enquanto o nível de escolaridade do curso técnico é de ensino médio, o curso de tecnólogo é de nível superior. O curso técnico pode durar desde alguns meses até mais de três anos. Já o tecnólogo dura, em média, de dois a três anos.

Os requisitos para realizar as modalidades também são diferentes. O pré-requisito de cursos técnicos costuma variar entre ensino fundamental incompleto, ensino fundamental completo, ensino médio incompleto e ensino médio completo. Por sua vez, o tecnólogo exige ensino médio completo.

Apesar das duas formações terem como foco formar profissionais que consigam um emprego rapidamente, o curso técnico forma especialistas mais operacionais, enquanto que o tecnológico forma analistas, supervisores, etc.

Vantagens de fazer um tecnológico

Além da rapidez do acesso ao mercado de trabalho, outras vantagens tem aumentado a busca pelos cursos de tecnólogo. Confira algumas delas:

  1. Menor custo: Graças a sua curta duração e a preferência por focar na prática, o investimento financeiro de um curso tecnólogo é bem menor do que de outras graduações.

 

  1. Possibilidade de especializações: Por se tratar de um curso superior, ao fazer tecnólogo é possível se qualificar mais depois por meio de especializações. O tempo de duração da formação também garante acesso mais rápido a pós-graduações.

 

  1. Crescimento profissional: Com o diploma de curso de tecnologia é possível participar de concursos, realizar mestrado, doutorado, etc.

 

  1. Alta empregabilidade: Por ser desenvolvido com base em demandas específicas do mercado de trabalho, cursos tecnólogos possuem alta taxa de empregabilidade.

 

Tecnológico é na PIO XII

Faculdade PIO XII tem a missão de gerar saber que atenda às demandas sociais, culturais, científicas e tecnológicas da sociedade, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão contribuindo, dessa forma, para o crescimento e desenvolvimento da comunidade da qual participa, e ainda, a propiciar aos discentes a oportunidade de vivenciar a realidade do campo profissional e integrar a teoria à prática.

Atualmente, a Faculdade oferece quatro cursos tecnológicos com duração de dois anos: Gestão Comercial, Logística, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos.

Saiba mais informações sobre as formações acessando faculdade.pioxii-es.com.br/estude-aqui/