Por Jornal Extra – 09/04/18

Apenas a típica sala de aula com o professor de um lado e os alunos do outro já não dá mais conta de ensinar os jovens da geração atual. É o que diz Walmir Cardoso, gerente de conteúdo da TV Escola. Para deixar os alunos interessados e participativos, o ideal, segundo ele, é incluir métodos interativos de ensino.

— Hoje, o que fala ao jovem é o mundo audiovisual, principalmente o universo web. É com essa plataforma que ele interage, conversa e se sente parte e agente transformador.

Para ajudar o aluno nesse sentido, a TV Escola lança nesta segunda (9) a nova temporada do programa Hora do Enem, plataforma de suporte pedagógico que apoia estudantes que farão o exame mais importante do país. Em seu terceiro ano, o programa contará com recursos interativos, como uma TV, que exibirá mensagens enviadas pelos telespectadores, possibilitando a resolução de dúvidas de quem estiver assistindo.

— O primeiro bloco sempre recebe um professor convidado para resolver questões de provas anteriores do Enem. Alguns deles já conhecidos dos estudantes, como Rômulo Bolívar, famoso por seus vídeos sobre redação publicados na internet. Já no segundo bloco, o apresentador entrevista profissionais de diversas áreas e segmentos — explica Walmir, que também é professor de Física do programa.

— São cinco episódios semanais e cada um deles aborda um dos cinco segmentos de conhecimento exigidos pelo ENEM. Na segunda temos Matemática e suas Tecnologias; na terça, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e assim seguimos até sexta com todo o conteúdo — conclui.

Os episódios vão ao ar diariamente às 7h, com reprise às 13h e 18h.