resultado fies

 

Novo Fies: Saiba tudo antes de fazer a inscrição

As inscrições para o Novo Fies começam nesta quarta-feira (5). Tire todas as suas dúvidas com as perguntas mais frequentes sobre o novo modelo do financiamento, antes de fazer a inscrição da sua graduação.

Começaram nesta quarta-feira (5) as inscrições para o Novo Fies. O Fundo de Financiamento Estudantil do governo federal é uma das opções para quem quer cursar o ensino superior, mas não conseguiu uma vaga pelo Sisu. Por meio dele, é possível financiar as mensalidades da faculdade Pio XII

O Fies se diferencia do ProUni, outro programa do governo federal que visa facilitar o acesso ao ensino superior, porque toda a mensalidade do curso deve ser eventualmente paga pelo estudante, enquanto o ProUni oferece bolsas de 50% ou integrais em universidades particulares.

O programa foi reformulado pelo governo de Michel Temer, em 2018. Desde então, ele passou a funcionar com três tipos diferentes de financiamento que ainda causam dúvidas.

Neste Post, vamos entender melhor:

  • Sobre o Fies, P-Fies

  • Inscrição

  • Processo Seletivo

  • Resultado do Fies

  • Documentos Necessários

Siga conosco para saber tudo!

Como funciona o Fies?

Desde 2018, há três modalidades de financiamento que variam de acordo com o perfil socioeconômico dos candidatos. A primeira é a modalidade Fies, que funciona da forma já conhecida, destinada aos estudantes com renda familiar per capta de até três salários mínimos. As modalidades II e III são do tipo P-Fies (Programa de Financiamento Estudantil), voltadas para pessoas com renda familiar per capta de até cinco salários mínimos.

As taxas de juros também variam de acordo com a modalidade na qual o estudante se encaixa. Aqueles que tiverem direito ao Fies, terão juros zero. Já os que se enquadrarem nas modalidades P-Fies, terão taxa variável de acordo com o banco. Anteriormente, todos os financiamentos tinham juros de 6,5% ao ano.

Quem pode participar?

Podem se inscrever estudantes que tenham feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. O candidato deve ter obtido média aritmética nas provas acima de 450 e não pode ter zerado a redação. A partir de 2021, será preciso tirar no mínimo 400 na redação.

Quem já concluiu um curso de nível superior também pode participar do Fies. Exige-se apenas que a pessoa não tenha nenhuma dívida anterior com o programa.

Além disso, é necessário que a renda familiar mensal bruta do estudante seja de no máximo três salários mínimos por pessoa. Para a modalidade P-Fies , é preciso que esse valor esteja entre três e cinco salários mínimos.

É importante ressaltar que para ter acesso ao Fies, não é necessário que o estudante já tenha sido aprovado na faculdade. O próprio site do programa funciona como uma seleção para os cursos presenciais em instituições de ensino superior privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

O que é P-Fies?

Com o novo Fies o MEC dividiu o programa em três diferentes modalidades. A primeira (modalidade Fies) é um financiamento ofertado diretamente pelo governo ao estudante, tendo, por isso, um baixo custo, sendo ofertado a juro zero a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos.

Já as modalidades dois e três formam a categoria do P-Fies. A concessão desse financiamento é ofertada pelas instituições financeiras, mas com recursos públicos. Por essa razão, são capazes de ofertar um financiamento mais barato que o mercado, porém mais caro que o da modalidade I. Confira na tabela abaixo as principais diferenças entre o Fies e o P-Fies.

 

Fies (modalidade I)

P-Fies (modalidade II e II)

Categoria

Financiamento

Financiamento

Lista de espera

Possui lista de espera

Não possui lista de espera

Taxa de juros

Juro zero

Varia conforme o banco

Renda familiar mensal

Até 3 salários mínimos

Até 5 salários mínimos

Pagamento

Depois do curso

Depois do curso

Mudança na forma de pagamento do Fies

Com as novas mudanças, também foi estabelecido o fim da fase de carência de 18 meses para início do pagamento do financiamento. Agora o estudante irá iniciar o pagamento no mês seguinte ao término do curso, desde que esteja empregado e o valor será descontado automaticamente do salário do estudante.

Mas, e se o estudante não tiver renda?

Caso não esteja empregado, poderá quitar as prestações de forma mensal equivalente ao pagamento mínimo do financiamento.

Para os estudantes com contrato atrasado do Fies

Os estudantes que estiverem com contrato atrasado, com parcelas vencidas até 30 de abril de 2017, podem realizar o pagamento quitando 20% do saldo devedor em cinco vezes e o restante em até 175 parcelas. Tudo isso por meio do Programa Especial de Regularização do Fies.

Fundo Garantidor

O Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) foi criado com o objetivo de garantir os créditos para os financiamentos, assim, mesmo com o aporte da União, o fundo será formado principalmente por aportes das instituições, que terão adesão obrigatória.

Aos estudantes que não se enquadram no perfil do Fies…

Se você não se enquadra em nenhum dos perfis para contratação do novo Fies ou não tem interesse em contatar o financiamento, mas ainda quer ingressar no ensino superior, confira outras alternativas para começar os estudos na faculdade Pio Xii pelo Nossa Bolsa e Mais Bolsa.

O que é a CPSA?

A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é uma repartição presente nas instituições de ensino superior que aderem ao Fies, formada por cinco membros, sendo dois representantes da instituição de ensino, dois representantes da entidade máxima de representação estudantil da instituição e um representante do corpo docente também da instituição.

Essa comissão é a responsável pelo acompanhamento do processo do financiamento estudantil do estudante, sendo encarregado pela validação das informações prestadas pelo estudante no ato da inscrição, além de dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

Como fazer a Inscrição?

Para se inscrever no Fies é preciso se cadastrar no site do programa. Para isso, é necessário informar o CPF e a data de nascimento. Após preencher as informações, o estudante receberá um e-mail para fazer a ativação do cadastro.

O próximo passo é preencher as informações dos membros da família na aba “Grupo Familiar”. Por fim, o candidato deve escolher as opções referentes ao financiamento e ao curso.

Como Funciona o Processo de Seleção do Fies?

O processo seletivo do Fies acontece por etapas. Primeiro o estudante deve realizar a inscrição no site oficial do programa, no período divulgado no cronograma do Fies, levando em consideração os critérios exigidos pelo MEC para solicitar o financiamento, como a renda bruta familiar e a nota mínima obtida na prova do Enem de 450 pontos na soma das provas objetivas e maior que zero na redação.

Na inscrição o candidato irá escolher uma vaga que esteja de acordo com o seu perfil. Durante o período de inscrição a nota de corte pode variar constantemente, mas é possível que o candidato altere a opção de curso. A nota de corte do Fies é calculada de acordo com o número de vagas disponibilizadas e a nota dos candidatos não graduados inscritos.

Resultado do Fies

O Fies libera em chamada única o resultado com o nome dos contemplados em seu site oficial, de acordo com a data prevista no cronograma. Depois das vagas serem distribuídas aos candidatos classificados, caso o candidato não tenha sido contemplado na chamada única ainda é possível conseguir o auxílio por meio da lista de espera do Fies.

A lista de espera será liberada com as vagas dos candidatos que foram chamados, mas desistiram da contratação ou não se enquadraram nas regras do programa.

Documentos necessários após o resultado do Fies

Ao concluir a inscrição e sendo pré-selecionado, o estudante deve comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino para validar as informações. Depois de validada, o candidato deve ir à instituição bancária para contratar o financiamento com a original e cópia dos seguintes documentos:

Documentos do estudante:

  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);

  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do Prouni, quando for o caso;

  • Documento de identificação;

  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;

  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;

  • Comprovante de residência.

Documentos do fiador:

(No caso da opção por fiança convencional ou fiança solidária)

  • Documento de identificação;

  • CPF;

  • Certidão de casamento;

  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;

  • Comprovante de residência;

  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.

É importante lembrar que caso o estudante não compareça à CPSA ou à instituição financeira dentro do prazo, a inscrição será cancelada. E, se a contratação acontecer no decorrer do semestre e o estudante já ter pago algumas mensalidades, poderá ser ressarcido pela instituição de ensino.

O Fies pode ser combinado com o ProUni?

Uma pessoa que já foi beneficiada com uma bolsa parcial do ProUni pode se inscrever no Fies para financiar a parte da mensalidade não coberta pela bolsa. Ela, no entanto, não pode ser beneficiada pelos dois programas para cursos diferentes e simultâneos.

0800 Fies: Como entrar em contato com o financiamento estudantil

O MEC disponibiliza o 0800 Fies para que os estudantes possam tirar dúvidas em relação ao financiamento estudantil. Além disso, o fale conosco do MEC se estende a um serviço de autoatendimento por meio do site.

Quais cursos são disponibilizados pelo Fies?

A faculdade PIO XII é a mais a instituição de ensino mais tradicional de Cariacica que tem o compromisso de formar novos alunos, e o preparar para o mercado de trabalho.

Oferecemos os cursos de graduação pelo FIES:

Para informações mais detalhadas, acesso o portal do FIES.

Referências:

https://www.educamaisbrasil.com.br/fies

https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2020-02-05/inscricoes-para-o-novo-fies-comecam-hoje-tire-suas-duvidas.html