No dia 03 de junho, no auditório da Faculdade, ocorreu o “Seminário de Liderança”, organizado pelo Professor Rodrigo Alves.

O evento contou com a presença de três palestrantes de áreas distintas, no qual, puderam apresentar suas percepções de liderança nos respectivos cenários.

Iniciando o seminário, o palestrante convidado foi Leonardo Laruccia, consultor digital, que falou sobre “Liderança na era digital”.

Durante sua apresentação, Leonardo apontou diversas características que diferenciam líderes de chefes, como a forma de condução de equipe, ser um profissional preparado para as mudanças diárias do mercado e com a chegada da era digital, a necessidade de se adaptar as novas formas de comunicação e ao desenvolvimento de talentos.

Além das pontuações para bons líderes na era digital, o palestrante indiciou algumas ferramentas online que auxiliam na gestão, como Trello, Evernote e Dropbox.

Na sequência, o palestrante convidado foi Vinícius Simões, vereador de Vitória, que abordou o tema “Liderança na Política”.

Em sua palestra, Vinícius apontou as principais características de um líder na política e suas responsabilidades, pois suas decisões interferem na vida da população. “O líder político é uma construção de longo prazo e pode ser perdida com facilidade” afirma.

O líder político precisa estar atento a todas as situações, manter uma comunicação transparente e horizontal, buscar a satisfação de todos que votam e não votam no candidato.

Encerrando o seminário, o palestrante Walace Serafim, Diretor de Operações do Grupo Águia Branca, que abordou o tema “Liderança nas Grandes Empresas”.

Como principais características do líder nas grandes empresas, o profissional precisa construir um relacionamento duradouro com sua equipe, com seus fornecedores e seus clientes.

Dentro da empresa, é essencial motivar e engajar as pessoas. “Buscamos desenvolver competências é uma tarefa diária” informa.

No encerramento, o palestrante opinou sobre as principais características de um bom líder: Conhecimento, habilidade, atenção, decisão e previsibilidade.

O seminário foi um sucesso!