A psicologia tem um papel fundamental na sociedade, principalmente na contemporaneidade, visto que cada vez mais pessoas estão sendo assoladas por doenças mentais e problemas emocionais. Você tem vontade de estudar psicologia? vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a área.

O que é psicologia?

A psicologia é a ciência que lida com os estados e processos mentais. Ela é responsável por estudar o comportamento do ser humano e as maneiras que ele interage com o ambiente ao seu redor e em diferentes situações.

O que faz um psicólogo?

O profissional formado em psicologia tem o papel de analisar o comportamento humano e aplicar procedimentos científicos para atuar na prevenção e tratamento de doenças mentais, de comportamento, de personalidade e distúrbios emocionais.

Por meio da observação de padrões comportamentais, o psicólogo examina valores, emoções e pensamentos a fim de entender fenômenos psíquicos.

Por que estudar psicologia?

Se ao escolher o futuro profissional o seu objetivo é promover mudanças e enriquecer como pessoa, a psicologia é a profissão certa para você. Confira três motivos para escolher o curso:

  1. Autoconhecimento: Ao conhecer melhor a mente e o comportamento do ser humano, o estudante também acaba conhecendo melhor a si mesmo. Dessa forma, estudar a psique humana pode ajudar a lidar com situações do cotidiano e com suas próprias emoções.

 

  1. Ajudar as pessoas: O principal papel do psicólogo é ouvir o outro e ajudá-lo a lidar com problemas. Este profissional é capaz de auxiliar pacientes com as mais diversas perturbações que afetam a mente e, assim, proporcionar uma maior qualidade de vida.

 

  1. Ampla área de atuação: O profissional de psicologia não está presente só em clínicas. É possível atuar em diversas áreas como psicologia esportiva, jurídica, educacional, etc.

Como funciona a graduação em psicologia?

A graduação em psicologia dura em média 5 anos e possui duas habilitações: bacharelado e licenciatura. Ao obter o título de bacharel, o estudante se torna apto para se tornar pesquisador ou atender pacientes. Já a licenciatura forma profissionais que irão atuar como professores e em instituições de ensino.

A grade curricular do curso de psicologia varia conforme a habilitação escolhida. Contudo, entre as disciplinas mais comuns estão: neurologia, antropologia, análise do comportamento, psicologia social, entre outras. Durante o curso são estudas as mais variadas correntes e áreas da psicologia, o que faz a formação ter uma grande carga teórica.

Na maior parte das instituições o curso é integral e pode exigir a realização de estágio obrigatório. Ao concluir o curso, o formando recebe o título de bacharel em psicologia ou licenciado em psicologia. Para atuar como psicólogo é preciso estar registrado no Conselho Regional de Psicologia da cidade/estado.

Qual o perfil de um profissional de psicologia?

Para seguir a carreira em psicologia é importante dispor de certas características que irão ajudar a exercer a profissão. Entre elas, é essencial que um psicólogo saiba praticar a empatia, afinal entre suas funções está se colocar no lugar das pessoas a fim de encontrar soluções e entender conflitos.

Um profissional de psicologia também precisa ser livre de preconceitos. A última coisa que alguém deseja encontrar ao buscar tratamento é julgamento. Este profissional precisa criar um ambiente de confiança e acolhimento. Muitas vezes é necessário deixar seus valores de lado ao lidar com pacientes.

Por fim, outra habilidade fundamental é possuir uma personalidade analítica, uma vez que o psicólogo deve ser um bom ouvinte e observador para estar atento a sinais de linguagem e expressões corporais.

Onde um profissional de psicologia pode trabalhar?

O profissional em psicologia pode atuar em organizações públicas e privadas, seja em clínicas, hospitais, consultórios, escolas, instituições com fins sociais ou empreendendo ao abrir seu próprio consultório.

Além desses segmentos mais comuns, o psicólogo vem sendo recrutado para áreas relacionadas a comunicação e pessoas, como marketing, publicidade, recursos humanos, análise do comportamento de consumidores, etc. O intuito é aliar a psicologia com esses campos a fim de melhorar a eficácia de campanhas e aumentar a produtividade de empresas.

Principais áreas de atuação na psicologia

A psicologia oferece várias opções de áreas para seguir. Conheça as principais:

  1. Psicologia Clínica: O profissional atua no atendimento de crianças, adolescentes e adultos que possuem algum tipo de transtorno mental ou emocional com a finalidade de propor tratamentos e melhorar a qualidade de vida do paciente.

 

  1. Psicologia Educacional: Está diretamente ligada a processos de aprendizagem. Este profissional acompanha o desenvolvimento de estudantes e identifica dificuldades que podem atrapalhar o processo de ensino.

 

  1. Psicologia do Trabalho: Neste campo, o psicólogo elabora seleções e recrutamentos, aplica testes psicológicos e promove a qualidade de vida das pessoas no trabalho.

 

  1. Psicologia Jurídica: É responsável por criar e executar políticas de cidadania e direitos humanos, principalmente prevenindo a violência. Além disso, o psicólogo que atua na área jurídica avalia a condição psicológica e emocional de envolvidos em casos judiciais ou analisa crianças e adolescentes vítimas de abusos e maus-tratos.

 

  1. Psicologia do Trânsito: Entre as atividades destinadas ao profissional desta área, estão: aplicação de testes e exames em condutores e futuros motoristas, realização de avaliação psicológica, elaboração de pesquisas com a finalidade de promover educação e segurança no trânsito, etc.

Como está o mercado de psicologia?

O mercado de trabalho para quem faz faculdade de psicologia é amplo e vem crescendo cada vez mais. Isso porque nos últimos anos, problemas como ansiedade, depressão e estresse tem alcançado níveis alarmantes, o que demostra a necessidade de profissionais qualificados na área.

O setor de psicologia tende a se desenvolver nos próximos anos, uma vez que a sociedade está mais aberta a falar sobre problemas mentais e emocionais e a buscar formas de tratamento. Além disso, a crescente demanda por psicólogos em diversos ambientes profissionais tende a fortalecer a área.

Como alcançar sucesso na área?

Uma carreira sólida é o que a maioria das pessoas buscam na trajetória profissional. Contudo, alcançar tal feito não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas que podem ajudar:

  1. Invista em especializações: A especialização vai garantir que você tenha um diferencial perante outros profissionais, além de proporcionar um conhecimento aprofundado em determinada área, tornando o profissional mais competente.

 

  1. Trabalhe sua oratória: Parte do trabalho de um psicólogo é saber se comunicar bem. Querendo ou não, ao tratar um paciente será estabelecida uma relação que, assim como qualquer outra, exige uma boa comunicação.

 

  1. Networking é importante: Manter uma boa rede de contatos promove conexões que podem garantir uma boa vaga de emprego, além de manter o profissional atualizado sobre formações e novidades da área.

 

  1. Aposte no mundo digital: Além de ser um bom profissional, é preciso divulgar seu trabalho a fim de torna-lo conhecido ao público. Atualmente, sites e redes sociais são os principais meios para divulgar serviços.

Como ingressar na profissão?

Para se tornar um psicólogo é necessário cursar psicologia em uma instituição de ensino superior. Se você tem interesse de seguir essa carreira, o primeiro passo é buscar uma faculdade.

Como escolher a melhor instituição para se profissionalizar?

Você já sabe tudo sobre o curso e a carreira de psicologia, agora chegou a hora de escolher onde você quer estudar. A decisão certa de onde cursar o ensino superior vai ser fundamental na sua qualificação e na busca por oportunidades no mercado de trabalho. Como sabemos que você se preocupa com o seu futuro, aqui vão algumas dicas para escolher a instituição certa:

  • Credenciamento no MEC: A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher sua faculdade é verificar se a instituição está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O credenciamento é exigido por lei. O interessado pode ter acesso a essa informação através do sistema e-Mec.

 

  • Histórico da instituição: A história e imagem de uma faculdade são fatores importantes que a tornam referência. Sendo assim, procure saber mais sobre a trajetória da instituição, que nível de profissionais são enviados para o mercado de trabalho e se o ensino vai te tornar qualificado.

 

  • Infraestrutura: É importante também estar atento a infraestrutura da faculdade, afinal de contas é ali que você vai passar uma boa parte do seu dia estudando. Ter instalações de boa qualidade é essencial para o êxito nos estudos. Procure saber sobre as condições das salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc.

 

  • Grade curricular: A grade curricular consiste nas disciplinas que serão trabalhadas ao longo do curso. A mesma pode variar de faculdade para faculdade. Atente-se as disciplinas oferecidas e garanta que a instituição se preocupa em preparar seus alunos apropriadamente.

 

  • Descontos e bolsas: Sabemos que a questão financeira é um fator importante e decisivo na escolha de uma faculdade. Por isso, busque saber os descontos e as bolsas oferecidas pela instituição.

Por que escolher a PIO XII?

A Faculdade PIO XII é a primeira instituição de nível superior do município de Cariacica. Desde a sua fundação em 1998, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib, o objetivo principal da Faculdade é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo.

A prioridade da PIO XII é proporcionar aos seus estudantes um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social.

Aqui, os alunos são preparados por professores de renome no mercado e estimulados a exercitar o raciocino lógico, crítico analítico que permita reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimento.

Ademais, a instituição possui a estrutura física que você precisa. A Faculdade conta com salas bem equipadas, elevador e rampa para garantir acessibilidade, laboratórios de informática, laboratório – escola, auditório, copiadora, biblioteca com mais de 7 mil volumes, entre outras coisas.

Psicologia é na PIO XII

O objetivo do curso de psicologia da Faculdade PIO XII é formar profissionais com domínio teórico e prático das correntes da Psicologia, com competências e habilidades para atuar eticamente em diversos contextos da sociedade, comprometidos com as demandas sociais, com a produção de conhecimento na área, sempre em articulação com a realidade brasileira numa perspectiva generalista e interdisciplinar.

O profissional formado pela Pio XII terá uma formação sociocultural ampla, pautada em princípios éticos e humanísticos, conhecimento em uma comunicação adequada e eficaz, domínio da linguagem informatizada e a capacidade de resolver conflitos, de liderar e gerir espaços públicos ou privados.

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de psicologia, que tal planejar a sua entrada na PIO XII? Nós temos 8 formas de ingresso – Enem, vestibular, transferência, segunda graduação, reingresso, programa Mais Bolsa, Nossa Bolsa e FIES- e diversos descontos esperando por você.

Já estamos prontos para te receber! Saiba mais acessando o nosso site: http://faculdade.pioxii-es.com.br/