Escolher uma profissão para seguir não é uma tarefa nada fácil. Por isso, pesquisar sobre é fundamental. Se você está considerando cursar Ciências Contábeis, este texto é para você. Vamos te contar tudo o que precisa saber sobre a carreira na área.

O que é Ciências Contábeis e o que faz um contador?

A contabilidade é uma ciência que tem o intuito de acompanhar movimentações financeiras e variáveis que afetam patrimônios. A função do contador é administrar, registrar, analisar e controlar todas as informações financeiras de uma instituição, empresa ou pessoa física.

Entre as atividades desenvolvidas por um contador, estão: prestação de contas, cálculo de impostos, declaração de imposto de renda, registro de transações, acompanhamento de lucros e despesas, entre outras.

Além disso, o contador é o profissional indicado para ajudar com abertura de empresas, dado que entre suas funções está apurar impostos, ajudar em trâmites e propor o regime tributário mais adequado para cada tipo de negócio.

Por que estudar Ciências Contábeis?

Elencamos os 3 principais motivos para estudar Ciências Contábeis:

  1. Mercado favorável: Devido a uma obrigatoriedade legal, todas as empresas possuem um contador no seu time de colaboradores. Isso faz com que o setor tenha uma alta empregabilidade sendo raro encontrar um bom profissional desempregado.

 

  1. Oportunidades fora do Brasil: Por ser uma profissão que utiliza de padrões globais, a atuação de um profissional internacionalmente se torna muito mais fácil. É comum encontrar contadores atuando em multinacionais e investindo na carreira internacional.

 

  1. Chance de empreender: Aqueles que se formam em Ciências Contábeis, além de trabalhar no setor público ou privado, têm também a oportunidade de abrir seu próprio negócio prestando serviços.

Como funciona a graduação em Ciências Contábeis?

A graduação em Ciências Contábeis dura em média quatro anos e é do tipo bacharelado. Engana-se quem acredita que a contabilidade envolve somente matemática, a grade curricular do curso concilia conhecimentos de diferentes áreas, como administração, economia, filosofia, Direito, etc.

Dessa forma, fazem parte da matriz curricular da graduação disciplinas como Matemática Financeira, Controladoria, Empreendedorismo, Psicologia Organizacional, Ética Profissional, entre outras.

Em relação a estágio supervisionado, fica a critério de cada instituição exigir que seja obrigatório ou não. Para receber o diploma é exigido que o estudante apresente uma monografia ao final do curso. Ao concluir o curso, o formado recebe o título de bacharel em Ciências Contábeis.

Qual o perfil de um profissional de Ciências Contábeis?

Algumas características são importantes na carreira de um contador e o ajudam a se sair melhor na profissão. A mais importante delas é gostar de fazer cálculo, visto que o contador precisa lidar com números o tempo todo. Ética também é uma característica essencial que um profissional de contabilidade precisa ter. Isso porque é preciso discrição ao lidar com a vida financeira de muitas pessoas e empresas que podem compartilhar dados sigilosos.

Outra característica fundamental é a organização. Por lidar com diversos dados, o contador precisa se manter organizado para não cometer nenhum erro. Por fim, o contador precisa sempre se manter atualizado em relação as leis tributárias e mudanças na legislação a fim de estar por dentro dos rumos da profissão.

 Onde um contador pode trabalhar?

Existem profissionais que trabalham no mercado de seguros, na área tributária de empresas, na gerência financeira, auditoria, etc. Um contador pode prestar serviços em escritórios de contabilidade, instituições públicas e privadas e também em organizações não governamentais. Além disso, também é possível empreender.

Principais áreas de atuação na Ciências Contábeis

Conheça as principais áreas de atuação que podem ser seguidas por um contador:

  1. Consultor financeiro: Podendo atuar em diversas áreas como a tributária, análise financeira, comércio exterior, entre outras, o consultor financeiro pode atuar de forma autônoma ou contratado por um escritório.
  2. Analista contábil: Este profissional é responsável por analisar e classificar o setor financeiro de uma instituição a fim de promover a demanda de pagamentos e recebimentos. Também é responsável por apurar impostos e elaborar relatórios de contabilidade.

 

  1. Auditor: O auditor contábil analisa e confere os registros contábeis de uma empresa a procura de possíveis falhas ou fraudes. Ele é responsável por examinar a situação econômica da instituição emitindo relatórios com possíveis problemas e propondo soluções.

Como está o mercado de Ciências Contábeis?

O contador é essencial para o sucesso de qualquer empresa e sua contratação está prevista por lei, ou seja, cada nova empresa deve possuir um contador.

Quando o cenário econômico não é favorável, o contador ajuda a elaborar investimentos e formas de manter a empresa ativa. Quando o cenário econômico é favorável, também é o contador que orienta as ações financeiras e de expansão de empreendimentos. Por essa razão, a Contabilidade tem uma das maiores taxas de empregabilidade do país.

Especialistas projetam boas tendências para o futuro da profissão. Os profissionais que souberem aliar conhecimento com tecnologia terão prosperidade na área.

Como alcançar sucesso na área?

Se você pretende ser um contador de sucesso é preciso se tornar um profissional diferenciado. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:

  1. Busque especialização: A especialização garante a obtenção de conhecimento especifico que pode dar uma alavancada na carreira. Buscar uma formação aprofundada pode te ajudar a conseguir melhores oportunidades de trabalho.

 

  1. Estude idiomas: Graças a globalização, muitas multinacionais buscam expandir seus negócios para outros países. Um contador que tenha conhecimento em outros idiomas pode dialogar com o mundo corporativo e conquistar oportunidade únicas.

 

  1. Utilize a tecnologia a seu favor: No ramo da contabilidade muitos procedimentos podem ser feitos com auxilio da tecnologia. Existem softwares que agilizam processos e simplificam atividades.

Como ingressar na profissão?

Para se tornar um contador é necessário concluir um curso superior em Ciências Contábeis. Se você tem interesse de seguir essa carreira, o primeiro passo é buscar uma faculdade.

Como escolher a melhor instituição para se profissionalizar?

Você já sabe tudo sobre o curso e a carreira de Ciências Contábeis, agora chegou a hora de escolher onde você quer estudar. A decisão certa de onde cursar o ensino superior vai ser fundamental na sua qualificação e na busca por oportunidades no mercado de trabalho. Como sabemos que você se preocupa com o seu futuro, aqui vão algumas dicas para escolher a instituição certa:

  • Credenciamento no MEC: A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher sua faculdade é verificar se a instituição está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O credenciamento é exigido por lei. O interessado pode ter acesso a essa informação através do sistema e-Mec.

 

  • Histórico da instituição: A história e imagem de uma faculdade são fatores importantes que a tornam referência. Sendo assim, procure saber mais sobre a trajetória da instituição, que nível de profissionais são enviados para o mercado de trabalho e se o ensino vai te tornar qualificado.

 

  • Infraestrutura: É importante também estar atento a infraestrutura da faculdade, afinal de contas é ali que você vai passar uma boa parte do seu dia estudando. Ter instalações de boa qualidade é essencial para o êxito nos estudos. Procure saber sobre as condições das salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc.

 

  • Grade curricular: A grade curricular consiste nas disciplinas que serão trabalhadas ao longo do curso. A mesma pode variar de faculdade para faculdade. Atente-se as disciplinas oferecidas e garanta que a instituição se preocupa em preparar seus alunos apropriadamente.

 

  • Descontos e bolsas: Sabemos que a questão financeira é um fator importante e decisivo na escolha de uma faculdade. Por isso, busque saber os descontos e as bolsas oferecidas pela instituição.

Por que escolher a PIO XII?

A Faculdade PIO XII é a primeira instituição de nível superior do município de Cariacica. Desde a sua fundação em 1998, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib, o objetivo principal da Faculdade é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo.

A prioridade da PIO XII é proporcionar aos seus estudantes um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social.

Aqui, os alunos são preparados por professores de renome no mercado e estimulados a exercitar o raciocino lógico, crítico analítico que permita reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimento.

Ademais, a instituição possui a estrutura física que você precisa. A Faculdade conta com salas bem equipadas, elevador e rampa para garantir acessibilidade, laboratórios de informática, laboratório – escola, auditório, copiadora, biblioteca com mais de 7 mil volumes, entre outras coisas.

Ciências Contábeis é na PIO XII

O curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pio XII tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver de melhor maneira as atividades em sua área de atuação, o que inclui planejamento, organização, orientação e preparação das demonstrações contábeis, essenciais à elaboração orçamentária de uma empresa.

O profissional formado na PIO XII, além de outras coisas, será capaz de elaborar balancetes, balanços e demonstrações do movimento por contas ou grupos de contas, de forma analítica ou sintética, visando apresentar resultados gerais da situação patrimonial, econômica e financeira da empresa. Também estará apto para analisar a classificação e avaliação de despesas para apropriar custos de bens e serviços; preparar e fundamentar a declaração do imposto de renda de empresas para avaliar o valor do tributo devido.

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de Ciências Contábeis, que tal planejar a sua entrada na PIO XII? Nós temos 8 formas de ingresso – Enem, vestibular, transferência, segunda graduação, reingresso, programa Mais Bolsa, Nossa Bolsa e FIES- e diversos descontos esperando por você.

Já estamos prontos para te receber! Saiba mais acessando o nosso site: http://faculdade.pioxii-es.com.br/