Se você tem afinidade com matérias que envolve ciência, tem sede por conhecimento e é curioso, o curso de Biomedicina pode ser o ideal para você. Vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre a área.

O que é Biomedicina?

Biomedicina é a ciência que conecta conhecimentos da biologia, química e saúde humana (medicina). O objetivo da área é compreender as causas e efeitos de doenças para desenvolver e aprimorar diagnósticos e tratamentos.

O que faz um biomédico?

O biomédico permeia por mais de 35 habilitações na área da saúde a fim de encontrar formas de tratamento, vacinas e medicamentos. Não é papel do biomédico realizar cirurgias ou prescrever medicamentos. Contudo, é ele quem identifica e estuda microrganismos e fornece informações sobre organismos causadores de doenças aos médicos.

O profissional está apto a realizar estudos e pesquisas em diversas disciplinas biomédicas como embriologia, fisiologia, genética, microbiologia, entre outras. Atualmente, boa parte dos profissionais de Biomedicina atuam principalmente em análises clínicas examinando amostras biológicas como fluídos, sangue, fezes, etc.

 

Por que estudar Biomedicina?

  • Profissão do futuro: A área de Biomedicina está em constante expansão, principalmente pelo aprofundamento nos campos de estética e genética. Além disso, o setor é extremamente importante para a pesquisa de doenças ainda desconhecidas.

 

  • Várias possibilidades de atuação: Se a ideia de fazer a mesma coisa pelo resto da vida te assusta, saiba que a Biomedicina é uma profissão versátil. O profissional tem a sua disposição diversas possibilidades de atuação e pode se reinventar dentro da área.

 

  • Papel social: O biomédico desempenha um papel extremamente importante na área da saúde. Este profissional tem a oportunidade de transformar a vida das pessoas por meio de pesquisas, diagnósticos e a busca por tratamentos, vacinas e medicamentos para tratar doenças que aflige a sociedade.

 

Como funciona a graduação em Biomedicina?

A graduação em Biomedicina dura em média 4 anos. A grade curricular tem muitas matérias ligadas a biologia e química. Além dos conhecimentos teóricos, o estudante é apresentado a rotina da profissão por meio de atividades práticas realizadas em laboratório.

Para obter o diploma é obrigatório estagiar e, no final do curso, produzir uma monografia. Ao final da graduação, o formado recebe o título de bacharel em Biomedicina.

Carreira

Qual o perfil de um biomédico?

Está interessado no curso de Biomedicina, mas não sabe se tem o perfil de um biomédico? Vamos te apresentar as principais características essenciais para a profissão.

  1. Ser curioso: Curiosidade é o traço de personalidade número um de quem deseja seguir profissões na área da ciência. Faz parte da carreira de Biomedicina gerar conhecimento e isso envolve pesquisar a fundo e nunca se contentar com respostas rasas.

 

  1. Perseverança: Muitas vezes descobertas não são feitas rapidamente. É preciso que o biomédico seja perseverante ao buscar soluções, visto que pode levar muito tempo.

 

  1. Trabalhar bem em equipe: O biomédico trabalha em conjunto com profissionais de outras áreas como médicos, farmacêuticos, biólogos. Por isso, trabalhar bem em equipe é uma habilidade que garante rapidez e eficiência na execução de uma tarefa.

 

  1. Gostar de estudar e se manter atualizado: Como é uma profissão que lida com pesquisa, o biomédico nunca para de estudar e precisa sempre estar atualizado em relação as novidades que surgem no setor.

 

Onde um biomédico pode trabalhar?

O ramo de Biomedicina é diverso. Um profissional da área pode atuar em laboratórios, clínicas, hospitais, órgãos públicos, empresas privadas de pesquisa e até mesmo no exército. Seguir a carreira acadêmica também é uma opção para aqueles que se identificam com o ramo.

A área ainda oferece a possibilidade de atuação no exterior, uma vez que a biomedicina está presente em mais de 20 países.

Existem, ainda, múltiplas opções de campo de atuação para seguir. Segundo o Conselho Federal de Biomedicina, o biomédico pode atuar em 35 habilitações.

Conheça as principais:

  • Análises clínicas: Também conhecida como Patologia Clínica, essa área realiza exames e analisa amostras biológicas que podem incluir sangue, urina, fezes, líquidos corporais, entre outros materiais. É papel do profissional de Biomedicina interpretar os resultados, organizar dados e informar os médicos responsáveis pelo paciente.

 

  • Análises ambientais: O biomédico que opta por atuar como analista ambiental é responsável por analisar dados a fim de propor ações mais sustentáveis para o meio ambiente. Esse profissional pode cuidar do tratamento de água, avaliar a qualidade de alimentos, determinar impactos ambientais de práticas corporativas, entre outras atividades.

 

  • Biologia molecular: A biologia molecular constitui-se em estudar as interações entre os vários sistemas de células, apurando inclusive a relação entre DNA, RNA e a síntese de proteínas. Neste campo de atuação, cabe ao biomédico coletar dados, analisar, interpretar e elaborar laudos técnicos.

 

  • Genética: O biomédico que trabalha com genética está inserido em um campo amplo. O profissional dessa área pode desenvolver atividades como pesquisas cientificas, trabalhar com doenças, reprodução humana, elaborar laudos laboratoriais, realizar testes de paternidade, etc.

 

  • Biomedicina estética: Na prática, um profissional de Biomedicina que atua na área da estética tem a função de impulsionar o bem estar físico e estéticos de pacientes. Ele pode realizar procedimentos, tratamentos e tratar disfunções.

 

Como é o mercado de biomedicina?

A Biomedicina é considerada uma área de grande relevância no Brasil, visto que é fundamental para a saúde do ser humano. O mercado de trabalho da área está em constante desenvolvimento e tem uma alta perspectiva de crescimento.

Como já dito, as habilitações que um biomédico pode atuar são múltiplas, o que garante diversas oportunidades no mercado. O crescimento do setor estético no país é uma grande aposta na geração de novos empregos na área, além do progresso de setores que buscam curas de doenças e atuam ligados a reprodução humana.

 

Como ter sucesso na área?

Alcançar o sucesso profissional depende de uma sucessão de boas escolhas. Por isso, aqueles que desejam construir uma carreira sólida precisam traçar metas. Uma boa forma de facilitar as tomadas de decisões é apostar em um plano de carreira, que servirá como norteador para realizar seus objetivos. É por meio dele que se elabora a estratégia necessária para alcançar o que deseja na trajetória profissional.

Outro diferencial para quem deseja deslanchar na carreira é apostar em uma pós-graduação e em especializações. Uma jornada profissional de sucesso depende, em grande parte, da formação, visto que adquirir um conhecimento mais aprofundado em determinada área proporciona uma atuação diferenciada e promissora. Manter-se em constante aprendizagem é uma das chaves para garantir um lugar no seu topo profissional.

Por fim, dominar outras línguas pode abrir portas na carreira de um biomédico. Além de proporcionar a possibilidade de atuação em outro país, dominar outro idioma, principalmente o inglês, é uma vantagem enorme.

O conhecimento em inglês facilita acesso a conteúdo de revistas cientificas e artigos vindos de fora. Isso irá garantir que o profissional saiba tudo do mundo cientifico em primeira mão.

 

Como ingressar na profissão

Para se tornar um biomédico é necessário cursar Biomedicina em uma instituição de ensino superior. Se você tem interesse de seguir essa carreira, o primeiro passo é buscar uma faculdade.

 

Como escolher a melhor instituição para se profissionalizar?

Você já sabe tudo sobre o curso e a carreira de Biomedicina, agora chegou a hora de escolher onde você quer estudar. A decisão certa de onde cursar o ensino superior vai ser fundamental na sua qualificação e na busca por oportunidades no mercado de trabalho. Como sabemos que você se preocupa com o seu futuro, aqui vão algumas dicas para escolher a instituição certa:

  • Credenciamento no MEC: A primeira coisa que você deve fazer antes de escolher sua faculdade é verificar se a instituição está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). O credenciamento é exigido por lei. O interessado pode ter acesso a essa informação através do sistema e-Mec.

 

  • Histórico da instituição: A história e imagem de uma faculdade são fatores importantes que a tornam referência. Sendo assim, procure saber mais sobre a trajetória da instituição, que nível de profissionais são enviados para o mercado de trabalho e se o ensino vai te tornar qualificado.

 

  • Infraestrutura: É importante também estar atento a infraestrutura da faculdade, afinal de contas é ali que você vai passar uma boa parte do seu dia estudando. Ter instalações de boa qualidade é essencial para o êxito nos estudos. Procure saber sobre as condições das salas de aula, laboratórios, biblioteca, etc.

 

  • Grade curricular: A grade curricular consiste nas disciplinas que serão trabalhadas ao longo do curso. A mesma pode variar de faculdade para faculdade. Atente-se as disciplinas oferecidas e garanta que a instituição se preocupa em preparar seus alunos apropriadamente.

 

  • Descontos e bolsas: Sabemos que a questão financeira é um fator importante e decisivo na escolha de uma faculdade. Por isso, busque saber os descontos e as bolsas oferecidas pela instituição.

 

Por que escolher a PIO XII?

A Faculdade PIO XII é a primeira instituição de nível superior do município de Cariacica. Desde a sua fundação em 1998, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib, o objetivo principal da Faculdade é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo.

A prioridade da PIO XII é proporcionar aos seus estudantes um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social.

Aqui, os alunos são preparados por professores de renome no mercado e estimulados a exercitar o raciocino lógico, crítico analítico que permita reconhecer e definir problemas, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimento.

Ademais, a instituição possui a estrutura física que você precisa. A Faculdade conta com salas bem equipadas, elevador e rampa para garantir acessibilidade, laboratórios de informática, laboratório – escola, auditório, copiadora, biblioteca com mais de 7 mil volumes, entre outras coisas.

 

Pioneira em Biomedicina no Espírito Santo

A Faculdade PIO XII foi a primeira a oferecer o curso de Biomedicina no Espírito Santo. Os profissionais formados aqui são enviados para o mercado de trabalho com o mais alto grau de qualificação, capazes de enfrentar desafios e responsáveis com a ética da profissão.

Na PIO XII, os estudantes de Biomedicina têm contato com a rotina da profissão durante toda a graduação. A faculdade proporciona acesso a laboratórios bem equipados e a oportunidade de adquirir experiência por meio do atendimento a comunidade.

Agora que você já sabe tudo sobre a profissão de Biomedicina, que tal planejar a sua entrada na PIO XII? Nós temos 8 formas de ingresso – Enem, vestibular, transferência, segunda graduação, reingresso, programa Mais Bolsa, Nossa Bolsa e FIES- e diversos descontos esperando por você.

Já estamos prontos para te receber! Saiba mais acessando o nosso site: http://faculdade.pioxii-es.com.br/