“A panela de barro é uma herança indígena ao povo Capixaba”, brada o Coordenador da Quarta Cultural, Professor Marcos Anselmo da Vitória. Por ser um destaque cultural de nosso Espírito Santo, o Professor trouxe o tema para a nossa Quarta Cultural – que homenageou o Dia do Índio, neste 19 de abril.

De Goiabeiras, onde estão as nossas paneleiras, vieram panelas, barro e tanino. Dessa forma, os alunos puderam ver e tocar os materiais. É a Associação das Paneleiras que preserva as etapas e a forma de produção artesanal das panelas.

“Agradeço muito a Dona Berenice Nascimento, que é a presidente da Associação, por ter cedido as panelas para a nossa Quarta Cultural. Também precisamos agradecer ao Sr. Erildo Denadai, Secretário de Cultura de Cariacica, por ceder o veículo para transportar as panelas de Goiabeiras à Faculdade PIO XII”, agradece o Professor.

Abaixo, um vídeo bem curto sobre as paneleiras, e outro um pouco maior, sobre como elas são feita. Confira também as fotos da Quarta Cultural.