O Programa de Iniciação Científica do curso de Biomedicina da Faculdade PIO XII foi contemplado com projeto aprovado na FAPES (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo). O resultado foi divulgado após submissão do projeto cumprindo as diretrizes do edital CNPq/FAPES Nº 22/2018 – Programa Primeiros Projetos.

O título do projeto aprovado é “Avaliação de bacteriófagos como indicadores de vírus entéricos em águas recreacionais” e o estudo será realizado em colaboração com o Laboratório de Saneamento do Departamento de Engenharia Ambiental da UFES. O coordenador do Programa da IC-PIOXII, Prof. Dr. Rodrigo Pratte juntamente com a coordenadora do curso de Biomedicina, Prof. Sigrid Freire, informaram que a Faculdade PIO XII possui um histórico de incentivo à pesquisa científica e fomenta a participação dos seus alunos financiando recursos para manutenção de bolsas pelo Programa de Iniciação Científica do curso de Biomedicina.

A proposta do atual projeto é estabelecer uma nova metodologia para detecção viral que seja mais simples, rápida e econômica comparada aos métodos moleculares utilizados normalmente para detecção e quantificação de vírus entéricos em amostras ambientais. O estudo será realizado no estuário adjacente à Ilha das Caieiras a noroeste da Baía de Vitória.

Parabéns a todos os envolvidos!