MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva – Gestão de Pessoas

Sobre o curso

Um mercado cada vez mais competitivo e exigente torna ainda mais difícil a escolha de sua pós-graduação. Para fazer essa escolha é preciso conhecer os diferenciais de um curso e as possibilidades profissionais que se abrem para seus alunos. O MBA da Faculdade PIO XII foi estruturado a partir de uma premissa essencial: ensinar a fazer de forma inteligente.
Aqui, além da titulação de seus professores, mais importante é o histórico deles no mercado. Por isso, nosso quadro possui empresários, consultores, diretores e gerentes: gente que se destaca.

DIFERENCIAIS DO CURSO

Quadro de professores com larga experiência profissional, além de sólida formação acadêmica.

Intercâmbio com empresas, gerando oportunidades profissionais aos alunos, inclusive com recolocações no mercado.

Programa de mentoring para preparar o aluno em sua área de concentração. No mentoring, um profissional do mercado orienta o aluno a se aprofundar e se integrar ao universo de teoria e prática de sua área. O mentor proporciona uma visão mais ampla das perspectivas de carreira e caminhos que o aluno pode seguir, inclusive indicando-o para novas oportunidades no mercado ou contribuindo para a sua promoção na empresa atual. O mentor facilita o ingresso do aluno emnetworks, fornece feedbacks sobre o seu desempenho atual, atribui tarefas ao aluno para que sejam cumpridas de forma competente e inovadoras e oferece oportunidades de aprender novas habilidades.

Objetivo

Formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.

Formar uma elite de executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa.

Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.

Formar profissionais capazes de estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios, descobrindo novas oportunidades negociais, estruturando a base produtiva de comercialização.

Formar profissionais capazes de desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado, definindo tipo de empreendimento com o melhor perfil possível de investidores e com uma proposta que seja adequada aos interesses mercadológicos.

Fornecer habilidades conceituais atualizadas e capacitação profissional voltada para a competitividade e alta performance empresarial, com a visão  dinâmica da estratégia corporativa em cenários mercadológicos de alta  competitividade.

Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva.

Melhorar a performance profissional, estimulando o desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio e de atitudes de foco no cliente e fornecedores através dos mais modernos conceitos de marketing integrado.

Preparar e qualificar os participantes para a aplicação dos conceitos em práticas empresariais modernas.

Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).

Área de Atuação

Profissionais que aspiram a cargos executivos e de inteligência empresarial que demandem além de experiência profissional, de sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças, estratégia, marketing  e pessoas. Além disso, cursando a disciplina optativa de Metodologia do Ensino Superior o profissional estará habilitado à docência em instituições de ensino superior.

Grade Curricular

Carga horária do curso: 440h
Núcleo Comum: 400h
Área de Concentração/Núcleo Específico: 40h (28h presenciais e 12h semi-presenciais)

GRADE CURRICULAR

Núcleo Comum

Gestão das Organizações Contemporâneas

Gestão de Pessoas e Liderança

Cultura, Poder e Ética nas Organizações

Planejamento Estratégico

Inteligência Competitiva

Gestão e Inteligência de Marketing

Comunicação Empresarial

Estratégias de Negociação e Resolução de Conflitos

Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão

Proposta e Planejamento do Artigo de Gestão

Contabilidade para Gestores

Matemática Financeira

Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Plano Integrado de Negócios

Cenários Econômicos

Gestão da Qualidade e Produtividade

Elaboração e Análise de Projetos

Direito Empresarial

Núcleo Específico Área de GESTÃO DE PESSOAS

Modalidade: Mentoring

Núcleo temático de Gestão de Pessoas baseado em situações reais de empresas, as quais são apresentadas e discutidas de forma específica, integrando a teoria à prática em aulas presenciais, atividades semi-presenciais,  aulas de campo/visitas a empresas, orientação da pesquisa final em atividade executiva, brainstorming com executivos convidados e cases de sucesso.

Corpo Docente

André Ricardo Nahas

Mestre em Administração de Empresas pela UFES. Especializações em Negócios pela Fundação Dom Cabral e em Finanças pela UFBA. MBA em Gestão Empresarial (USP). Graduado em Administração da Empresas (FAESA). Executivo Financeiro, Empresário, Consultor e Professor. Funcionário do Banco do Brasil desde 1993, proprietário da ARN Tecnologias de Gestão e Franqueador Master no Brasil da The Little Gym International. Professor em cursos de graduação, pós e MBA desde 2001.

Carlos Eduardo Louredo de Freitas

Doutorando em Educação pela Universidade Del Rosário, na Argentina. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-RJ. Pós-graduado em Comércio Exterior pela UFES. Pós Graduado em Recursos Humanos pela FAESA. Graduado em Administração pela FAESA. Analista em Gestão Pública da Controladoria Interna da Câmara Municipal de Vitória (CMV/ES). Membro da Comissão Própria de Licitação (CPL) da CMV/ES. Docente Credenciado para os Cursos de Capacitação da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP), atuando no Programa de Desenvolvimento de Gestores do Governo do Estado do Espírito Santo (PDG) no Curso de Gestão Estratégica por Processos.

Cynthia Molina

Consultora de comunicação, marketing, inovação e sustentabilidade. Relações Públicas pela PUC-MG, especialista em Administração Mercadológica pela União de Negócios Gerenciais – UNA, Gestão Responsável pela Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral e Learning Organizations & Change pela St. Francis Xavier University, Canadá. É presidente da Federação dos Institutos e Associações do ES – FUNDAES e Diretora de Desenvolvimento e Conhecimento da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional ES. Consultora de comunicação e marketing, relatórios de sustentabilidade (metodologia Global Report Initiative- GRI), diálogos estruturados com stakeholders e planejamento de responsabilidade social. Palestrante de comunicação interna, voluntariado e organizações do aprendizado e mudança. Tem mais de 20 anos de experiência em funções executivas nas áreas de seguros, siderurgia e saúde, na implantação da cultura da sustentabilidade e inovação, criação e verificação de relatórios de sustentabilidade, relações institucionais, comunicação empresarial e gerenciamento de crises; além de desenvolvimento de estratégias de relacionamento com stakeholders, em especial, acionistas, imprensa, comunidade, funcionários e governo. É avaliadora do Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade e do Prêmio Melhores Práticas em Sustentabilidade da Unimed Federação Rio. Leciona em cursos de pós-graduação em comunicação da Universidade Vila Velha e Faculdade PIO XII.

Gilberto José de Santana Júnior

Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo e graduação em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo. É Procurador do Município da Serra, advogado militante na área empresarial.

Ivan Bastos

Engenheiro Civil pela UFES. MBA Gerenciamento de Projetos pela FGV. Certificado PMP pelo PMI (Project Management Institute). Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável. Participação em implementação de empreendimentos em empresas de grande porte, tais como: Vale, Arcelor Mittal Tubarão, Arcelo Mittal Cariacica, Petrobras, Fibria e Nestlé. Atualmente é Engenheiro Sênior na Vale. Coordenador do curso de Engenharia Civil da PIO XII

Jailer Lage

Graduado em Engenharia de Produção, mestrando em Administração de Negócios pela Fucape Business School, foi gestor de contratos por 10 anos atuando em grandes sites brasileiros como Samarco e Vale, hoje empresário consultor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pio XII.

José Carlos Rizk Filho

Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória (2003) e especialista em Direito do Trabalho, Processo e Previdenciário pela Consultime/Unives (2005). Atualmente é Professor da Faculdade Pio XII. Militante na área trabalhista.

Luciano Oliveira Alves

Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela UFES. Gerente de negócios financeiros – BANCO DE ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho.

Luiz Alberto Caser Filho

MBA Executivo em Finanças e graduação em Administração. Atua no mercado financeiro e é palestrante sobre temas relacionados ao mercado de capitais e finanças pessoais. Sócio da Valor Investimentos. Possui Certificação de agente autônomo de investimentos – ANCORD e Certificação Profissional Anbima Série 20 – CPA-20.

Marcelo Loyola Fraga

Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getulio Vargas-RJ. Economista. Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Notas da Economia Capixaba e da Revista Científica Sapientia. Autor dos livros “Cultura Organizacional” e “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador dos Jornais A Tribuna e A Gazeta.

Mário César Corrêa

Mestre em Economia Empresarial pela Universidade Cândido Mendes. Possui graduação em Administração de Empresas e especialização em Gestão Empresarial pela FAESA. Atua como professor em nível superior. Trabalhou no sistema financeirocomo gerente por 20 anos, é consultor na área de Administração e Recursos Humanos. Gerente de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do SEBRAE/ES.

Martha Maria Arçari Hand

Mestre em Administração com linha Específica em Finanças e Comércio Internacional pela FUCAPE. Especialista em Planejamento e Gerenciamento do Corredor de Transporte Centro Leste. Administradora. Gerente Operacional – Importação/Exportação e Logística – Gerenciamento do setor operacional. Coordenadora do Curso de Comércio Exterior e Logística da Faculdade PIO XII.

Masaki Iwabuchi

Mestrando strictu-sensu em Mestrado Profissionalizante em Contabilidade Gerencial pela FUCAPE. Pós-graduado em Controladoria Empresarial, Auditoria e Planejamento Fiscal. Graduado em Engenharia Civil, Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Tecnologia de TI. Analista Econômico Financeiro Master da VALE por mais de 25 anos e Analista Técnico da BR Distribuidora.

Moises Brasil Cozer

Mestre em Controladoria e Finanças pela FUCAPE – Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças do Espírito Santo. Pós-graduado em Controladoria Empresarial. Graduado em Economia. Professor de graduação nas áreas de Gestão e Negócios.Professor de pós-graduação da Faveni. Tem ampla experiência na área de Controladoria, com foco em Orçamento, Custos, Finanças e Projetos de Viabilidade Econômica e Project Finance. Empresário no setor de suprimentos para a construção civil.

Neidy Christo

Mestranda em Administração de Empresas pela FUCAPE Business School. Especialização em Pedagogia Empresarial e Especialização em Marketing pela Universidade Cândido Mendes, Especialização em Gestão Estratégica em Recursos Humanos pela FAESA. Bacharel em Administração de Empresas – pela Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo. Atua desde 2002 como Consultora Empresarial e Palestrante, realizando projetos personalizados em diversas empresas e organizações de diversos segmentos no Brasil. Dedica-se especialmente a temas ligados a Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas,Coaching, Mentoring, Liderança de Equipes, Desenvolvimento de Equipes, Gestão de Conflitos, Mercado de Trabalho, Perfil Profissional, Aprendizagem Organizacional, Criatividade e Inovação, Competitividade, Mudanças, Estratégias Competitivas, Marketing, Planejamento, Comunicação, Melhoria da Qualidade, Desenvolvimento do Capital Intelectual, entre outros. Atua também como Diretora de Desenvolvimento e Conhecimento na Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional ES, desde 2013, e também faz parte do Conselho do Instituto de Administração do CRA/ES. É Analista Comportamental e Professional e Self Coaching, formada por duas grandes escolas: o Instituto Brasileiro de Coaching e a Holos do Brasil, com grande experiência em Coaching e Mentoring Empresarial, possuindo diversas Certificações Internacionais de renomadas Instituições como: ICF – International Coaching Federation, ICI – International Association of Coaching Institutes, ECA -European Coaching Association e GCC – Global Coaching Community. Atua como professora Universitária em Cursos de Graduação e MBA em várias Instituições do Estado. É professora convidada no CIEDS – Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, patrocinada pela Shell do Brasil. É coordenadora do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração de Empresas da Faculdade Pio XII

Riberto Barros Araújo

Mestre em Gestão Empresarial – Fundação Getúlio Vargas – RJ. Pós Graduado em MBA – Gestão Empresarial – Instituto Católico de Minas Gerais. Graduado em Engenharia Mecânica – PUC – MG. Certificação Certified Quality Engineer/CQE – ASQ – American Society for Quality (USA). Especialização: Corporate Management – AOTS – Japão. Diretor da Primvs Inter Pares Consultores Associados – Vitória – ES. Consultor e Instrutor em Gestão Empresarial e Pública. Sócio-diretor da Primvs Interpares.

Ricardo Rezende de Oliveira

Mestre em Engenharia Civil com ênfase em Transportes – Logística – UFES. Graduado em Engenharia Civil – UFES. Sócio, Gerente de Inovação e Desenvolvimento de Produtos da Primvs Inter Pares Consultores Associados, Consultor Sênior e Instrutor em Gestão Pública e Privada. Consultor credenciado pelo SEBRAE.

Thais Tebaldi Carvalho Caser

Psicóloga, com MBA em Gestão de Pessoas pela FGV e Mestranda em Administração pela FUCAPE Business School. Diretora de Estratégia da ABRH, também atua como Coordenadora de RH em empresa de engenharia com atuação nacional. Atua na área de RH há mais de 10 anos, com participação na implantação e gestão de políticas e processos de recursos humanos nos segmentos de serviços, varejo, indústria e terceiro setor.

Willian Balla Lopes

Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e também em Gestão de Pessoas pela FUCAPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade PIO XII. Atua nas área de Administração Estratégica e de Recursos Humanos, ocupando posições de liderança e atuação generalista. Sucesso na implantação de projetos e sistemas organizacionais, implantação e padronização de processos com definição de estratégias da área de Gestão Empresarial e de Pessoas. Amplo conhecimento em gestão orçamentária (Budget) e Planejamento Estratégico, implantação e acompanhamento do GEROT, acompanhamento dos indicadores e metas sobre resultados. Expertise em sistemas integrados de gestão, sistema de gestão da qualidade ISO 9001, Lean Warehouse, Excelência em Gestão (COMPETE / PNQ).

Informações Gerais

Abertura de turmas condicionada ao número mínimo de matrículas.

A Faculdade PIO XII poderá ofertar as disciplinas do núcleo comum para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.

Os núcleos comum e específico utilizarão atividades semi-presenciais em sua carga horária. Caracteriza-se a modalidade semi-presencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.

O aluno escolherá a área de concentração que pretende se especializar. Cada área de concentração é desenvolvida pelo sistema de Mentoring no qual o conteúdo da área é desenvolvido de forma específica com atividades que integram teoria à prática em aulas presenciais, atividades semi-presenciais, visitas a empresas, orientação da pesquisa final, braimstorming com executivos convidados e cases de sucesso.

No Programa de Mentoring um profissional do mercado orienta o aluno a se aprofundar e se integrar ao universo de teoria e prática de sua área. O mentor proporciona uma visão mais ampla das perspectivas de carreira e caminhos que o aluno pode seguir, inclusive indicando-o para novas oportunidades no mercado ou contribuindo para a sua promoção na empresa atual. O mentor facilita o ingresso do aluno em networks, fornece feedbacks sobre o seu desempenho atual, atribui tarefas ao aluno para que sejam cumpridas de forma competente e inovadoras e oferece oportunidades de aprender novas habilidades.

As disciplinas não estão dispostas em sequência lógica e, portanto, serão ofertadas de acordo com o planejamento da coordenação e disponibilidade de agenda do professor. Poderão também ser ofertadas para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.

Depoimentos
Marcos Anselmo da Vitoria
Marcos Anselmo da Vitoria Administrador
Escolhi o MBA da Faculdade PIO XII principalmente porque, conheci na graduação, o conteúdo do curso e alguns dos grandes professores que ministram as disciplinas deste curso. Aliado ao incentivo que recebi do coordenador Marcelo Loyola e também ao desconto que conquistei pela Bolsa Mérito, por eu ter sido um aluno esforçado na graduação.

Por eu conhecer a idoneidade da PIO XII e os professores, minha experiência com o curso foi sempre muito tranquila. O formato do curso com aulas quinzenais, nos permite mais tempo para nos dedicarmos a cada trabalho ou tarefa de avaliação das disciplinas.

A minha expectativa em relação ao curso era de adquirir mais conhecimento e também dar aula na própria faculdade. Antes de terminar o curso, fui convidado para ministrar algumas aulas para a turma especial. Foi uma experiência maravilhosa! Minha expectativa foi atendida antes do que eu pensava.

Os cursos geraram mudança na vida pessoal, pois criei uma segurança a mais.Por obter mais conhecimento e possuir cursos de especialização em três áreas, sei que isso contará ponto para minha vida profissional.

Recomendo o curso de MBA em Gestão da PIo XII, principalmente para os alunos que estão se formando na graduação.”

REGINA GLAUCIA MACEDO DOS SANTOS
REGINA GLAUCIA MACEDO DOS SANTOS Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas, em Saúde e em Direitos Humanos e cursa MBA em Gestão Empresarial na PIO XII.
Escolhi o MBA da Faculdade PIO XII pelas indicações de alunos da instituição e pela grade curricular muito atualizada e condizente com o mercado.   Minha experiência com a instituição sempre foi excelente. Os professores, além de serem muito qualificados e terem amplo domínio de sala de aula, são muito solícitos, incentivam os alunos a participarem e trazem temas e atividades atuais e práticas. A instituição tem destaque no mercado e faz tudo para trazer as melhoras práticas e oportunidades aos seus alunos.

É organizada e trata cada aluno com atenção, respeito e carinho. Embora eu já somasse anos de experiência profissional e outras especializações, eu queria ampliar meu leque de conhecimentos em Gestão Empresarial e manter-me atualizada. Minhas expectativas em relação ao curso foram plenamente satisfeitas. O curso é muito prático e dinâmico e totalmente ligado à nossa atuação profissional prática.

Posso afirmar que o curso gerou uma mudança efetiva na minha vida. São cursos práticos que agregam muitos conhecimentos profissionais e também abordam temas muito reflexivos. Trazem-nos uma nova visão e possibilidades para atuarmos profissionalmente em um momento turbulento como esse que o país atravessa.

Os professores têm o cuidado de tratar nossas dúvidas prontamente, o que nos possibilita uma atuação profissional mais qualificada e segura. Quanto mais conhecimento nós agregamos, mais valor profissional nós temos no mercado e mais realização pessoal também, o que nos enriquece em todos os sentidos. Eu recomendo o MBA em Gestão Empresarial da PIO XII, tanto aos profissionais iniciantes quanto aos mais experientes.

Em momentos competitivos e de crise como o que estamos vivendo, estar qualificado, atualizado e com boa rede de contatos como a que fazemos na PIO XII, representa sair na frente e obter destaque no mercado.

O quanto antes um profissional se especializa, mais chances ele tem de se colocar e de progredir em sua carreira, isso é inclusive tema de várias pesquisas de mercado: quem tem MBA, ou uma especialização, consegue melhores empregos e evolui mais rápido profissionalmente.

QUERO GARANTIR MINHA VAGA

Faça o download da ficha de matrícula e, após o preenchimento, envie por este formulário ou para mbaintex@pioxii-es.com.br

Please leave this field empty.

A Melhor de Cariacica em Pós-graduação

Resumo do Curso

TURMAS E HORÁRIOS

Aulas quinzenais  Fins de semana: sextas, das 18h50 às 22h, e sábados, das 8h às 13h. Durante a semana: terças, quartas e quintas-feiras, das 18h50 às 22h.

Poderão ocorrer alterações nos dias, em função de feriados ou disponibilidade de horários de professores.

INVESTIMENTO

20 parcelas de RS 435,00

FORMA DE PAGAMENTO

Pagamento 1ª parcela no ato da matrícula (sem desconto) e  mensalidades seguintes com boleto bancário.

DESCONTOS

Desconto de 10% para ex-alunos da PIO XII.

Desconto de 20% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 8,00.

Desconto de 30% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 9,00.

Coordenação

DSC_0176

Marcelo Loyola. Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getulio Vargas-RJ. Economista. Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Notas da Economia Capixaba e da Revista Científica Sapientia.  Autor dos livros “Cultura Organizacional” e  “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador do Jornal A Tribuna.

Luciano Alves. Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de negócios financeiros – Banco de Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA

Cópia autenticada do Diploma da graduação (Caso não tenha o diploma, o aluno deverá obrigatoriamente apresentar cópia autenticada da declaração de colação de grau e cópia do histórico da graduação. )

Cópia simples da certidão de nascimento/casamento

Cópia simples do Comprovante de residência

Cópia simples do Certificado de quitação com o serviço militar

Cópia simples da Carteira de Identidade

Cópia simples do CPF

Curriculum vitae atualizado

02 fotos

CONVÊNIOS

Desconto de 10% para empresas conveniadas

CDL CRA/ ES CRC/ES Grupo Águia Branca Refrigerantes Coroa OAB ES | CAA ES Cotia Armazéns Gerais – TERCA Grande Loja Maçônica Quality Soluções Empresariais EIRELI Grupo Argalit Willyan Transportes e Serviços Ltda Transcares Nutriave Alimentos Ltda Medsênior (Samedil Serviços de Atendimento Médico S/A)

Rua Bolívar de Abreu, 48 - Campo Grande - Cariacica - ES (27) 3421-2563

Please leave this field empty.