De 13 a 19 de novembro, a Faculdade Pio XII esteve representada no XII Congresso do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), apresentando três artigos. Estiveram em Madri o Professor Marcelo Loyola e as alunas de Pós-Graduação em Gestão Empresarial Barbara Pinto da Silva e Susana Rocha Mielke.

O professor Marcelo Loyola Fraga foi coordenador do painel Juventude, Trabalho e Educação: a contribuição do Programa Jovem Aprendiz como política pública de inclusão social no Brasil. Barbara e Susana participaram do mesmo painel.

Os três representaram com louvor o Espírito Santo e, principalmente, a nossa equipe PIO XII. “Ocasiões como essas nos fortalecem para irmos adiante, apesar da absoluta maratona para participar de um congresso em outro país a 8.500 km de distância. Mas nos fortalecem cada vez mais, para enfrentarmos qualquer desafio do menor ao mais complexo… Que continuemos os nossos trabalhos em nossos grupos de pesquisa e em tantos outros, pois nos trarão ainda muitos frutos”, comemora o Professor Marcelo.

“Foi um aprendizado com riqueza de detalhes. Agradeço à PIO XII pelo incentivo à pesquisa e pela oportunidade. Congressos deste tipo nos fazem enxergar que somos muito melhores do que acreditamos ser,  e que podemos ir muito além das nossas próprias limitações. Todo o esforço, cansaço e dedicação valeram a pena!”, ressalta Susana.

“Ter vivenciado o Programa Jovem Aprendiz em 2010 me proporcionou uma primeira inserção profissional no mercado de trabalho e, hoje, conhecer a fundo a contribuição e importância que este programa tem na vida de tantos jovens  pelo Brasil. Nós, como grupo de pesquisa, sabemos o quanto foi difícil chegar a esta aprovação e sabemos também o quão maravilhosa e construtiva foi esta experiência em nossas vidas”, afirma Barbara.

“Agradecemos imensamente o apoio e incentivo de toda a equipe PIO XII, especialmente ao nosso Diretor Luciano Villaschi Chibib, um verdadeiro entusiasta do conhecimento científico, que nos apoiou desde o início dessa jornada maravilhosa, inclusive com incentivo financeiro para cobrir parte das despesas”, agradece o Professor Marcelo.

O congresso, que reuniu mais de 500 pessoas de 21 países com 159 trabalhos, teve a participação de profissionais experientes em pesquisa científica, membros de governo, ministros, secretários de estado, órgãos gestores de programas de desenvolvimento dos países participantes e mais ONU, OEA, OCDE, União Europeia, IPEA, etc. O congresso foi realizado na sede do INAP – Instituto Nacional de Administração Pública da Espanha. Do Espírito Santo também participaram a FDV e o Ministério Público Estadual.

Nas folgas do congresso, com programação muito intensa, a turma da PIO XII aproveitou para conhecer as belas cidades de Madri e Toledo.