De 12 a 15 de novembro, a Faculdade Pio XII esteve representada no XXI Congresso do Centro Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD), que aconteceu na cidade de Buenos Aires – Argentina, apresentando três artigos. Representando a Faculdade PIO XII, esteve o Professor Marcelo Loyola Fraga.

Os artigos foram desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Administração Pública e Gestão Social, que teve como autor o Prof. Marcelo e os alunos Guilherme Firme Alves (aluno do 4º período de Comércio Exterior) e de Susana Rocha Mielke, aluna egressa do curso de Administração e da Pós-Graduação (MBA) em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva.

Vejam os títulos dos artigos enviados:

  • Políticas públicas de incentivo à agricultura familiar: uma análise das iniciativas vigentes no município de Viana – ES, Brasil;
  • Programas de incentivo à agricultura familiar: a percepção dos agricultores do município de Viana-ES sobre os efeitos desses programas;
  • Implementação das políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável: uma análise a partir da ótica da gestão do município de Viana, Estado do Espírito Santo – Brasil.

 

A Faculdade PIO XII foi a única instituição presente no congresso que, diga-se de passagem, é o maior congresso Latino-americano de Administração para o Desenvolvimento, a ter artigos aprovados. “Ocasiões como essas fortalecem nosso Programa de Iniciação Científica, pois considero que seja a razão fundamental para o ensino superior de qualidade. Apesar do grande desafio que é participar de um congresso internacional, a mais de 3.000 km de distância, vale muito a pena representarmos a nossa PIO XII e o nosso Estado. Que continuemos os nossos trabalhos em nossos grupos de pesquisa e em tantos outros, pois nos trarão ainda muitos frutos”, comemora o Professor Marcelo.

“Agradecemos imensamente o apoio e incentivo de toda a equipe PIO XII, especialmente ao nosso Diretor Luciano Villaschi Chibib, um verdadeiro entusiasta do conhecimento científico, que nos apoiou desde o início dessa jornada maravilhosa”, complementa o professor.

O congresso, que reuniu mais de 600 pessoas de 24 países com 185 trabalhos, teve a participação de profissionais experientes em pesquisa científica, membros de governo, ministros, secretários de estado, órgãos gestores de programas de desenvolvimento dos países participantes e mais ONU, OEA, OCDE, União Europeia, IPEA, etc. O congresso foi realizado na sede da Universidade Católica da Argentina – UCA, em Buenos.

Em 2020, o XXV Congresso do CLAD será realizado na cidade Lisboa, em Portugal. E como neste e nos anos anteriores a Faculdade PIO XII trabalhará para que possa ser reconhecida novamente e se destacar.

 

Veja mais fotos do Congresso e de momentos em Buenos Aires.