Nos dias 12 e 13 de março, a PIO XII sediou dois eventos voltados à área de Direito: Simpósio Segurança Pública e Intervenção Federal e o Seminário Carreiras Jurídicas.

Na segunda,12, o Simpósio teve como mediador o Professor da PIO XII e Escrivão da Polícia Civil do Estado, Raphael Pereira da Fonseca. O tema debatido entre os convidados foi Segurança Pública e Intervenção Federal.

A atual situação do Rio de Janeiro foi colocada em questão pelos participantes, que trouxeram informações sobre o funcionamento do sistema prisional do Estado, dados sobre o índice de violência e a crise política que envolve o país como um todo, incluindo a intervenção federal decretada pelo Presidente da República, Michel Temer.

Na terça,13, o Seminário Carreiras Jurídicas teve a participação do Defensor Público do Estado, Leonardo Oggioni, que ministrou palestra com o tema “A atuação da Defensoria Pública nas audiências de custódia e no sistema penal” e o Especialista em Direito Penal, Jovacy Peter Filho, que trouxe o tema “Pela ordem: reflexões sobre advocacia, carreira e mercado”, conteúdo de seu novo livro. Ao final do Seminário, o Especialista autografou alguns livros.