O curso de Biomedicina inicia mais uma ação social: uma campanha permanente de combate a doenças crônicas. Diabetes e doenças vasculares são o alvo da campanha, que tem folder explicativo, panfletagem nas ruas e exames gratuitos.

Neste sábado, 6 de maio, um grupo de alunos vai às ruas de Campo Grande (mais especialmente na Av. Expedito Garcia e no Faça Fácil) para falar aos transeuntes sobre o diabetes as doenças vasculares, e convidando para vir ao Núcleo Integrado de Atendimento à Comunidade (NIAC) fazerem exames de sangue.

A cada semana, serão abertas 12 vagas para exames gratuitos de glicose, colesterol total, colesterol HDL/LDL e triglicerídeo. As análises clínicas serão realizadas no Laboratório-Escola da PIO XII, pelos alunos, sob supervisão de um Professor.

Segundo o Coordenador do curso de Biomedicina da Faculdade PIO XII, Professor Rodrigo Moraes, essas doenças têm evolução silenciosa. “Mais de cinco milhões de pessoas no Brasil estão doentes e ainda não foram diagnosticadas. Com essa campanha permanente, queremos contribuir para minimizar esses números e, assim, mais pessoas vão se tratar”, explica. A ansiedade em iniciar o projeto vem de um dado preocupante: 72% das mortes no Brasil são causadas por diabetes, hipertensão, depressão e outras doenças crônicas não transmissíveis. O levantamento foi realizado pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado no final de 2014.