A PIO XII esteve presente no Congresso da Associação Brasileira de Sociologia do Direito (ABRASD), realizado entre os dias 08 e 10 de novembro. No total, três trabalhos (cinco foram aprovados) foram apresentados no congresso, realizado no Campus da UNISINOS em Porto Alegre. Estiveram lá os Professores Halley Jhason Medeiros Mendes e Sâmela Souza e os alunos Bruno Stéfano de Andrade e Ana Carolina Gomes Bleidorn.

“No primeiro dia do congresso tivemos uma brilhante palestra na mesa de abertura, onde foi homenageado o professor Luciano Oliveira, um dos principais nomes em sociologia jurídica no Brasil”, conta o Professor Halley. No segundo dia de trabalhos, a professora Sâmela Souza presidiu o GT “Sociologia do Judiciário e das profissões jurídicas”, onde também apresentou sua pesquisa de dissertação do mestrado que versa sobre campos e capitais no direito administrativo com base na teoria de Pierre Bourdieu. No mesmo GT os alunos Bruno Stéfano de Andrade e Ana Carolina Gomes Bleidorn apresentaram sua pesquisa sobre as procuradorias com base no mesmo autor.

No último dia de trabalhos, o professor Halley Jhason Medeiros Mendes apresentou sua pesquisa em coautoria com o professor João Santos Neves sobre o comportamento do STF quando da decretação da prisão de um senador da república no GT “Judicialização da Política”.

“Esperamos que os alunos se sintam cada vez mais estimulados a produzir cientificamente, uma vez que novas oportunidades como essa surgirão”, declaram os Professores Halley e Sâmela.

Os alunos e Professores aproveitaram a ida a Porto Alegre e, além do intercâmbio com outros profissionais e outras instituições, puderam conhecer a Feira do Livro, o Centro Cultural Érico Veríssimo, a Casa de Cultura Mário Quintana e o Mercado Municipal, além de outras belezas da cidade.