Na última terça-feira, 6 de junho, os alunos de Biomedicina assistiram a duas palestras no auditório, uma sobre doação de órgãos e transplante e outra sobre as doenças hepatite B e C.

Para falar sobre os temas, a Professora Sarah Castro Pires convidou pessoas especiais. A estudante de Medicina Bárbara Ahnert Blanco teve como tema “Doação de órgãos: sensibilizar e educar“. “Pude falar para os alunos sobre transplante de órgãos e a atuação da Litotes – Liga De Transplante Do Espírito Santo. Foi uma oportunidade maravilhosa e espero que mais pessoas sejam doadores de órgãos”, agradece Bárbara, que é uma das integrantes da Litotes.

O outro convidado foi Adauto Vieira de Almeida, que falou sobre “Hepatite C: um experiência de vida”. Ele era portador crônico do vírus HCV e precisou entrar na fila de transplante hepático. À beira da morte, conseguiu um fígado novo, e já está completando dez anos de transplante. Pelos últimos exames de PCR não detectou mais o vírus. Adauto contou sobre as dificuldades sobre conseguir um transplante. Nos últimos anos montou a ONG Associação Pró-Vidas Transplantes do ES e conseguiu muitas conquistas para os transplantes no estado. “Mas, ainda temos muito o que fazer. Há uma fila enorme de pacientes à espera de um transplante. A maioria para transplante renal”, explica.