*Com a colaboração do Coordenador Marcelo Loyola

Na última quarta-feira, 17, às 21 horas, no auditório da PIO XII foi realizado o lançamento dos Núcleos Permanentes de Pesquisa dos cursos de Administração e Comércio Exterior, com a presença de Coordenadores, Professores e alunos de graduação e do MBA.

O Coordenador Geral, Professor Marcelo Loyola, fez a abertura do evento descrevendo a trajetória que culminou na criação dos núcleos de pesquisa, destacando a importância da pesquisa científica para a formação acadêmica e razão fundamental do ensino-aprendizagem. Explicou, ainda, que o Programa de Pesquisa e Iniciação Científica, do qual os núcleos farão parte, tem como objetivo atender alunos de cursos de graduação e de pós-graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa.

“Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa”, explicou.

Após a abertura, o Professor Jocelino Demuner, Coordenador do Trabalho de Conclusão dos Cursos de Administração e Comércio Exterior, proferiu a palestra “PESQUISA CIENTÍFICA COMO FATOR DE INOVAÇÃO”. Ele destacou a importância da pesquisa científica na geração de novos conhecimentos.

Os nomes dos alunos selecionados para os grupos de pesquisa foram publicados no dia 12 de maio. Confira aqui.

Sucesso acadêmico conta trajetória

Em seguida, a acadêmica do curso de MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva, Bárbara Evelyn da Silva, foi convidada pelo Professor Marcelo a expor, aos novos pesquisadores, como foi a sua trajetória acadêmica que a levou a já ter publicado e participado de quatro grandes congressos nacionais e internacionais, como o EnANPAD, maior congresso na área de Administração da América Latina.

“Ingressei no curso de Administração da PIO XII aos 17 anos (hoje tenho 22 anos), como qualquer outro aluno, com muitas expectativas, porém, ainda sem saber como e qual seria o melhor caminho a trilhar. Com apoio e orientação dos professores, fui me dedicando ao curso e tendo boas notas, até que chegou a hora de decidir sobre o projeto de TCC, no 6º período. Convidei o Professor Marcelo para ser meu orientador, porém, ainda não estava muito empolgada com o tema que queria desenvolver, o Programa Jovem Aprendiz do Governo Federal. Mudei de ideia quando o Professor me convenceu que poderia resultar em uma ótima pesquisa, inclusive muito relevante, uma vez que eu faria a análise de um importante programa governamental, que tem como objetivo formar jovens profissionais”, contou.

“Bárbara e a sua parceira de TCC, Maria Lúcia da Silva, dedicaram-se ao máximo e fizeram uma pesquisa muito rica, trazendo novas descobertas e gerando novos conhecimentos para a área de Administração e Gestão Social. O TCC foi muito elogiado e bem avaliado pela banca avaliadora, formada pelos professores Demuner e Mário Corrêa”, conta o Professor Marcelo.

Depois da aprovação na banca, o orientador as incentivou a extrair um artigo da pesquisa e inscrever no EnANPAD. “Para a alegria de todos, o artigo foi aprovado e apresentado no congresso em Belo Horizonte, em meio a estudantes de mestrado e doutorado”, revela o Professor.

“A partir daí, sempre com o apoio da PIO XII, inclusive com incentivo financeiro, veio a participação em mais três congressos com novos artigos: CONIC em Ribeirão Preto em 2015, EnAPG em São Paulo em 2016, e CONIC em Guarulhos em 2016”, acrescenta a aluna.

Ao final da apresentação, Bárbara deu uma notícia em primeira-mão a todos: a proposta de artigo enviada ao CLAD (Congresso Latino-Americano de Administração Pública) maior congresso da América Latina nessa área, que será realizado este ano em Madri, Espanha, foi aceita. Novamente em  parceria com o Professor Marcelo e, dessa vez, contando com um reforço importante da aluna Susana Rocha Mielke.

Ao final do evento, o professor Marcelo desejou sucesso a todos os novos núcleos de pesquisa, informando que, no segundo semestre, novos grupos serão criados, desta vez na área de Comércio Exterior, Logística e Marketing. “Desejo a todos os alunos o mesmo sucesso conquistado até agora pela Bárbara, fruto de muita dedicação, disciplina e estudo perseverante”, ressaltou.