Algumas pessoas conseguem manter um ótimo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Você já se perguntou por quê? Provavelmente, elas desenvolveram muito bem sua inteligência emocional.
Veja agora 5 características comuns a pessoas com alta inteligência emocional:
1 – Não são perfeccionistas
Estar sempre à procura da perfeição pode atrapalhar o andamento das atividades e o cumprimento de prazos, já que o profissional está sempre à procura da solução perfeita, mesmo que não exista uma. Por esse motivo, pessoas com inteligência emocional bem desenvolvida assumem que a perfeição não existe e seguem em frente. Se cometerem um erro, irão corrigi-lo e aprender com essa experiência.
2 – Sabem encontrar o equilíbrio
Trabalhar 24 horas por dia e esquecer das suas necessidades pessoais pode trazer um estresse desnecessário e até problemas de saúde. Por isso, quem tem boa inteligência emocional sabe balancear os momentos de trabalho e as horas de descontração. Eles não se sentem culpados em se desconectar do mundo por um fim de semana, mas também podem ficar até tarde no trabalho se for preciso.
3 – Gostam de mudanças
Ao invés de lutar contra a maré, o profissional com alta inteligência emocional abraça as mudanças e entende que elas fazem parte da vida. Para ele, evitar a mudança pode privá-lo do desenvolvimento profissional, então ele se adapta muito bem a qualquer novidade.
4 – Não se distraem com facilidade
Essas pessoas são focadas, prestam muita atenção na tarefa que estão realizando e não se distraem com o que está ao seu redor.
5 – Conhecem seus pontos fortes e fracos
A pessoa com alta inteligência emocional tem consciência de que é boa em algumas coisas, mas em outras tem dificuldade. Ela também aprende aplicar suas forças e fraquezas na hora certa, com as pessoas certas.
Fonte: Universia