MBA_Inteligência_Executiva_Gestão_de_Pessoas

 

Um mercado cada vez mais competitivo e exigente torna ainda mais difícil a escolha de sua pós-graduação. Para fazer essa escolha é preciso conhecer os diferenciais de um curso e as possibilidades profissionais que se abrem para seus alunos. O MBA da Faculdade PIO XII foi estruturado a partir de uma premissa essencial: ensinar a fazer de forma inteligente.
Aqui, além da titulação de seus professores, mais importante é o histórico deles no mercado. Por isso, nosso quadro possui empresários, consultores, diretores e gerentes: gente que se destaca.

 

OBJETIVOS DO CURSO:

Formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.

– Formar uma elite de executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa.

Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.

– Formar profissionais capazes de estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios, descobrindo novas oportunidades negociais, estruturando a base produtiva de comercialização.

– Formar profissionais capazes de desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado, definindo tipo de empreendimento com o melhor perfil possível de investidores e com uma proposta que seja adequada aos interesses mercadológicos.

– Fornecer habilidades conceituais atualizadas e capacitação profissional voltada para a competitividade e alta performance empresarial, com a visão  dinâmica da estratégia corporativa em cenários mercadológicos de alta  competitividade.

Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva.

Melhorar a performance profissional, estimulando o desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio e de atitudes de foco no cliente e fornecedores através dos mais modernos conceitos de marketing integrado.

– Preparar e qualificar os participantes para a aplicação dos conceitos em práticas empresariais modernas.

Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).

 

CAMPO DE TRABALHO E ÁREAS DE ATUAÇÃO:

Profissionais que aspiram a cargos executivos e de inteligência empresarial que demandem além de experiência profissional, de sólidos conhecimentos de economia, gerência, finanças, estratégia, marketing  e pessoas. Além disso, cursando a disciplina optativa de Metodologia do Ensino Superior o profissional estará habilitado à docência em instituições de ensino superior.

 

DIFERENCIAIS DO CURSO

  • Quadro de professores com larga experiência profissional, além de sólida formação acadêmica.
  • Intercâmbio com empresas, gerando oportunidades profissionais aos alunos, inclusive com recolocações no mercado.
  • Programa de mentoring para preparar o aluno em sua área de concentração. No mentoring, um profissional do mercado orienta o aluno a se aprofundar e se integrar ao universo de teoria e prática de sua área. O mentor proporciona uma visão mais ampla das perspectivas de carreira e caminhos que o aluno pode seguir, inclusive indicando-o para novas oportunidades no mercado ou contribuindo para a sua promoção na empresa atual. O mentor facilita o ingresso do aluno em networks, fornece feedbacks sobre o seu desempenho atual, atribui tarefas ao aluno para que sejam cumpridas de forma competente e inovadoras e oferece oportunidades de aprender novas habilidades.

COORDENAÇÃO:

 DSC_0176
Prof.  Msc. Marcelo Loyola Fraga – Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getulio Vargas-RJ. Economista. Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Notas da Economia Capixaba e da Revista Científica Sapientia.  Autor dos livros “Cultura Organizacional” e  “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador do Jornal A Tribuna.
 DSC_0338
Prof.  Esp. Luciano de Oliveira Alves – Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de negócios financeiros – Banco de Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão, atua principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho.

 

PÚBLICO-ALVO:

Destina-se a profissionais graduados nas diversas áreas de conhecimento.

INFORMAÇÕES SOBRE A GRADE:

  • Carga horária do curso: 440h
    * Núcleo Comum: 400h
    *Área de Concentração/Núcleo Específico: 40h (28h presenciais e 12h semi-presenciais)

GRADE CURRICULAR:

 Núcleo Comum

Gestão das Organizações Contemporâneas

Gestão de Pessoas e Liderança

Cultura, Poder e Ética nas Organizações

Planejamento Estratégico

Inteligência Competitiva

Gestão e Inteligência de Marketing

Comunicação Empresarial

Estratégias de Negociação e Resolução de Conflitos

Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão

Proposta e Planejamento do Artigo de Gestão

Contabilidade para Gestores

Matemática Financeira

Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Plano Integrado de Negócios

Cenários Econômicos

Gestão da Qualidade e Produtividade

Elaboração e Análise de Projetos

Direito Empresarial

Núcleo Específico (Área de Concentração)

  • Área de GESTÃO DE PESSOAS
  • Modalidade: Mentoring
  • Núcleo temático de Gestão de Pessoas baseado em situações reais de empresas, as quais são apresentadas e discutidas de forma específica, integrando a teoria à prática em aulas presenciais, atividades semi-presenciais,  aulas de campo/visitas a empresas, orientação da pesquisa final em atividade executiva, brainstorming com executivos convidados e cases de sucesso.

 

Observações Gerais:

* Abertura de turmas condicionada ao número mínimo de matrículas.

* A Faculdade PIO XII poderá ofertar as disciplinas do núcleo comum para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.

* Os núcleos comum e específico utilizarão atividades semi-presenciais em sua carga horária. Caracteriza-se a modalidade semi-presencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.

* O aluno escolherá a área de concentração que pretende se especializar. Cada área de concentração é desenvolvida pelo sistema de Mentoring no qual o conteúdo da área é desenvolvido de forma específica com atividades que integram teoria à prática em aulas presenciais, atividades semi-presenciais, visitas a empresas, orientação da pesquisa final, braimstorming com executivos convidados e cases de sucesso.

*  No Programa de Mentoring um profissional do mercado orienta o aluno a se aprofundar e se integrar ao universo de teoria e prática de sua área. O mentor proporciona uma visão mais ampla das perspectivas de carreira e caminhos que o aluno pode seguir, inclusive indicando-o para novas oportunidades no mercado ou contribuindo para a sua promoção na empresa atual. O mentor facilita o ingresso do aluno em networks, fornece feedbacks sobre o seu desempenho atual, atribui tarefas ao aluno para que sejam cumpridas de forma competente e inovadoras e oferece oportunidades de aprender novas habilidades.

* As disciplinas não estão dispostas em sequência lógica e, portanto, serão ofertadas de acordo com o planejamento da coordenação e disponibilidade de agenda do professor. Poderão também ser ofertadas para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.

INFORMAÇÕES:

  • Turmas e horários: (aulas quinzenais)
    * Fins de semana: sextas, das 19h às 22h30, e sábados, das 8h às 13h.
    * Durante a semana: terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h30.

          (Poderão ocorrer alterações nos dias, em função de feriados ou disponibilidade de horários de professores.)

INVESTIMENTO:

  • 20 parcelas de RS 435,00

 Forma de pagamento e descontos:

* Pagamento 1ª parcela no ato da matrícula (sem desconto) e  mensalidades seguintes com boleto bancário. 

* Desconto de 10% para ex-alunos da PIO XII.

* Desconto de 20% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 8,00.

* Desconto de 30% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 9,00.

* Desconto de 10% para empresas conveniadas.

DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA 

  • Cópia autenticada do Diploma da graduação (Caso não tenha o diploma, o aluno deverá obrigatoriamente apresentar cópia autenticada da declaração de colação de grau e cópia do histórico da graduação. )
  • Cópia simples da certidão de nascimento/casamento
  • Cópia simples do Comprovante de residência
  • Cópia simples do Certificado de quitação com o serviço militar
  • Cópia simples da Carteira de Identidade
  • Cópia simples do CPF 
  • Curriculum vitae atualizado  
  • 02 fotos