Que tal receber R$50 mil para colocar uma ideia inovadora em prática? Essa é uma das propostas do projeto Sinapse da Inovação, que foi apresentado aos alunos da Faculdade PIO XII na noite dessa terça-feira, 20 de junho.

O projeto foi idealizado em Santa Catarina, há alguns anos, e foi implantando no Espírito Santo. As inscrições de projetos estão abertas até o dia 12 de julho. Foram os próprios idealizadores, do Sul do país, que fizeram o lançamento do projeto na PIO XII. A palestra ficou por conta de Carlos Bizzotto, Consultor de Negócios da Fundação CERTI, Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (SC), que é a idealizadora do programa.

“Nossa proposta é incentivar o empreendedorismo de uma forma inovadora e estimular vocês a gerarem ideias capazes de serem transformadas em negócios de sucesso”, explicou Bizzotto, em palestra leve e descontraída, contando casos e exemplos de sucesso.

Para compartilhar uma experiência de negócio de sucesso, nossa aluna Romara Mattedi, 7º Período de Administração, contou sobre a criação da Sorvetes Ferry, de Cariacica. “Tudo surgiu de um sonho. Tínhamos certa experiência com sorvete, já que meu pai era proprietário de uma pequena sorveteria. Recomeçamos, fizemos sociedade, pesquisa de mercado, mudamos, criamos uma marca, e hoje temos uma estrutura que conta até com laboratório de análise e acompanhamento, produção, armazenamento e transporte. Hoje, temos cincos lojas”, contou Romara, que deixou todo mundo com água na boca para conhecer os sorvetes, picolés e açaís da fábrica.

O auditório estava lotado, com mais de 160 alunos e professores. “Ficamos muito estimulados com a empolgação de todos. Agora, temos uma meta na PIO XII da inscrição de pelo menos 12 ideias inovadoras”, conta o Coordenador Geral da Faculdade PIO XII, Professor Marcelo Loyola, que fez a abertura e o encerramento do evento. “Vamos lá alunos e professores! Muitas vezes, de ideias simples é que surgem as principais inovações. Entre em contato conosco. Submeta a sua ideia.  Lembrem-se: o projeto não precisa ser 100% inovador. Precisa, sim, trazer algo de diferente, melhor ou mais eficiente do que temos hoje no mercado”, incentiva.

Parceria com a PIO XII

A PIO XII é parceira da FAPES no projeto Sinapse no Espírito Santo. Aqui em Cariacica, o  Sinapse está sendo administrado por nossa Empresa Junior, coordenada pelos professores Tamires Endringer, Robson Carlos de Souza e Julyana Goldner.

 

Professores podem ser avaliadores

O Sinapse da Inovação começou o processo de seleção de especialistas para atuarem nas avaliações de ideias do programa. As avaliações acontecem de 17 a 28/07, de forma online, e cada avaliador deverá receber cerca de 40 ideias para avaliar, pelo valor de R$30,00 por ideia.

Os Professores da PIO XII com visão técnica e também de mercado estão convidados para a atividade. Quem tiver interesse deve preencher as informações até 30/06 neste link. Elas serão analisadas pelo Comitê Gestor do programa.