No dia 20 de junho, a PIO XII promoveu, por meio da Câmara Técnica de Desenvolvimento Empresarial Ambiental Sustentável, o I Seminário Ambiental. O evento aconteceu no auditório da instituição e foi aberto ao público.

O Diretor da PIO XII, Luciano Villaschi Chibib, recepcionou os convidados falando que a questão ambiental não pode ser tratada como uma política liberal.  Ao final de sua fala Luciano indicou o livro “Filosofia Verde”, de Roger Scruton, que traz sugestões de cuidados com o planeta.

Nossa Presidente de Honra da Mantenedora Thereza Villaschi Chibib esteve presente durante o evento, interagindo com os palestrantes e com o público.

O Professor Alexandre Iunes mediou o debate, que contou com a presença do Sr. Sérgio Fantini, Diretor Técnico do IEMA e o Sr. Almir Bressan – Biólogo e Ex-secretário Estadual de Meio Ambiente.

Os palestrantes empenhados no assunto pontuaram questões importantes, entre elas, o Licenciamento Ambiental que, segundo eles, é um instrumento de gestão da Administração Pública em que se exerce o necessário controle sobre as atividades humanas que interferem nas condições ambientais.

Os convidados ressaltaram ainda, que é por meio deste licenciamento que há a conciliação do desenvolvimento econômico com o uso dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade do meio ambiente, nos seus aspectos físicos, socioculturais e econômicos.

Ao final, os palestrantes abriram espaço para questionamentos do público, que participou e foi respondido.

O evento foi um sucesso, e contou com a lotação do auditório.

Parabéns aos envolvidos!

Sobre licenciamento ambiental: o licenciamento ambiental é uma exigência legal a que estão sujeitos todos os empreendimentos ou atividades que empregam recursos naturais ou que possam causar algum tipo de poluição ou degradação ao meio ambiente. É um procedimento administrativo pelo qual é autorizada a localização, instalação, ampliação e operação destes empreendimentos e/ou atividades.

Sobre a Câmara técnica: A Câmara Técnica de Desenvolvimento Empresarial Ambiental Sustentável tem por objetivo possibilitar aos alunos da Faculdade o conhecimento e vivência do dia a dia de empresas instaladas no Estado, em seus diversos aspectos, correlacionando-os às ações e inovações desenvolvidas por seus gestores para adequação dos empreendimentos à realidade de recursos naturais disponíveis e exigências legais ambientais.