Histórico

A Faculdade PIO XII, pioneira no município de Cariacica, criada pela Associação de Ensino Integrado e Organizado Universitário (AEIOU), foi fundada em 1998, pelo saudoso Professor Rachid Mohamd Chibib.

Desde a sua fundação, o objetivo principal da Faculdade PIO XII é formar profissionais capazes de se adequarem às continuas necessidades do mercado, atualmente tão competitivo. Profissionais que demonstrem um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e também da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas).

 

Primeira instituição de nível superior de Cariacica, a Faculdade PIO XII lançou o seu curso de Administração de Empresas em 1999, com o objetivo de dotar os alunos com conhecimentos de formação geral e específicos, de acordo com as demandas do mercado de trabalho, e necessários para o desenvolvimento do país.

Dentro desse contexto, o curso vem destacando-se por ser um instrumento para a formação teórica e prática nas áreas de Administração de Empresas, englobando Administração de Materiais, de Produção, de Recursos Humanos, de Marketing, de Finanças, dentre outras. Por meio desses recursos, o curso de Administração capacita seus alunos para o desempenho de funções de direção e de assessoramento, bem como para a prestação de consultoria técnica em pequenas, médias e grandes organizações públicas ou privadas.

Em 2001, a Faculdade PIO XII criou o seu curso de Ciências Contábeis, com o objetivo de formar profissionais Contadores especializados no planejamento, operação e controle de um sistema de informações e avaliação, com sólidos conhecimentos em demonstrações e análises de natureza contábil, financeira, fiscal e de custos e produtividade em relação à entidade objeto de contabilização; formar profissionais capazes de exercer funções de Auditor, Parecerista, Peritos Contábeis, Assessores na área, e Professores que saibam ensinar como e por que fazer e não apenas o fazer.

Já em 2002, a Faculdade PIO XII, ciente da vocação do Espírito Santo para o comércio internacional e do privilégio de o Estado dispor de um excelente sistema portuário e rodo-ferroviário que se interliga com todo o Brasil, criou o curso de Administração com linha de formação específica em Comércio Exterior, tendo como principal objetivo formar administradores que, além de conhecerem os principais enfoques de gestão, necessários para administrar quaisquer organizações, são preparados para a realização de negócios internacionais. Isso significa não só desenvolver a capacidade de fazer negócios com o resto do mundo, mas também formar executivos, técnicos de nível superior em funções administrativas e empreendedores preparados, tanto conceitual como instrumentalmente, a fim de contribuir para o sucesso das organizações em que atuarem.

Outros frutos da tradição pioneira da Faculdade PIO XII foram os cursos de Biomedicina, primeiro no Espírito Santo, e o curso de Direito, primeiro no município de Cariacica, criados no ano de 2004. O curso de Biomedicina forma profissionais capazes de atuarem no diagnóstico de doenças, na pesquisa de novos medicamentos e em análises bioquímicas em geral, podendo inclusive se especializar no desenvolvimento de equipamento de precisão para a área laboratorial. Até então, as empresas locais têm “importado” esses profissionais de outros Estados, devido à carência dos mesmos no Espírito Santo.

Já o curso de Direito visa desenvolver profissionais com sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais, aliada a uma postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de trabalho em equipe, que favoreça a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania. O mercado de trabalho é amplo e não faltam excelentes oportunidades aos bons profissionais que, entre as principais carreiras jurídicas, podem optar por Advocacia, Magistratura, Ministério Público, Procuradoria e Polícia Judiciária.

Mais uma vez, a Faculdade PIO XII parte na frente, e oferece os primeiros cursos MBA do município de Cariacica. Em 2007, começam as primeiras turmas do curso de Pós-Graduação “MBA em Gestão Empresarial e Negócios”, com quatro áreas de concentração: Marketing e Vendas; Recursos Humanos e Gestão de Pessoas; Logística e Comércio Internacional; e Finanças, Auditoria e Controladoria. A PIO XII é a primeira no Estado a apresentar linhas de concentração em pós-graduação Lato Sensu.

Em 2011, o Programa de MBA da PIO XII foi atualizado e passou a ser denominado “Gestão Empresarial e Inteligência Executiva”, com três áreas de especialização: “Marketing e Negócios”; “Gestão de Pessoas”; e “Finanças Corporativas”, cuja principal inovação é o Programa de Mentoring – no qual um profissional do mercado orienta o aluno a se aprofundar e se integrar ao universo de teoria e prática de sua área.

Em 2015, mais novidades: foi criado o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

Ao longo desses anos, a confiabilidade dos critérios e das ações da Faculdade PIO XII foi construída pelo talento e a dedicação de profissionais com excelência técnico-científica, permitindo oferecer uma capacitação sólida, por meio de cursos que exigem de seus alunos mais do que empenho e competência para assegurar a qualificação de um profissional preparado para os desafios da realidade contemporânea. O que a PIO XII espera continuar alcançando, com suas atividades, é a formação de cidadãos éticos, cientes de suas responsabilidades como agentes transformadores da sociedade brasileira. Mais do que formar profissionais, o que se busca é o desenvolvimento de alunos capazes de entender criticamente o conteúdo de seus cursos, nos quais o exercício de liderança e cidadania é fundamental.

Em 2014  a PIO XII trouxe mais uma novidade: o curso Tecnólogo em Logística, com formação em até dois anos e meio. Em 2016, novos cursos foram autorizados pelo MEC: Psicologia, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, e o tecnológicos em Recursos Humanos, Gestão Comercial e Processos Gerenciais.

Venha fazer parte da Família PIO XII!

Reportagem especial – PIO XII é a melhor de Cariacica. Clique aqui.

Objetivo

Formar profissionais capazes de se adequarem às contínuas necessidades do mercado tão competitivo que hoje se apresenta, que demonstrem um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de uma sólida formação geral (conhecimento científico), da formação profissional (conhecimento técnico) e da experiência de trabalho e social (qualificações tácitas), bem como desenvolver e estimular raciocínio lógico, crítico e analítico que  permita reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.

Missão

A Missão da Faculdade PIO XII é gerar saber que atenda às demandas sociais, culturais, científicas e tecnológicas da sociedade, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo dessa forma para o crescimento e desenvolvimento da comunidade da qual  participa e, ainda, propiciar aos discentes a oportunidade de vivenciar a realidade do campo profissional e  integrar a teoria à prática.

Direitos e Deveres

São direitos do aluno:

  • Ser atendido cordialmente pelos funcionários da Instituição;
  • Usufruir dos serviços administrativos, técnicos e docentes da Instituição;
  • Usar as dependências da Instituição para reuniões e atividades acadêmicas;
  • Participar da Representação Estudantil.

São deveres do aluno:

  • Cumprir a legislação nacional vigente, o regimento e demais normas internas da Instituição;
  • Frequentar regularmente as aulas conforme a legislação em vigor;
  • Abster-se de qualquer ação, manifestação ou propaganda de caráter político, religioso ou qualquer outro que possa gerar perturbação da ordem ou violação dos direitos alheios;
  • Abster-se de quaisquer atos que possam causar perturbação das atividades dos professores, da administração e da Direção.

Regime Disciplinar

A convivência na faculdade tem sido sempre harmoniosa. De qualquer forma, o Regimento Interno prevê sanções para proteger os direitos dos alunos em geral e a comunidade acadêmica contra eventuais abusos de estudantes em atitudes anti-sociais.

Conforme os Artigos 78 e 79 dos Regimentos Internos da Faculdade de Estudos Sociais do Espírito Santo, da Faculdade de Ciências Biomédicas do Espírito Santo e da Faculdade Espírito Santense de Ciências Jurídicas, o aluno que desrespeitar a ordem e/ou os direitos alheios está sujeito às seguintes sanções disciplinares, considerando-se a gravidade da infração:

  1. Advertência verbal;
  2. Repreensão (por escrito);
  3. suspensão por tempo determinado;
  4. Desligamento.
  5. Não é permitida a presença de alunos trajando bermudas, camisetas sem manga e chinelos nas dependências da Faculdade.
  6. Não são permitidos lanches ou uso de telefones em sala de aula e auditório.
  7. O acesso às instalações e salas de aulas se dará somente mediante a apresentação da carteira estudantil.
Rua Bolívar de Abreu, 48 - Campo Grande - Cariacica - ES (27) 3421-2563

Please leave this field empty.