Gestão Comercial

Sobre o curso

Objetivo

Capacitar pessoas em força de vendas que atuam principalmente no segmento de atacado e varejo, transformando o conhecimento empírico delas em conhecimento técnico com alto valor de percepção e diferenciação para as empresas e seus funcionários.

O curso Tecnológico de Gestão Comercial deverá:

– incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos;

– incentivar a produção e a inovação científico-tecnológica, e suas respectivas aplicações no mundo do trabalho;

– desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de processos e a produção de bens e serviços;

– propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias;

– promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições de trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação;

– adotar a flexibilidade, a interdisciplinaridade, a contextualização e a atualização permanente dos cursos e seus currículos;

– garantir a identidade do perfil profissional de conclusão de curso e da respectiva organização curricular (Art. 2º. da Resolução CNE/CP 3, 2002).

Perfil do Egresso

Focada nas transações comerciais, o curso tecnólogo em Gestão Comercial visa desenvolver a capacidade de seus alunos em:

  • Analisar viabilidade econômico-financeiro-tributário;
  • Planejar, operar, implementar e atualizar sistemas de informações comerciais;
  • Atuar no fluxo de informações com os clientes;
  • Projetar a visibilidade do negócio junto ao mercado;
  • Definir estratégias de compra e venda de produtos e serviços;
  • Gerenciar custo e formação de preço dos produtos;
  • Gerenciar o relacionamento com clientes.

O estudante do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial deverá desenvolver, no processo de formação, as seguintes competências:

  1. Compreender a cadeia de negócio;
  2. Identificar oportunidades de negócios;
  3. Analisar demonstrativos financeiros;
  4. Gerenciar e capacitar equipes;
  5. Elaborar e implementar planejamento de vendas;
  6. Negociar;
  7.  Definir e acompanhar orçamento (metas);
  8. Interpretar cenários;
  9. Agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social;
  10. Ser inovador.

O egresso do curso de Tecnologia em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão de preços e varejo, gestão de compras, estoques, suprimentos, logística, desenvolvimento de negócios, gerenciando diversos tipos de empresas do segmento de forma empreendedora e inovadora, utilizando ferramentas variadas, envolvendo marketing, gestão de pessoas, recrutamento e formação de equipes. O curso também lhe conferirá habilidades para criar, administrar, avaliar negócios próprios e agir de forma ética, respeitando os princípios de sustentabilidade e responsabilidade social.

Periódicos Especializados

PERIÓDICOS ESPECIALIZADOS

  • Administração: Ensino e Pesquisa
  • Comunicação, Mídia e Consumo
  • Contabilidade, Gestão e Governança
  • EBAP – Cadernos de Administração Pública
  • Economia Aplicada
  • Gestão Contemporânea
  • Gestão e Desenvolvimento em Contexto
  • Gestão e Planejamento
  • RAE – Revista de Administração de Empresas
  • RAI: Revista de Administração e Inovação
  • REA: Revista Eletrônica de Administração
  • REAd – Revista Eletrônica de Administração
  • REGE – Revista de Gestão
  • Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
  • Revista Brasileira de Gestão e Inovação
  • Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva
  • Revista Contabilidade & Finanças
  • Revista Contemporânea de Contabilidade
  • Revista de Administração
  • Revista de Administração IMED – RAIMED
  • Revista de Administração, Contabilidade e Economia da Fundace
  • Revista de Ciências da Administração
  • Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade
Quer receber mais informações ou tirar dúvidas?

Please leave this field empty.

Resumo do Curso

Duração 5 Semestres

Turno Matutino e Noturno

Horário Mat: 08h às 12h Not: 19h às 23h

Mensalidade 2017/2 Matutino: R$440,00* Noturno: R$440,00*

*valores válidos para pagamento até a data de vencimento. Em caso de atraso no pagamento, será cobrado o valor integral de R$ 540,00 , sobre o qual também incidirão quaisquer descontos. 

Ato de Autorização Portaria nº 604, de 13 de outubro de 2016, publicada no DOU em 14 de outubro de 2016

Coordenação

coordenador-felipe-lobo

Felipe Machado Lobo

Graduado em Engenharia Elétrica na Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, pós-graduado em Engenharia Ferroviária na PUC-MG, MBA em Gestão Empresarial na FGV, mestrando em Engenharia Elétrica pela UFES, experiência  em Gestão de Processos e Pessoas. Docente do Instituto Federal do Espírito Santo.

DIRIGENTES

Diretor Geral Luciano Villaschi Chibib Diretora Pedagógica Maria Thereza Villaschi Chibib Secretária Geral Delimara Pena Coordenador Geral Prof. Msc. Marcelo Loyola Fraga

Rua Bolívar de Abreu, 48 - Campo Grande - Cariacica - ES (27) 3421-2563

Please leave this field empty.