Sem dúvidas a mulher vem a cada dia mais conquistando o seu lugar dentro da sociedade! Nesta sexta-feira, 08 de março, nós da PIO XII gostaríamos de homenagear não só as grandes mulheres que fazem parte desta Instituição, como também a todas as mulheres do mundo.

 

Você sabia?

Oficializado pela Organização Mundial das Nações Unidas em 1975, o chamado Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século XX, e foi criado para lembrar as conquistas sociais e políticas obtidas pelas mulheres ao longo dos anos.

A data possui várias origens históricas, e no Brasil é comum associá-la ao incêndio na Fábrica têxtil Triangle Shirtwais em Nova York, no ano de 1911, onde cerca de 146 pessoas morreram, sendo 123 delas mulheres. A tragédia que chocou o mundo evidenciou as péssimas condições de trabalho das vítimas, o que levou a uma das primeiras grandes mobilizações femininas por maiores direitos.

Entretanto a registros anteriores a esse episódio, também relacionados a reivindicação de mulheres, como por exemplo, a passeata das mulheres em 26 de fevereiro de 1909, em Nova York, onde cerca de 15 mil mulheres marcharam nas ruas em prol da melhoria nas condições de trabalho.