Prezados alunos,

Com as aulas presenciais suspensas, temporariamente, por motivos de amplo conhecimento de todos, passaremos a contar, também, com uma plataforma complementar utilizando meios e tecnologia de informação e comunicação, conforme autorizado pela portaria MEC n° 343, de 17/03/2020.

A partir de hoje (19/03/2020), além do nosso portal acadêmico (blog) que já dispõe de vasto material de apoio das disciplinas, como textos e videoaulas, utilizaremos o sistema HANGOUTS MEET, contratado à Empresa Google do Brasil, por meio do link gmail.com.

Hangouts Meet

Hangouts Meet

Utilizando o sistema da Google, as aulas serão em tempo real, no horário específico da sua aula semanal, ministrada normalmente por seus professores.

O aluno receberá um link que o professor enviará, e que o direcionará para a plataforma (caso esteja utilizando o computador). Se estiver utilizando o celular, o aluno será direcionado para baixar o aplicativo HANGOUTS MEET, atentando para o Hangouts com a extensão Meet. Após acessar o link, o aluno será direcionado para a sala de aula.

Fique atento aos canais de contato que você possui com seu professor. Ele lhe passará todas as informações necessárias.

É importante ressaltar que a utilização desse sistema e, também, a do nosso portal acadêmico (blog), substituirão as aulas presenciais sem prejuízo para a carga horária total das disciplinas, conforme autorização do MEC.

Por fim, a utilização do sistema HANGOUTS não é obrigatória por parte do nosso professor. Cada coordenação de curso, juntamente com o respectivo professor da disciplina, terão autonomia para avaliar a necessidade de sua utilização, além do nosso portal acadêmico (blog), sem prejuízo do conteúdo da disciplina.

O suporte, caso existam dúvidas também poderá ser realizado por nosso Helpdesk por meio helpdesk@pioxii-es.com.br ou pelo Whatsapp (27) 99604-8927.

 

Baixe o aplicativo Hangouts Meet:

Para IOS

Para Android

Favor compartilhar essa mensagem com os seus colegas de turma.

 

MEC prorroga autorização de ensino a distância em cursos presenciais por 30 dias – NOVO!

 

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou por 30 dias a autorização para substituir disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios e tecnologias de informação e comunicação em cursos que estão em andamento. Publicada nesta quarta-feira, 13 de maio, a portaria passa a valer na sexta, 15.

Ao criar a possibilidade do ensino a distância na grade presencial, o objetivo da pasta é manter a rotina de estudos dos alunos. A mudança é válida para o sistema federal de ensino, composto pelas universidades federais, pelos institutos federais, pelo Colégio Pedro II, pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines), pelo Instituto Benjamin Constant (IBC) e pelas universidades e faculdades privadas.

primeira portaria dessa autorização, publicada no dia 18 de março, já sinalizou a possibilidade de prorrogação, seguindo orientação do Ministério da Saúde e dos órgãos de saúde estaduais, municipais e distrital. De acordo com o texto anterior, as instituições que optarem pela substituição de aulas precisam entrar em contato com o MEC.

Segundo a determinação de 18 de março, “será de responsabilidade das instituições a definição das disciplinas que poderão ser substituídas, a disponibilização de ferramentas aos alunos que permitam o acompanhamento dos conteúdos ofertados bem como a realização de avaliações durante o período da autorização”.

Como alternativa, a primeira portaria permite que as instituições de ensino suspendam as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo prazo. As aulas canceladas “deverão ser integralmente repostas para fins de cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidos na legislação em vigor”.

As instituições podem também alterar o calendário de férias, desde que cumpram os dias letivos e horas-aula estabelecidos. A aplicação da substituição não pode ser feita em práticas profissionais de estágios e de laboratórios.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/component/content/index.php?option=com_content&view=article&id=89761:mec-prorroga-autorizacao-de-ensino-a-distancia-em-cursos-presenciais-por-30-dias&catid=12&Itemid=86&fbclid=IwAR3dY23bHXWQzI4QGDUp98mI-HzIHJ6ONe2-xA-RZgtGhcx15kgkqs8dRhg