Em meio ao crescente índice de violência do Estado, tornou-se necessário falar sobre os Direito Humanos, que auxiliam na construção de soluções para a diminuição de crimes e hostilidades dentro da sociedade.

Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU, os direitos humanos são garantias que incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação. Todos os seres humanos merecem estes direitos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.

Entendendo a relevância dessa discussão, a Faculdade PIO XII convidou o ex-Secretário de Estado de Direitos Humanos, Julio Pompeu, para ministrar palestra com o tema “Direitos Humanos – Diálogos com a Sociedade” , no dia 13 de junho.

Nossa Presidente de Honra da Mantenedora Thereza Vilaschi Chibib fez uma apresentação inicial do Palestrante aos convidados, recordando suas titulações de Professor do Departamento de Direito da UFES, graduação e mestrado em Direito pela PUC-RIO e Doutorado em Psicologia pela UFES. A Presidente ainda ressaltou a importância de entender nossos direitos e deveres como cidadãos.

Após receber a palavra, Julio explicou o processo de surgimento dessas garantias, assim como o valor do cumprimento por parte do Estado e seus poderes. Entre os exemplos citados por ele está a situação de encarceramento no Brasil, que ocupa o terceiro lugar no mundo em quantidade de presos, além de discutir o papel da segurança pública na diminuição da violência, que é o principal problema enfrentado no país.

Fotos: Assessoria Julio Pompeu