A Faculdade PIO XII cedeu espaço para a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que em conjunto com a Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP (da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz), realizou uma etapa do curso de Especialização em Segurança do Paciente, nos dias 18 e 20 de outubro. O curso é voltado para profissionais de saúde da rede de atenção às urgências e emergências, indicados pelo Ministério da Saúde , Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

Segundo o chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Sesa, Luiz Cláudio Oliveira da Silva, o curso tem o objetivo de formar o profissional de saúde capaz de utilizar mecanismos, ferramentas e processos que tornem o cuidado ao paciente mais seguro na prática diária do trabalho, além de valorizar o trabalho em equipe.

Esse foi um dos momentos presenciais do curso, que será desenvolvido na modalidade à distância, com carga horária de 448 horas. Em todo o Brasil, 1.100 profissionais estão se qualificando – 60 vagas foram destinadas ao Espírito Santo. A seleção contemplou profissionais dos serviços de saúde dos municípios de Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins, Guarapari, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, Serra, Vila Velha e Vitória.