Contagiar ou Contaminar?

Você tem uma escolha: CONTAGIAR ou CONTAMINAR as pessoas que te rodeiam. Temos cada vez mais certeza de que, não podemos ter controle sobre muitas coisas que nos atingem, mas podemos SIM, escolher como agir em relação a essas coisas.

Pessoas negativas, mal educadas, desrespeitosas…, às vezes são tão contagiosas que acabam atrapalhando a vida de todos ao seu redor. E muitos, passam a ter comportamentos indesejáveis e destruidores como elas, a tão famosa frase que já nos avisava que uma laranja podre pode contaminar toda uma caixa de laranjas boas. Por outro lado, a presença de pessoas positivas, educadas, respeitosas… pode contagiar a convivência e tornar os ambientes e a vida, muito mais leves.

Por isso é tão importante cuidar da qualidade de cada ação e reação que temos. Ao recebermos uma mensagem ruim, que nos desagradou, que tal um tempo para refletir antes de reagir? Pense, devo responder agora ou deixo para depois? Essa pessoa teve mesmo a intenção de me ofender? Esta é a melhor forma de eu responder essa provocação? Esse tempo e essa reflexão, vai nos ajudar a não responder no mesmo tom, e não nos deixarmos contaminar.

Precisamos resistir aos atos impensados, pois na maioria das vezes, eles nos levam ao arrependimento.

Não temos poder sobre o outro , mas podemos cuidar de nós! Faça a sua parte. Aja sempre no intuito de contagiar e não contaminar.

.

.

Neidy Christo – Professora de graduação e MBA na faculdade PIO XII, Mestre em Administração, Consultora e Mentora de Carreira, Vice-Presidente Executiva na ABRH/ES – Associação Brasileira de Recursos Humanos do Espírito Santo.

.

.