O encerramento da Semana de Ciência Contábeis contou com a presença do Contador e Conselheiro do CRC/ES, Walterleno Maifrede Noronha. O evento aconteceu no auditório da Instituição e propôs aos presentes um noite esclarecedora sobre legislação e ética profissional.

Em palestra com o tema “Perícia contábil e Reforma trabalhista” o convidado falou a respeito da ética no ambiente de trabalho, além de pontuar quais seriam as falhas que o profissional de Contábeis pode vir a cometer pela simples falta de atenção. “Tudo que não puder contar como fez, não faça!” foi por meio desta frase, do filósofo Immanuel Kant, que Noronha propôs um momento de reflexão para os participantes.

O palestrante apresentou questões do código de ética do contador, e falou a respeito sobre sua recente reforma. Além de apresentar o perito contábil, que é o profissional responsável por analisar de forma completa toda a estrutura financeira de uma organização para reunir provas e esclarecer se aconteceu alguma irregularidade ou controvérsia relacionada à área fiscal.

Walterleno Maifrede também falou sobre a diferença entre responsabilidade civil e penal. Segundo o Conselheiro do CRC/ES, enquanto a primeira é caracterizada pela falta de intenção de prejudicar o outro, a penal é reconhecida quando existe vontade deliberada de causar dano, sendo o seu responsável sujeito ao cumprimento de pena.

Cabe ressaltar que a Coordenadora do curso, Tamires Endringer, apresentou o palestrante. A Comissão Organizadora também foi apresentada ao público. O evento foi um verdadeiro sucesso, e contou mais uma vez com a lotação do auditório.

Parabéns, Comissão, pela excelente organização, e os demais envolvidos!